Olho D'água do Borges/RN -

Estudantes da UFRN implementam projeto de agricultura sem desperdício de água no semiárido

Na aquaponia, água circula entre entre a horta (no alto) e um aquário com peixes

Uma empresa júnior, formada por estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), venceu um concurso de soluções para geração de renda no semiárido brasileiro; os jovens apresentaram um projeto de cultivo de hortaliças que evita o desperdício de água combinando-o com o cultivo de peixes. Segundo o jornal Folha de S.Paulo, o projeto de aquaponia dos estudantes receberá um investimento de R$ 30 mil para começar a implementação ainda neste ano. 

Na aquaponia, a água circula entre a horta e um tanque com peixes, aproveitando nutrientes de um cultivo no outro. O sistema requer apenas cuidados básicos, como a reposição da água perdida na evaporação, além de uma fonte de eletricidade para o funcionamento de uma bomba d'água. 

A proposta da Sea Jr, nome da empresa júnior formada pelos estudantes, foi a vencedora do Desafio AMA, promovido pela ONG Brasil Júnior em parceria com a AmBev. O projeto deverá ser implementado na cidade de Jaguaruana (CE), mas os alunos têm planos de expandir para outras cidades. 

Com o sistema proposto pelos estudantes, os moradores beneficiados cultivarão ao mesmo tempo peixes e hortaliças, que podem ser usados tanto para consumo próprio como também para venda.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179