Olho D'água do Borges/RN -

Francisco Nadson Sales Dias colou Grau do Curso de Direito da UFRN em Caicó, na noite de sexta feira(26).

Doutor Francisco Nadson Sales Dias

Tive o imenso prazer de participar este final de semana na cidade de Caicó, da formatura no curso de Direito-UFRN, do meu filho, Francisco Nadson Sales Dias. Ele ainda conseguiu sua aprovação no Exame da OAB, antes de concluir o Curso de Direito. Nadson também é graduado no curso de Historia pela UFRN de Caicó. Fico muito feliz  em vê-lo com o seu diploma na mão, do curso que você sempre sonhou,  nunca duvidei da sua capacidade de alcançar seus objetivos.

Nadson, esta é apenas mais uma das muitas vitórias que ainda virão. A expectativa a partir deste momento, é outra,  você agora é um profissional com um vasto horizonte de trabalho, e que os resultados  de sua profissão virão de varias maneiras, é preciso que você esteja preparado para isso. Não permita   que o conhecimento, a autoridade ou mérito lhe suba à cabeça. Você não é melhor do que ninguém, e nem sabe mais que os outros. Conserve essa sua humildade e  determinação,  e nunca deixe de sonhar por mais conquistas.
Parabéns e muito sucesso!!

Pessoas simples de Olho D'água do Borges denunciam a falta de médicos no hospital

Câmara de Olho D'água do Borges aprovou no final de 2015, a contratação temporária de médicos para atender nas diversas áreas da saúde. No entanto, o Hospital não tem médicos há três dias. Mesmo assim, o prefeito e seus "apóstolos" ainda tem a coragem e  ousadia de propagar nas redes sociais que é um dos melhores prefeitos do Brasil.

Vale ressaltar que a denúncia de falta de médicos é do povo simples e humilde que precisam da saúde pública e quando chega no hospital não encontra o medico. Mas o prefeito como sempre, tenta transferir sem sucesso, a sua responsabilidade com  saúde municipal,  para o governo do estado, como se ele não recebesse a verba carimbada do SUS para a manutenção dos serviços bascos de saúde municipal.

Com a falta constante de médicos no hospital, às pessoas estão recorrendo aos hospitais de Caraúbas, Rafael Godeiro, Almino Afonso e Patu em busca de atendimento medico.

Cadê os médicos prefeito? Cadê do dinheiro do SUS que entra todo mês na conta do município?


Deputado Souza comanda hoje em Mossoró, debate sobre reativação do aeroporto Dix-Sept Rosado

O deputado Souza Neto (PHS) vai comandar hoje em Mossoró, audiência pública para discutir a reativação do aeroporto Dix-Sept Rosado. O debate marcado para começar às 9 horas acontecerá no Auditório do Sesi.

“Há cerca de 10 anos o município não conta com voo regular comercial. Vamos debater a reabertura do aeroporto e outras perspectivas aeroportuárias para a região”, justifica o deputado que em recente pronunciamento no plenário da Assembleia, alertou para uma situação que só se agrava.

Durante a audiência, será feito um apelo às autoridades responsáveis pela conservação e manutenção do aeroporto. 


“É preciso que sejam tomadas as providências necessárias para atendimento das solicitações feitas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e assim aconteça a sua reativação”, concluiu o deputado.

Foram convidados para o debate, representantes do Governo Federal, Governo do Estado, Força Aérea Brasileira, ANAC, Infraero, Corpo de Bombeiros, Prefeitura de Mossoró, CREA/RN, Indústria, Comércio, prefeitos da região e sociedade civil.



Se Ricardo Mota cair, vai levar muita gente

O deputado Ricardo Motta (de saída do Pros para o PSB) está se armando para se defender da Operação Candeeiro.

Acusado de ter recebido 60% dos 19 milhões de reais desviados do Idema-RN, pelo réu confesso Gutson Reinaldo, o parlamentar endereçou recados para alguns colegas de gravata depois da Justiça ter autorizado a investigação criminal.
O caso está mexendo com a Assembleia Legislativa.

Fonte: Cesar Santos


Francisco Nadson Sales Dias recebe o grau do curso de Direito da UFRN na noite de hoje na cidade de Caicó


Acontece às 19h00 de hoje (26) no Ceres-UFRN em Caicó-RN, a solenidade de Colação de Grau de Francisco Nadson Sales Dias, no Curso de Direito. O formando o Nadson conseguiu sua aprovação aprovado no Exame da OAB antes de concluir o Curso de DIREITO. Parabéns e muito sucesso.


Receita liberou ontem programa gerador do Imposto de Renda

O programa gerador da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2015 foi liberado ontem (25) no site da Receita Federal. A Instrução Normativa que aprovou o programa este ano foi publicada nessa quarta-feira (24) no Diário Oficial da União.

Para enviar a declaração, o contribuinte deverá usar o Receitanet, que poderá também ser baixado do site, onde estarão disponíveis as configurações mínimas dos computadores que executarão o programa.

Embora possa instalar os programas no computador, o contribuinte só conseguirá enviar a declaração no dia 1º de março. As pessoas que enviarem as informações nos primeiros dias do prazo terão a chance de receber a restituição, caso tenha direito, nos primeiros lotes, que devem ser liberados a partir de 15 de junho. Têm prioridade, ainda, contribuintes com mais de 60 anos e quem tem alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave. O prazo termina no dia 29 de abril.

O comprovante de rendimento para o trabalhador preencher a declaração terá que ser entregue pela fonte pagadora, pessoas físicas e jurídicas, até o dia 29 de fevereiro.


José Agripino, João Maia e Wilma de Faria podem lançar frente para disputar prefeitura do Natal


Algo é certo: o DEM, o PR e o grupo de Wilma de Faria, recém desalojada do PSB, não terão lá grandes espaços na prefeitura do Natal. É que Carlos Eduardo Alves já deixou claro que pretende fortalecer a aliança com o PMDB em busca de sua reeleição.

É diante desse cenário que José Agripino, João Maia e Wilma de Faria vêm dialogando e afinando os ponteiros. O primeiro passo já foi dado – João Maia, presidente do PR, convidou a “guerreira” para ingressar em sua agremiação. Wilma estuda algumas hipóteses.

Já circula, além disso,  informação de que João Maia e o senador Agripino se articulam. João Maia não gostou nadica de nada do lançamento de Poti Neto pelo PMDB contra o grupo de Jaime Calado em São Gonçalo do Algo é certo: o DEM, o PR e o grupo de Wilma de Faria, recém desalojada do PSB, não terão lá grandes espaços na prefeitura do Natal. É que Carlos Eduardo Alves já deixou claro que pretende fortalecer a aliança com o PMDB em busca de sua reeleição.

José Agripino, por sua vez, tem pleno entendimento de que, se ajudar Carlos Eduardo Alves, votará no prefeito para não ser votado em 2018. Nem ele e muito menos seu filho, o deputado federal Felipe Maia. Com o fortalecimento do PDT-PMDB, o DEM teria a lata do lixo como destino.

As elites políticas estão em processo de composição. E mudanças podem surgir durante a badalada abertura da janela partidária. É aguardar pra ver.

Fonte: O Potiguar

Cunha diz que continuará no comando da Câmara mesmo como réu

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), garantiu ontem que permanecerá no comando da Casa mesmo que o STF receba a denúncia contra ele na Lava Jato, na próxima quarta-feira (02). Cunha negou que o recebimento da denúncia o enfraqueça politicamente e lembrou já ter sido réu em outra ação. “Já aconteceu comigo de eu ter sido declarado réu e depois fui absolvido por unanimidade”, afirmou o parlamentar.

Governador Robinson chega a Colômbia para cumprir agenda oficial


O governador Robinson Faria chegou na tarde desta quarta-feira (24) a Colômbia para cumprir uma agenda oficial que tem como objetivo conhecer os programas de Governo que contribuíram para reduzir, significativamente, as taxas de criminalidade no país. No Aeroporto El Dorado, localizado na capital Bogotá, a comitiva do Rio Grande do Norte formada pelo procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Norte (PGJ), Rinaldo Reis Lima, do Procurador Geral do Estado, Francisco Wilkie, do secretário de estado da Justiça e Cidadania (Sejuc), Cristiano Feitosa e do secretário adjunto da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), o delegado de Polícia Federal, Caio Bezerra, foi recepcionada na sala do Consulado pelo Capitán Jonh Benavides, comandante do Grupo de Missões Especiais da Polícia Colombiana.
“Teremos a oportunidade de conhecer de perto a experiência que o país viveu nos últimos anos, em especial as cidades de Bogotá e Medelin, na área de segurança. Estamos tendo a oportunidade de ter contato com novos caminhos para o combate à violência”, disse o governador.
Nesta quinta-feira (25), a comitiva se reúne às 8:30h com os especialistas em segurança pública e assistentes da embaixada colombiana, Hugo Acero, que já atuou como secretário de segurança de Bogotá e conselheiro dos Ministérios para a modernização do Estado para a Paz e Defesa e Segurança da Presidência da República e Gonzalo Francisco, que já atuou como assessor de segurança nacional da Presidência e foi responsável por promover a estratégia de convivência e segurança e coordenar a implementação do Plano Colômbia.

Processo de convocação de remanescentes de 2011 está prestes a ser publicado no Diário Oficial


O processo de convocação dos 676 remanescentes do concurso 2011 passou por todos os trâmites legais e já se encontra na Casa Civil, onde deverá ser homologado pelo Secretário Estadual de Educação. É o que afirmou a diretora de assuntos jurídicos do SINTE/RN, professora Vera Messias. Ela esteve na SEEC na tarde desta quarta-feira (24). Segundo ela, a expectativa é que a convocação seja publicada no Diário Oficial até este sábado (26/02), prazo limite para que os profissionais sejam chamados.

A coordenadora geral do SINTE/RN, professora Fátima Cardoso, lembra que essa convocação é importante, uma vez que poderá suprir a demanda do quadro de professores da rede estadual. De acordo com as informações fornecidas pela SEEC ao Sindicato, para o Polo I vão ser convocados 290 profissionais, 147 para o II, 68 no III, 74 para o IV e 97 pessoas para o Polo V.

Fonte: Sinte


Candeeiro: PGJ pede autorização ao Tribunal de Justiça para investigar Ricardo Motta

A Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) pediu autorização do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte para apurar denúncia contra o ex-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta (de saída do Pros para o PSB). Ele foi acusado de beneficiar do esquema que desviou pelo menos R$ 19 milhões do Instituto de Desenvolvimento do Meio Ambiente (IDEMA).

Como o parlamentar tem foro privilegiado, só pode ser investigado com autorização do TJRN. O pedido sendo aceito, caberá o procurador geral Rinaldo Reis conduzir os trabalhos de investigação.

Ricardo Motta foi denunciado pelo ex-diretor do Idema, Gutson Reinaldo, apontado pelo Ministério Público como o “cabeça” do esquema criminosos. Gutson disse em depoimento à Justiça, na última segunda-feira (22), que Ricardo Motta teria sido beneficiado, inclusive, revelou que o parlamentar havia pedido R$ 8 milhões para pagar contas da campanha eleitoral.

Nas eleições de 2014, além de renovar o mandato, Ricardo Motta bancou a campanha vitoriosa do filho Rafael Motta (PSB), eleito como o deputado federal mais votado do Rio Grande do Norte. O parlamentar, porém, nega qualquer envolvimento com Gutson Reinaldo ou com o esquema fraudulento.

Gutson chegou ao comando do Idema por indicação do governador Robinson Faria (PSD), na época vice da governadora Rosalba Ciarlini (PP). Quando rompeu com o governo, Robinson perdeu a indicação, mas Gutson disse que ele permaneceu no cargo a pedido de Ricardo Motta, que era presidente da Assembleia Legislativa.

Motta nega a informação, diz que não o indicou para o Idema e desafia Gutson a provar a acusação.

O “cabeça” do esquema criminoso disse ainda que o dinheiro desviado era dividido em três partes. Ele ficava com 20%, outros 20% eram dados a membros do esquema e 60% ficavam com políticos, citando Motta como beneficiado.

Ainda durante o depoimento, Gutson garantiu que sabe muito mais, porém, só fala se negociar delação premiada com o Ministério Público. Ele garante que tem documentos para provar o que diz.

Já o advogado de Gutson Reinaldo, Fábio Hollanda, afirmou que o seu cliente pode ajudar a esclarecer tudo que aconteceu no Idema e na Assembleia Legislativa.

Quando fala de Assembleia Legislativa, se refere a Operação Dama de Espadas, que desbaratou esquema de desvio de dinheiro da AL. Na época, a então procuradora geral da Assembleia, Rita Mercês, foi presa como líder da quadrilha. Ela é mãe de Gutson Reinaldo.


Assembleia aprova reajuste dos professores da rede estadual do RN


Os deputados aprovaram na sessão plenária desta quarta-feira (24) a mensagem governamental que concede o reajuste anual do Magistério, em cumprimento ao que foi estabelecido pelo Governo Federal em janeiro de 2016.

O projeto aprovado segue o reajuste de 11,36% estabelecido pelo Governo Federal para o piso salarial nacional dos profissionais do Magistério Público da educação básica. O salário base passa de R$ 1.917,78 para R$ 2.135,64, com efeitos financeiros a partir de janeiro de 2016.

O reajuste beneficia professores e especialistas em Educação que desempenhem as atividades de docência ou as de suporte pedagógico à docência (direção, administração, planejamento, inspeção, supervisão, orientação e coordenação) nas unidades escolares de Educação Básica e na Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seec), incluindo as Diretorias Regionais de Ensino e Cultura (Direc).

A medida atende os profissionais disciplinados pela Lei Complementar Estadual n.º 322, de 11 de janeiro de 2006, e que tenham jornada de trabalho de 30 horas semanais.

Para professores e especialista de educação que exercem jornada de trabalho diversa de 30 horas semanais, os vencimentos serão calculados de forma proporcional.

Indicação do vice de Carlos Eduardo gera distanciamento entre Henrique e Garibaldi


É que o senador Garibaldi Alves pede que o nome a ser indicado pelo PMDB venha de amplo consenso dentro do partido. Enquanto isso, Henrique tem defendido pessoas diretamente ligadas a ele, com seu dna político.

Garibaldi, por exemplo, ficou irritado com a suposta indicação do nome de Julia Arruda, prima da mulher de Henrique, a jornalista Laurita Arruda. Na articulação testada nos laboratórios da esfera política potiguar, Julia deixaria o PSB e ingressaria no ninho bacurau durante o período da janela partidária.

Garibaldi e Walter Alves também têm criticado a intromissão de familiares de Henrique na política do partido e na composição das alianças no interior. A reclamação é que a formação dos palanques nos municípios aparecem primeiro nas redes sociais de Henrique Alves e seus seguidores, antes de qualquer acerto. O clima gerado seria de desagregação, segundo um pemedebista de Natal e outro do interior, que não pediram segredo num café a este que escreve.

“Henrique tem de parar de debater política em sua casa com pessoa bastante próxima a ele e começar a ouvir quem tem voto e é político de verdade”, me disse em tom de ironia.

PS. Por via das dúvidas, o PTB já é controlado no RN pelo deputado federal, Walter Alves.

Fonte: O Potiguar


Deputado José Adécio vai deixar o DEM e se filiar ao PSD do governador Robinson Farias


O deputado José Adécio, hoje no DEM, vai se filiar ao PSD do governador Robinson Faria. Depois de mais de 40 anos de parceria com o senador José Agripino Maia, Adécio deixa o grupo.

No final de semana passada os dois conversaram. Foram mais de duas horas de boas lembranças, mágoas passadas a limpo, emoções…

Mas, como a política é dinâmica, Adécio e Agripino já não comungam mais dos mesmos pensamentos políticos. Na conversa com o senador, José Adécio entregou uma carta, que ele carrega uma cópia na pasta junto a um comunicado que entregará à imprensa assim que oficializar a decisão.

O deputado José Adécio teve uma longa conversa com o governador Robinson. Ainda não confirma com todas as letras sua filiação ao PSD, mas ontem já recebeu Tiquinho, pré-candidato a prefeito do município de Rui Barbosa, como aliado.



Prefeitura de Olho D’água do Borges firma contrato com empresa para terceirização de servidores publicos no valor de quase 1 milhão de reais

A prefeitura de Olho D’água do Borges publicou hoje, 24/02/2016, no diário oficial dos munícios,  um termo aditivo firmado com a empresa LABOR PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS - LTDA, CNPJ: 13.312.604/0001-15

O objeto do termo é aumentar o numero de servidores terceirizados de 32 (trinta e dois), para 41(quarenta e um), aumentando assim, o valor global anual em 2016 contratado de R$ R$ 734.284,56 (setecentos e trinta e quatro mil, duzentos e oitenta e quatro reais e cinquenta seis centavos) para  R$ 900.028,27 (novecentos mil, vinte e oito reais e vinte e sete centavos). 

Como estamos num período pre-eleitoral, com isso o prefeito arruma uma maneira de contratar servidores em troca de votos. Já temos conhecimento de varias pessoas que viviam falando do prefeito, foram empregados nas terceirizadas, e hoje o defendem com unhas e dente.

Espera-se que este assunto chegue ao conhecimento do Ministério Publico, e que o mesmo tome as medidas cabíveis para coibir esta pratica ilegal e corriqueira do empreguismo que ocorre em ano de eleições aqui no municipio.

Veja o extra publicado no diário dos municipios

GABINETE DO PREFEITO
EXTRATO DE TERMO ADITIVO
Espécie: Terceiro Termo Aditivo ao Contrato firmado em 21.07.2014; originado da Licitação nº 015/2014-Pregão Presencial/SRP. Contratante: Prefeitura Municipal de Olho D’Água do Borges; Contratada: LABOR PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS - LTDA, CNPJ: 13.312.604/0001-15, Objeto: Alteração da Cláusula Terceira – Preço e Quantitativos, elevando-o, de 32 (trinta e dois) servidores, para 41(quarenta e um) servidores e os preços atualmente contratado de R$ 61.190,38 (sessenta e um mil cento e noventa reais e trinta e oito centavos) mensais, para R$ 76.257,99(setenta e seis mil, duzentos e cinquenta e sete reais e noventa e nove centavos) mensais, referente a um acréscimo de 24,62%, passando o valor global anual em 2016 contratado de R$ R$ 734.284,56 (setecentos e trinta e quatro mil, duzentos e oitenta e quatro reais e cinquenta seis centavos) para o valor global anual em 2016 de R$ 900.028,27 (novecentos mil, vinte e oito reais e vinte e sete centavos); Data da Assinatura: 01.02.2016; Signatários: Pela Contratante: Brenno Oliveira Queiroga de Morais-Prefeito; Pela Contratada: Marcelo Batista De Oliveira - Gerente Comercial.


Publicado por: 
MARIA SALETE DA SILVA 
Código Identificador: 4E06EAC6

Fonte: Diario do municipios pg 23 http://www.sistemascactus.com/femurn/diariooficial/edicoes/publicado_1605_2016-02-24.pdf

Governador do RN vai à Colômbia conhecer modelo de segurança e o vice Fábio Dantas assumirá o governo por sete dias

Vice-Governador Fabio Dantas

O vice-governador do Rio Grande do Norte Fábio Dantas,  assumiu a chefia do Executivo potiguar a partir desta quarta-feira (24). A transmissão do cargo aconteceu porque o governador Robinson Faria vai a Bogotá, capital da Colômbia, onde ele pretende conhecer o modelo de segurança pública adotado naquele país. Fábio Dantas será Governador em exercício até a próxima terça-feira, 1º de março.

Segundo a assessoria de comunicação do governo, esta será a segunda vez que o Fábio Dantas ocupará a gestão estadual. A primeira interinidade foi em junho de 2015, quando Robinson viajou para a Argentina.


Previsão climática aponta semana chuvosa em todo o RN


A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) informa que a presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) na região nordeste favorece a condição de céu nublado e a expectativa é de que ocorram chuvas em todo o Estado.

A previsão é de que ocorram chuvas na maioria dos municípios do Rio Grande do Norte até o próximo domingo (28).

Segundo o meteorologista Gilmar Bistrot, as chuvas deverão ocorrer até meados de março. “Devido a Zona de Convergência Intertropical, haverá chuvas consideráveis, como as ocorridas em janeiro, no Estado”, explicou
.



Petrobras reduzirá perfuração de poços no RN em quase 60%

A Petrobras deverá perfurar apenas 154 poços terrestres no Rio Grande do Norte em 2016, uma redução de quase 60% em relação à quantidade alcançada no ano passado. A informação foi colhida por diretores do SINDIPETRO-RN, junto a gerentes da Construção de Poços Terrestres – CPT.

De acordo com o gerente da CPT, Francisco Queiroz, a queda dos preços internacionais do barril de petróleo e o endividamento da Companhia, agravado pela desvalorização do Real frente ao Dólar, são os principais fatores responsáveis pela retração da atividade.

Diante da situação, afirma o gerente, aspectos como “expectativa de receita” e “dispêndio em valor presente” passaram a ter importância ainda maior na decisão de perfurar. A medida deverá impactar fortemente a atividade petrolífera em âmbito local.

Segundo Francisco Queiroz, a Petrobras mantém em atividade apenas cinco sondas próprias de perfuração, em todo o Brasil. A partir de abril, ainda segundo Queiroz, esse número será reduzido para três e, de setembro em diante, a expectativa é de que nenhuma sonda própria seja operada pela Petrobrás.

Já, com relação às sondas contratadas, o gerente avalia que “se a realidade atual se mantiver, nenhum contrato deverá ser aditado”.

Para a diretoria do SINDIPETRO-RN, o setor de petróleo e gás atravessa um momento difícil, mas o ônus da situação não deve recair sobre os trabalhadores. Segundo empresas de consultoria do setor, em todo o mundo, mais de 300 mil empregos já foram eliminados por conta da queda do preço do petróleo.


Governo estuda prorrogar decreto de calamidade em áreas atingidas pela seca no RN


O governo do estado anunciou nesta terça-feira (23) que está viabilizando medidas legais para pedir a prorrogação do decreto de calamidade em 153 municípios do estado por causa da seca. A informação veio poucos dias depois da confirmação da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn)  da baixa incidência de chuvas para os próximos meses no estado.

De acordo com a secretária-chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha, o governo está solicitando aos órgãos que fazem parte do Plano Emergencial de Segurança Hídrica do RN, COMO Sape, Igarn, Semarh, Caern, Emparn, Emater e Idiarn, pareceres sobre a real situação da seca do estado.

“Os dados serão apresentados na próxima segunda-feira (29), às 11h, em uma nova reunião no Gabinete Civil. Esse ponto vai definir ou não a prorrogação do Decreto”, explicou a secretária-chefe do poder executivo estadual.

Além disso, a secretária informou ainda que o governo irá intensificar o abastecimento através de carros-pipa nas áreas urbanas das cidades que estão em colapso de água.

Segundo ela, a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil juntamente com o Gabinete Civil está dando início ao credenciamento de carros-pipa e das empresas que vão monitorar e fiscalizar a distribuição de água nessas áreas.

Um segundo ponto que foi acelerado diz respeito ao envio à Assembleia Legislativa da Mensagem 67, que dispõe sobre a alteração no Plano Plurianual do Estado – PPA 2016-2019. A alteração é necessária para adaptação às modificações legais que vincularam a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil Estadual ao Gabinete Civil.


Pau dos Ferros - Fabrício e Dr. Bráulio Figueiredo Juntos nas proximas eleições.


O final de semana em Natal foi bastante produtivo para o grupo político do atual prefeito Fabrício Torquato. Logo na Quinta - Feira (18), o prefeito Fabrício Torquato, acompanhado de sua mão Maria Rêgo foram até a residência do médico Dr. Nilton Figueiredo. 

Nesta visita a residência de Dr. Nilton ficou acertada uma reunião com o deputado Galeno Torquato em Natal para fazer alguns ajustes e definir a formação da chapa que iria possivelmente disputar as próximas eleições.

O ex-prefeito Nilton Figueiredo tinha dois nomes para indicar na aliança com o prefeito Fabrício Torquato, optou pelo nome de Dr. Bráulio segundo algumas informações que nos chegaram.

Durante um casamento que aconteceu em Natal, Dr. Nilton Figueiredo ao lado de Maria José comunicou ao prefeito Fabrício Torquato e ao deputado Galeno Torquato que iria indicar o nome de Dr. Bráulio para composição da futura chapa do grupo governista.

O blog tentou contato com o ex-prefeito Nilton Figueiredo para dar mais detalhes sobre esse assunto, no entanto o ex-prefeito está de plantão médico e não foi possível falar com Nilton.

Fonte: Folha Regional


SINTE/RN reage à possibilidade de atraso no reajuste do Piso


Secretário, vamos orientar a categoria a suspender as atividades até que o reajuste do Piso Salarial seja depositado, retroativo a janeiro”. A frase da coordenadora geral do SINTE/RN, professora Fátima Cardoso, durante a audiência com o Secretário de Educação, Chagas Fernandes, deixou clara a posição da diretoria do Sindicato com relação aos 11,36% do reajuste do piso.

Na audiência, ocorrida na tarde desta segunda-feira (22), o Secretário informou que a Lei já está em tramitação na Assembleia Legislativa e que, portanto, o direito está garantido. O que causou insatisfação a direção do Sindicato foi a informação de que esse valor pode não vir no contracheque de fevereiro conforme compromisso firmado pelo governo.

O Secretário afirmou que, caso se confirme a impossibilidade, a Secretaria de Educação vai solicitar a confecção de uma folha suplementar. O SINTE reforça que, mesmo assim, vai defender a paralisação até que o montante seja depositado: “A assembleia da categoria é soberana.  Mas a posição que defenderemos é muito clara: sem os 11,36%, só voltaremos a trabalhar com o pagamento”.


Verba desviada do Idema era dada a deputado na Assembleia do RN, diz advogado


Parte do dinheiro desviado do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte  (Idema) era entregue ao deputado estadual Ricardo Motta (PROS) na Assembleia Legislativa, em um dos anexos da Assembleia e na casa do parlamentar. A informação foi repassada pelo advogado Fábio Hollanda, que defende o ex-diretor administrativo do Idema Gutson Johnson Giovany Reinaldo no processo da operação Candeeiro.

A ação, deflagrada pelo Ministério Público em setembro de 2015, apura desvios de mais de R$ 19 milhões no órgão. Porém, segundo Clebson José Bezerril, ex-diretor financeiro do Idema e que tambem é réu no processo, o valor da fraude deve chegar a casa dos R$ 30 milhões.

"Meu cliente disse que por diversas vezes entregou dinheiro, em espécie, pessoalmente ao deputado Ricardo Motta. Esses repasses eram feitos na própria Assembleia Legislativa, em um anexo da Assembleia e até na casa do parlamentar. A testemunha disso é um ex-motorista de Gutson, que pode relatar que ele ía aos encontros com o deputado com uma mala com dinheiro e voltava sem ela. 

Além disso, colocamos à disposição da Justiça a quebra do sigilo telefônico de Gutson. Isso poderá mostrar a quantidade de vezes que meu cliente e o deputado se falaram nesse período das fraudes", falou Hollanda.

Em nota, Ricardo Motta negou as acusações de Gutson. "Venho a público manifestar meu repúdio diante de noticiário sobre declaração de ex-diretor do Idema citando de forma espúria e sem provas o meu nome. Nada do que foi dito é verdade. Nada, absolutamente, nada.Por isso, tomarei as medidas cabíveis para que este absurdo não fique impune. Não fui responsável por sua indicação, nomeação, tampouco pelos seus atos e jamais aceitarei a calúnia cometida contra a minha pessoa", diz a nota.

Fábio Hollanda voltou a afirmar que Gutson continua interessado em firmar um acordo de delação premiada com o Ministério Público. "O Gutson tem muitas provas tanto testemunhais como documentais que vão mostrar à sociedade do Rio Grande do Norte muito do que acontecia ou ainda acontece na Assembleia Legislativa e também no Poder Executivo estadual", frisou.

Veja mais AQUI


Governo do Estado define cidades que terão ensino em tempo integral no RN

Dez escolas estaduais divididas em nove cidades de diversas regiões do Rio Grande do Norte passarão a ser contempladas a partir deste ano pelo sistema de ensino em tempo integral. A ação é resultado da proposta de emenda constitucional da deputada estadual Márcia Maia.

Entre as primeiras cidades a serem beneficiadas pela ação, estão incluídas Natal, Macau, Santa Cruz, Currais Novos, Caicó, Assu, Mossoró, João Câmara e Umarizal. As instituições de ensino e os municípios beneficiados foram confirmados pelo Governo do Estado em publicação no Diário Oficial do Estado (DOE).

A partir da promulgação da Emenda Constitucional 17/2015, o Estado passou a ter a obrigação de incluir, progressivamente, a Educação em Tempo Integral para os alunos da rede do ensino fundamental, na rede estadual, na capital e no interior. A PEC repete outros estados, entre eles o Rio Grande do Sul.

A implantação da Educação Integral em Tempo Integral na Rede Pública Estadual tem por objetivo assegurar o desenvolvimento humano e social dos estudantes, a ampliação da jornada escolar, a integração das áreas de conhecimento, os saberes e as experiências.

"É importante potencializar e ampliar os espaços, tempos educativos, bem como, estimular nesse propósito, a pesquisa e a interdisciplinaridade. Com isso, é possível promover a melhoria da qualidade do tempo do aluno na escola e uma formação intelectual, social e cultural mais completa ao cidadão", afirmou Márcia.

Além de atender à PEC, a implantação iniciada em 2016 com 10 escolas e a ser ampliada anualmente visa atender a meta 6 do Plano Estadual de Educação que busca elevar a taxa de alfabetização da população com 15 (quinze) anos ou mais para 93,5% e, até o final da vigência deste PEE, erradicar o analfabetismo absoluto e reduzir em 50% (cinquenta por cento) a taxa de analfabetismo funcional.

Com a implantação da Educação em Tempo Integral, a carga horária de permanência diária dos estudantes nas escolas de Educação Integral em Tempo Integral passará a ser de 8h50, somadas 7h20min de efetivo trabalho escolar e 1h30 de educação alimentar e nutricional, num total anual de 1.600 horas/aula e 1.466 horas, conforme matriz curricular.

A Escola de Educação Integral em Tempo Integral em sua estrutura organizacional, além de todos os profissionais para o seu pleno funcionamento deverá contar com professor articulador com carga horária completa ou 10 horas suplementares, dois apoios pedagógicos, além de horas suplementares para educadores desenvolverem as atividades extra sala de aula.

Confira as primeiras escolas contempladas
Natal - Escola Estadual Manoel Dantas e Escola Estadual Presidente Kennedy;
Macau - Escola Estadual Donana Avelino;
Santa Cruz - Escola Estadual Cosme Ferreira Marques;
Currais Novos - Escola Estadual Ester Galvão;
Caicó - Escola Estadual Senador Dinarte Mariz;
Assu - Escola Estadual Poeta Renato Caldas;
Mossoró - Escola Estadual Ambulatório Cardeal Câmara;
João Câmara - Escola Estadual Marluce Lucas;
Umarizal - Escola Estadual Paulo Abílio.


Relação do senador Garibaldi Alves com João Santana já foi investigada pelo Ministério Público


Segundo suspeita do MPRN o Senador e ex-governador do Rio Grande do Norte Garibaldi Alves Filho teria tido gastos da campanha de 2002 cobertos por um suposto esquema de desvio de recursos públicos investigado pelo Ministério Público do RN.

Segundo reportagem da Folha de São Paulo, na época, o dinheiro público foi usado para quitar dívidas da campanha de Garibaldi.

Em 2002, ele venceu a disputa ao Senado e para a campanha, Garibaldi contratou a empresa de marketing político Polis Propaganda e Publicidade, pertencente ao marqueteiro João Santana, ex-sócio do publicitário Duda Mendonça e amigo do senador Garibaldi.

Um processo da Defesa do Patrimônio Público de Natal (RN) mostra que cerca de R$ 210 mil saíram dos cofres da Secretaria de Defesa Social e acabaram nas contas bancárias de pessoas ligadas à Polis.

Fonte: Blog do Primo


Senadora Fátima Bezerra e o governador Robinson Faria ousaram derrotar o acórdão estão pagando caro.


Quem conhece a política do RN, sabia que nada seria fácil para a senadora Fátima Bezerra e o governador Robinson Faria por serem os responsáveis pela maior derrota política sofrido por  Henrique Alves, Vilma de Faria e os caciques do acórdão.

Se observa diariamente as cobranças  feitas a senadora Fátima Bezerra, coisa que não acontece com os outros dois senadores do RN, Agripino Maia e Garibaldi filho, parecendo até, que só Fátima tem obrigação  de trabalhar pelo estado. 

A mesma coisa com relação ao governador Robinson Faria,  todas as mazelas do estado  que ao longo dos anos foram se acumulando, querem jogar toda a responsabilidade no atual governador.


Uma banda do Senado é “podre”

Em Brasília, o senador Delcídio do Amaral (PT), que saiu da cadeia na semana passada, ameaçou os colegas de Casa: ou aceitam de volta ou ele “entrega” a metade da Casa. A imposição imunda feita por Delcídio obriga a Casa a cassar o seu mandato, por motivos mais do que justos. Do contrário, os senadores deixarão claro que a metade do Senado Federal é suja, como sugere o petista. E aí? Alguém arrisca um palpite?

Vacina contra dengue do Butantan inicia última fase de testes

A vacina contra dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan começou a ser submetida, nesta segunda-feira (22), à fase 3 de testes clínicos. Esta é a última etapa antes que a vacina possa ser submetida à avaliação da Anvisa para registro.
Esta fase deve começar com a vacinação de 1,2 mil voluntários pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP). A instituição é uma das 14 credenciadas para a realização dos testes clínicos no país. Ao todo, 17 mil voluntários de todo o Brasil devem receber a imunização.
Nesta segunda-feira, 10 voluntários já devem receber o produto no HC-FMUSP. Todos os participantes devem ser acompanhados por cinco anos para verificar a eficácia e a duração da proteção da vacina contra o vírus da dengue.
Fonte: Robson Pires

Nota de Esclarecimento da Senadora Fátima Bezerra sobre notícia publicada pelo colunista Cláudio Humberto

A senadora Fátima Bezerra foi surpreendida com notícia publicada pelo colunista Cláudio Humberto – e repercutida por blogueiros do Estado – sobre supostas gestões que teria feito no sentido de tentar impedir audiência do governador Robinson Faria com a presidenta Dilma Rousseff. Deste episódio, a pergunta que fica é: a quem interessa ser porta-voz de notícia tão irresponsável, desrespeitosa e de prestar tamanho desserviço ao RN? Certamente ao povo potiguar que não é.

O mandato da senadora é reconhecido por uma atuação republicana e em absoluta sintonia com as demandas do Estado. Nunca houve qualquer tipo de interferência de sua parte no sentido de impedir gestores potiguares de pleitearem, e por consequência, tornarem possíveis, benefícios para o Rio Grande do Norte. Quando houve, foi no sentido de contribuir. Sempre foi assim – com aqueles que pertenciam a um partido de oposição ao seu – imagine um aliado do PT, como é o caso.

A senadora somente tomou conhecimento da audiência do governador com a presidenta Dilma quando aguardava junto com prefeitos do RN, no MEC, o próprio chefe do Executivo, para tratar dos R$ 192 milhões que o Estado e municípios correm o risco de ter de devolver à União, face compensações indevidas do Fundeb.

A senadora repudia de forma veemente esse tipo de notícia fantasiosa, que visa exclusivamente desviar os reais e urgentes interesses do Estado para dar voz a boatos inverossímeis e apequenar o debate político. A atuação da parlamentar Fátima Bezerra quando o assunto for o interesse do Estado é, e continuará sendo, prioridade máxima. Do seu mandato, não esperem outra coisa que não a responsabilidade e o compromisso de sempre.

Blog do BG

Agripino, João Maia e Wilma unidos poderão lançar candidatura de Márcia Maia à prefeita de Natal

Segundo informações apuradas a acerca da conversa entre o senador José Agripino Maia (DEM), a ex-governadora Wilma de Faria e o ex-deputado João Maia (PR), ocorrida na manhã deste sábado (20), os três líderes políticos deverão caminhar juntos na eleição em Natal. 

A ex-governadora Wilma de Faria está dividida entre o recém-criado PMN (Partido da Mulher Brasileira) e o PR. Foi o que ela disse neste sábado ao receber o presidente do PR, João Maia, pela terceira vez.

João foi ao apartamento de Wilma com o senador José Agripino, que apesar de estar mais tempo em Brasília, tem mantido conversas com Wilma – pelo telefone – e também com a deputada Márcia Maia, que na semana passada recebeu no seu gabinete no Senado.

No encontro de sábado  um ponto já foi definido: Agripino, João e Wilma seguirão unidos até as eleições de outubro. Com DEM e PR ou com DEM, PR e PMB.

O que é certo agora é que estão juntos DEM, PR e Wilma. E sobre candidaturas, duas postas na mesa da ex-governadora:

A de Márcia à prefeita pelo PR…porque quando Wilma falou em PMB, João desconversou…E a de Wilma para vereadora.

Se alguma próxima conversa ficou agendada…
“Elas são permanentes”, disse o senador José Agripino.


Pec que reduz número de deputados e senadores recebe apoio nas redes


A discussão sobre diminuir o número de senadores, de 81 para 54, e de deputados federais, de 513 para 385, tem ganhado força nos últimos dias. Isso porque umlink(http://www12.senado.gov.br/ecidadania/visualizacaotexto?id=172029), que incentiva internautas a participar de consulta pública sobre uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) com esse objetivo, teve grande procura essa semana nas redes sociais e, em apenas quatro dias, até sexta-feira (19), já havia registrado mais de 136 mil apoio e pouco mais de 500 manifestações contrárias.

O que diz a PEC
A PEC 106/15, de autoria do senador Jorge Viana (PT-AC), altera os artigos 45 e 46 da Constituição Federal e estabelece que cada estado e o Distrito Federal elegerão dois e não mais três senadores, como é atualmente. A proposta não muda o tempo de mandato no Senado que continuaria de oito anos.

Na Câmara, a proposta mantém o critério de representação proporcional à população de cada unidade da federação, mas o número mínimo de deputados passaria de oito para seis e o máximo de 70 para 53.

Poucas chances
Em entrevista à Agência Brasil,  Jorge Viana admitiu que as chances da proposta avançar são mínimas. “Um assunto que reduz o número de membros no Congresso, certamente deve ter uma rejeição grande aqui, mas estou querendo fazer esse debate. Acho que não tem explicação um país como o Brasil ter três senadores por estado. Os Estados Unidos, que têm uma população bem maior que a brasileira, por exemplo, têm apenas dois”, disse.


Para o professor de ciências políticas da Universidade de Brasília (UnB), Ricardo Caldas, é uma ilusão se posicionar favoravelmente à proposta sem um debate aprofundado sobre o tema. “Essa proposta não traz ganhos, ao contrário, torna o Parlamento mais elitista, menos disposto a ouvir o cidadão, sem falar que as eleições vão ficar mais caras e mais disputadas, com predomínio do poder econômico”, disse.
 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179