Olho D'água do Borges/RN -

Poder está sendo transferido para ‘cafundós do Congresso’, diz Joaquim Barbosa


O ex-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) Joaquim Barbosa afirmou, nesta quinta-feira (2), que a crise política nacional poderá afetar duramente a democracia brasileira e trazer uma mudança de eixo governamental nos próximos anos. Em palestra na Conferência Nacional de Legisladores Estaduais, em Aracaju, ele disse que o cerne do problema está no poder dado ao Congresso Nacional.

“O que muito me preocupa na incerta situação política atual é a fragilidade institucional generalizada que está se criando. Nosso sistema sempre teve como âncora fundamental a Presidência da República. Mas, se essa situação heterodoxa criada pelo segundo processo de impeachment em 24 anos se consolidar, qual será a configuração política fundamental para o Brasil nas próximas décadas? A maioria dos brasileiros não está percebendo, mas pode acontecer o seguinte: haverá nada mais, nada menos, que a transferência do centro político nacional da Presidência para os cafundós do Congresso Nacional. E tenho muitas dúvidas se é isso que os brasileiros querem”, afirmou.

O ministro emérito voltou a dizer que a ascensão do PMDB ao poder, com a abertura de processo de impeachment de Dilma Rousseff, é desprovida de legitimidade, o que obriga o governo interino de Michel Temer a buscar apoio no Congresso, já que não possuiria apoio popular.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179