Olho D'água do Borges/RN -

Bolsonaro definiu seus 22 ministros; conheça os perfis

O presidente eleito Jair Bolsonaro concluiu a definição de seus 22 ministros neste domingo, 9. Ainda após eleito, Bolsonaro sustentava a tese de que manteria apenas 15 dos 29 ministérios presentes no governo Temer.

Além dos ministros, foram definidos quem ficará a cargo da Advocacia Geral da União (AGU), que pode perder o caráter de ministério em seu governo, e do Banco Central. O advogado André Luiz de Almeida Mendonça vai comandar a AGU e o diretor do Santander, Roberto Campos Neto, será o presidente do BC.

Confira os ministros já definidos
O último ministro definido, Ricardo de Aquino Salles lidera o movimento Endireita Brasil e foi secretário estadual do Meio Ambiente em São Paulo na gestão de Geraldo Alckmin (PSDB). Entre 2013 e 2014, foi secretário particular de Alckmin. Neste ano, candidatou-se a deputado federal, porém, não conseguiu ser eleito. 

2 - Paulo Guedes (Economia)
O economista é mestre pela Universidade de Chicago e um dos fundadores do Banco Pactual, além de ter fundado e dirigido fundos de investimentos e empresas. É considerado o guru econômico de Jair Bolsonaro desde antes da eleição.

3 - Onyx Lorenzoni (Casa Civil)
Onyx exerce atualmente seu quarto mandato de deputado federal pelo DEM/RS. Foi relator do projeto que transforma as 10 Medidas Contra Corrupção propostas pelo Ministério Público Federal e citadas no plano de governo de Bolsonaro em lei. Contrariamente, admitiu ter recebido R$ 100 mil não declarados à Justiça Eleitoral por meio de caixa dois em 2014 após ser citado em delação da JBS.

4 - Sergio Moro ( Justiça e Segurança Publica)
Juiz há 22 anos, Moro ganhou visibilidade nacional ao julgar processos da Operação Lava Jato na 13ª Vara Criminal Federal de Curitiba. Foi o responsável por ex-presidente Lula a nove anos e seis meses de prisão. 

5 - general Augusto Heleno ( Gabinete de Segurança Institucional)
O general-de-exército da reserva do Exército Brasileiro inicialmente comandaria o Ministério da Defesa. Ele foi comandante militar da Amazônia e Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia.

6 - Marcos Pontes (Ciencia e Tecnologia)
O tenente-coronel da Força Aérea Brasileira (FAB) foi o primeiro astronauta brasileiro, sul-americano e lusófono a ir ao espaço, na missão batizada "Missão Centenário". Marcos Pontes é filiado ao PSL.

7 - Tereza Cristina (Agricultura)
A engenheira agrônoma é deputada federal pelo DEM/MS e líder da Bancada Ruralista no Congresso. Em seu primeiro mandato como deputada, ela foi uma das principais defensoras de projeto que muda as regras no registro de agrotóxicos. 

8 - General Fernando Azevedo e Silva(Defesa
O  General de Exército assumiu o Comando Militar do Leste, no Rio de Janeiro, onde foi o responsável pela segurança das Olimpíadas de 2016 e foi Chefe do Estado-Maior do Exército.
  
O diplomata já foi assessor na divisão do Mercosul e responsável pela negociação da Tarifa Externa Comum e regimes comerciais. É um entusiasta da política externa de Donald Trump.
  
Wagner é o atual Ministro da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União. Tem mestrado em Combate a Corrupção e Estado de Direito pela Universidade de Salamanca. 

O futuro titular da AGU é atualmente consultor jurídico da CGU, ministério chefiado por Wagner Rosário, que teve a sequência na pasta confirmada por Bolsonaro.
  
Executivo do banco Santander, neto do economista Roberto Campos, um dos ideólogos mais importantes do liberalismo brasileiro. 

O médico ortopedista é deputado federal desde 2011. Ele é investigado por fraude em licitação, tráfico de influência e caixa dois na implementação de um sistema de prontuário eletrônico enquanto era Secretário de Saúde da capital sul mato-grossense no governo de Nelson Trad Filho (PTB). Mandetta é deputado federal pelo DEM/MS.

14 - Gustavo Bebianno (Secretaria Geral da Presidência)
O advogado foi o responsável por encontrar o partido que lançaria Bolsonaro como candidato à Presidência. Ele conseguiu a confiança do presidente eleito após admirá-lo pela internet desde 2015.
  
15 - Ricardo Vélez Rodrigues (Educação)
Vélez é um filósofo e professor de filosofia colombiano naturalizado brasileiro. Teve seu nome sugerido a Bolsonaro pelo filósofo Olavo de Carvalho, após ele negar o convite.
  
16 - Carlos Alberto dos Santos (Secretaria de Governo) 
O general de divisão da reserva do Exército Brasileiro foi Secretário Nacional de Segurança Pública e comandante das forças da ONU no Haiti e no Congo. 

17 - Tarcisio Gomes de Freitas (Infraestrutura)
Consultor legislativo da Câmara dos Deputados, foi diretor executivo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no governo Dilma Rousseff (PT). Ele iniciou a carreira no Exército. Ingressou por concurso no quadro de auditores da Controladoria-Geral da União (CGU). É formado em Engenharia Civil pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e atuou como engenheiro da Companhia de Engenharia Brasileira na Missão de Paz no Haiti.

18 - Gustavo Henrique Rigodanzo Canuto (Desenvolvimento Regional)
Servidor de carreira do Ministério do Planejamento, assumirá pasta resulotado da fusão entre Cidades e Integração Nacional.
  
19 - Osmar Terra (Cidadania) 
Deputado federal do MDB/RS, Osmar Terra foi ministro do Desenvolvimento Social no governo Michel Temer (MDB). 
  
20 - Marcelo Alvaro Antonio ( Turismo)
Deputado federal reeleito, pertence ao PSL mineiro, partido de Bolsonaro. 

21 - Bento Costa de Albuquerque ( Minas e Energia)
Almirante de esquadra, é diretor geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha. 

22 - Damares Alves (Direitos Humanos)
O futuro ministro-chefe da Casa Civil, Onyz Lorenzoni, anunciou a pastora evangélica Damares Alves como ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos no governo do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL). Ela é assessora do senador Magno Malta (PR-ES), que não foi reeleito. Malta foi um dos principais apoiadores de Bolsonaro durante a campanha à Presidência. 

Redação O POVO Online

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179