Olho D'água do Borges/RN -

Emparn prevê Fim da estiagem após março de poucas chuvas


De acordo com matéria publicada pela Tribuna do Norte, o veranico das duas últimas semanas chega ao fim no semiárido do Rio Grande do Norte. O fenômeno significa uma estiagem em meio ao período chuvoso do sertão nordestino e é considerado comum pelos meteorologistas, mas o deste ano teve duração acima do normal, é o maior registrado desde a década de 1980, quando o monitoramento do tempo iniciou no Nordeste. 

Com o fim, de acordo com o meteorologista Gilmar Bristot, as previsões de inverno regular em 2018 não se alteram, as chuvas podem variar de normal a acima da média. A expectativa é que no próximo fim de semana as precipitações retornem em grande parte dos municípios localizados na região do semiárido.

“O veranico é uma massa de ar quente que parte do Oeste para o Leste, bloqueando as nuvens formadas no Oceano Atlântico. Pelo que observamos, ela está indo embora. O Ceará já registrou chuvas nos últimos dias e alguns municípios do Rio Grande do Norte também. Nós vemos uma massa se formando no Atlântico. Esperamos que, durante a Semana Santa, as chuvas retornem”, disse Gilmar Bristot, meteorologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn).

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179