Olho D'água do Borges/RN -

Prefeita Maria Helena recebe do Diretor do Departamento de Infra Estrutura do município projeto de Barragens Subterrâneas e Biogás


O Diretor do Departamento de Infra Estrutura do município, o engenheiro agrônomo Antônio Flavio Cezar, entregou ontem à prefeita Maria Helena dois projetos importante para o município, um de 50 barragens subterrâneas e o outro de 50 biogás. A prefeita já viajou hoje para Natal com o objetivo de angariar junto ao governador Robinson Farias, recursos para a implantação dos referidos projetos.

As barragens subterrâneas é uma solução simples que pode ajudar os agricultores a segurar a umidade das águas do período chuvoso, é uma construção rápida e barata que mantém perfeitamente a umidade do solo favorecendo o plantio durante, praticamente, o ano todo. Junto às barragens, serão construídos também poços amazonas para ampliar a capacidade de utilização da água.

O Diretor do Departamento de Infra Estrutura, Antônio Flavio, falou que essa é uma ideia simples e que precisa apenas do apoio técnico e de investimentos parceiros dos governos do Estado e do município, para ser implementada e ajudar os agricultores que enfrentam o desafio de sobreviver às secas e à escassez de água para o consumo humano e animal. A além da agricultura familiar, a pecuária de subsistência também poderá ser beneficiada com o cultivo de forragens e com o armazenamento de água para alimentar o rebanho.

Um  outro projeto que está transformando a vida de pequenos agricultores do Nordeste é o Biogás, a partir do esterco dos animais, eles produzem o gás para usar na cozinha. Da boca do fogão sai um fogo azul, uma chama forte e sem botijão!

O biogás é uma tecnologia antiga, usada na Índia e China, está se transformando em alternativa para produção de energia barata no campo, direcionada para famílias de agricultores de baixa renda. O biodigestor produz gás metano a partir do esterco dos animais, dispensando o consumo de gás de cozinha e evitando o desmatamento causado pela extração de lenha.

O gás vem de um tanque do lado de fora das casas. É o Biodigestor. Nele, o esterco dos animais gera biogás, uma energia renovável e que não polui o meio ambiente.



0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179