Olho D'água do Borges/RN -

Carteiras de identidade com mais de dez anos precisam ser trocadas

Você sabia que se seu documento de identidade (RG) tiver mais de 10 anos ele pode não ser aceito em serviços bancários e prejudicar, inclusive, a aquisição de um imóvel?

Embora a lei determine que essa identificação não tenha prazo de validade determinado no país, vários órgãos passaram a exigir data de emissão de até dez anos para combater fraudes. 

Para fazer a “prova de vida” no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), os aposentados precisam apresentar nos bancos o RG com até dez anos de emissão. Cartórios também passaram a exigir a documentação atualizada, assim como quem precisar tirar a habilitação, por exemplo.

Devido a isso, é necessário renovar o documento a cada dez anos. O alerta é da gerente da Central do Cidadão de Mossoró, Ariane Carla Machado.

“Quem tiver com sua identidade vencida procure a Central do Cidadão, na sala da Datanorte, e venha agendar sua identidade. Porque tem um prazo para que essa identidade seja feita”, explica. 

Documentos com fotos antigas ou erro de dados também precisam ser atualizados.

Para facilitar o procedimento, o interessado pode enviar um e-mail para coletadedadosrgonline@gmail.com e informar o número da identidade, nome completo, data de nascimento e nome dos pais.

Para tirar a segunda via da carteira de identidade é necessário pagar uma taxa de R$ 25. Caso seja a terceira via ou mais, a taxa eleva-se para R$ 35. 

Ariane frisa que idosos a parir de 60 anos estão isentos do pagamento.

É preciso levar o registro de nascimento original, comprovante de endereço, CPF (opcional) e uma foto 3x4 recente.

Fonte: Mossoro Hoje

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179