Olho D'água do Borges/RN -

chuvas voltam a cair no nordeste a partir dessa sexta-feira


Uma grande mudança no tempo já está acontecendo sobre o centro-norte do Brasil nesta madrugada de sexta-feira, 10 de fevereiro, e será sentida nos próximos dias. Uma combinação da circulação dos ventos, em vários níveis da atmosfera,  vai aumentar bastante a concentração de umidade favorecendo a formação de grandes e fortes áreas de instabilidade. A Região Nordeste será bastante beneficiada pela chuva volumosa.

Em Teresina, nuvens bastante carregadas se formaram nesta madrugada de sexta-feira. Conforme dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), o acumulado de chuva chegou a 95 mm entre às 2h e 4h10 (horário local). Já o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou entre 2h e 4h em torno de 25 mm.

A expectativa é de grandes acumulados de chuva entre os dias 10 e 15 de fevereiro. Neste período, o tempo ficará carregado com chuva frequente e de forte intensidade especialmente pelo interior do Nordeste, mas também sobre vários estados da Região Norte e em parte do Centro-Oeste. Até algumas áreas do Sudeste poderão sentir o efeito das grandes áreas de instabilidade.

Por que a chuva vai aumentar muito?
Há dias os modelos meteorológicos estão indicando esse aumento da chuva, desta vez em grande volume e por diversos especialmente do Nordeste e do Norte do Brasil. Bahia, Piauí, Maranhão, Ceará, o interior de Pernambuco, da Paraíba, até áreas do sertão de Sergipe e de Alagoas devem ser beneficiadas pela chuva volumosa nos próximos dias. 

Essa previsão de chuva poderá superar os 200 mm em diversas áreas e é semelhante a situação que ocorreu no Brasil em janeiro de 2016, quando volumes de chuva muito elevados foram observados. Na época, foi observada a influência da Oscilação Madden-Julian (OMJ).

Fonte: ClimaTempo


0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179