Olho D'água do Borges/RN -

Criadores de Olho D’água do Borges e região apostam no Manejo e alimentação de cordeiros para abate precoce


Um grupo de criadores do município de Olho D’água do Borges e região Oeste decidiram ingressar no mercado de ovinos, com o propósito de produzir cordeiro artesanal e precoce, e carne com qualidade sabor diferenciado.

É o caso do criador Vinicius Leite, na fazenda Alivio, neste município que já começou a abater seus cordeiros com idade a partir de 150 dias, pesando em torno de 16Kg, sem falar na maciez e sabor diferenciado da carne. Quem desejar consumir uma carne diferenciada para as festa de fim de ano é só procurar Vinicius Leite.

A intenção desse grupo de criadores é formar na região, uma cadeia de consumo e venda  para agregar mais valor ao produto, pois quando se melhora a qualidade da carne e reduz o tempo para o abate do animal, também aumenta-se os custos de produção, como também conscientizar os consumidores a exigirem a carne de cordeiro, por ser um animal precoce, com carne macia e mais saborosa.


A DIFERENÇA ENTRE A CARNE DE CORDEIRO E A CARNE DE CARNEIRO

Um problema muito comum na cadeia produtiva de ovinos é a falta de diferenciação entre a carne de cordeiro e a carne de carneiro. Os consumidores ainda não costumam exigir essa especificação quando compram a carne, principalmente por não saberem que há uma grande diferença.

Inicialmente, precisamos definir o que é carneiro e cordeiro. O carneiro é o animal adulto, e o cordeiro é o animal com até um ano de idade. A qualidade da carne é influenciada pela idade do animal, pelo peso de abate, nutrição, sistema de manejo (pasto, confinamento), sexo e raça.

Existe uma tendência de animais mais velhos ou mais pesados, no caso o carneiro, apresentarem carne mais escura ,menos saborosa e dura. Já os  Cordeiros podem ter carne mais macia do que carneiros, mas a maciez da carne é influenciada por vários outros motivos, como por exemplo, o sistema de manejo e o tempo de maturação da carne.


O sabor e aroma da carne é mais intenso nos animais mais velhos, principalmente nos animais abatidos com mais de um ano de idade, ou seja, a carne de cordeiro tem odor e sabor mais suave que a carne de carneiro.

Os consumidores hoje estão se conscientizando que o consumo de carne de ovinos  mais aceito é a carne de cordeiro, por isso é importante que o produtores de carne de ovinos tenham consciência da diferença entre a carne de cordeiro e do carneiro, e informem ao consumidor qual dessas carnes ele esta comprando.

Cortes nobres do cordeiro

BENEFÍCIOS DA CARNE DE CORDEIRO À SAÚDE
Carne do cordeiro é composta principalmente de proteína. O teor de proteína magra do cordeiro cozido geralmente é 25-26 %. A carne de cordeiro é uma fonte de proteína de alta qualidade  e contém todos os aminoácidos essenciais necessários para o crescimento e manutenção do corpo.

O cordeiro contém uma quantidade variável ​​de gordura, dependendo do nível do corte e da dieta do animal, idade, sexo e alimentação. O teor de gordura pode variar entre 17-21%. Ela é composta de gorduras saturadas e monoinsaturadas em quantidades aproximadamente iguais.


VITAMINAS E MINERAIS
O cordeiro é uma fonte rica em muitas vitaminas e minerais. Abaixo estão as mais abundantes:

Vitamina B12,  Selênio,  Zinco,  Niacina, Fósforo, Ferro, Além destes, o cordeiro contém um número de outras vitaminas e minerais em quantidades inferiores. De sódio (sal) que pode ser particularmente alto em alguns produtos processados a partir da carne do cordeiro, como o cordeiro curado.

1 comentários:

  1. Volmar Medeiros disse...:

    Parabéns!! Excelente matéria!!

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179