Olho D'água do Borges/RN -

12 de Outubro: Dia de Nossa Senhora Aparecida, Dia das Crianças e mais duas datas comemorativas no Brasil


É isso mesmo, o dia 12 de Outubro tem logo quatro motivos distintos para celebração,  o que faz este, ser um dia que merece com louvor ser feriado.

No caso hoje é um dia com quatro celebrações aqui no Brasil, sendo as duas mais importantes, o Dia da Criança e o dia de Nossa Senhora de Aparecida. Você sabe quais são as outras duas datas, além dessas duas? 

Ainda temos o Dia da Coroação de Dom Pedro I e o dia do Descobrimento das Américas. Porém, no Brasil o feriado se dá exclusivamente pelo fato de ser dia de Nossa Senhora Aparecida. Vamos então aprofundar nas quatro datas e seus motivos:

1 - Dia de Nossa Senhora Aparecida: A Padroeira do Brasil, tem esta data em comemoração, pois, diz a lenda que três pescadores tentavam pescar no Rio Paraíba (Estado de São Paulo) no ano de 1717 e não estavam conseguindo peixe nenhum. Mas ao puxar a rede se depararam com a imagem de uma Santa sem a cabeça, acharam curioso aquilo e deixaram a imagem sem cabeça no barco, um pouco abaixo jogaram de novo a rede e pegaram a Cabeça da Santa. Deste momento em diante, toda vez que jogavam a rede, esta voltava repleta de peixes. E isto foi considerado anos depois como um Milagre pela Igreja Católica. O Nome Original da Santa encontrada no Rio era Nossa Senhora da Conceição, porém, começou a ser Chamada de Nossa Senhora Aparecida por ter aparecido no Rio. Mas, só em 1930, o papa Pio XI decretou oficialmente a padroeira do Brasil Nossa Senhora Aparecida, declaração esta, reafirmada um ano depois em 1931, pelo presidente Getúlio Vargas. Já o Feriado só se deu oficialmente no Brasil em 1980 e é exclusivo pelo fato de ser o dia proclamado pelo Vaticano como o dia do Surgimento da Santa no rio.

O Dia das crianças: Criado por um Deputado Federal chamado Galdino do Valle Filho em 1924. O Deputado teve a ideia e submeteu à câmera, sendo aprovada e oficializada a data pelo presidente Arthrur Bernades, através do decreto nº 4867 de 5 de Novembro de 1924. Porém, o dia das crianças só começou a ser comemorada de fato, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela em conjunto com a multinacional Johnson & Johnson lançando uma grande campanha publicitária em 1960, chamada “Semana do Bebê Robusto”.

A Coroação de Dom Pedro I: No dia 12 de Outubro de 1822, Dom Pedro I foi coroado Imperador do Brasil, colocando oficialmente fim ao domínio de Portugal sobre o Brasil. Embora o dia 07 de Setembro seja comemorado o dia da Independência no Brasil, pelo fato de ter sido este o Dia do Famoso Grito do Ipiranga. A Oficialização de nossa Independência se deu na Coroação de Dom Pedro I, pois, foi este ato que nomeou um Soberano autônomo do Brasil. Isso significava na Teoria que o Brasil tinha um Imperador e que não era mais uma Colônia de Portugal, onde o Rei de Lá de “tabela” era o Rei daqui também.

O Descobrimento da America: Dia 12 de Outubro é oficialmente o dia que Cristovão Colombo chegou as Américas e aportou na ilha de Guanaani, que foi batizada de Ilha de San Salvador. A terra foi avistada às duas horas da manhã de 12 de outubro de 1492 pelo marinheiro Rodrigo de Triana. E este é o dia oficial da “Descoberta das Américas”, ou seja, o dia que os Europeus, oficialmente, pela primeira vez, pisaram no continente Americano onde está o Brasil.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179