Olho D'água do Borges/RN -

Parentes citados na Lava Jato podem contaminar candidatura de Carlos Eduardo, diz especialista


Embora admita estar cedo para prognóstico mais contundente, o professor Antônio Spinelli, cientista político da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, avalia que há risco efetivo de contaminação da candidatura do prefeito Carlos Eduardo (PDT) pelo fato de parentes do chefe do executivo, sobretudo o primo e ex-ministro do Turismo Henrique Alves, serem citados na operação Lava Jato.

No caso de Henrique, a situação é mais grave porque ele responde a duas investigações, dois pedidos de abertura de inquérito no Supremo Tribunal Federal e uma denúncia por possuir uma conta secreta na Suíça, contendo milhões de reais que o procurador geral da República, Rodrigo Janot, desconfia serem frutos de propina desviada da Petrobras.

“Há risco de contaminação, sobretudo porque o prefeito até então estava afastado politicamente da família, embora o afastamento não fosse pessoal, mas sofre desgaste porque nomes da família dele têm sido citados na operação Lava Jato”, avalia Spinelli. “Então o prefeito vai ter de se esforçar muito para evitar que isso contamine sua imagem. Mesmo levando-se em conta que a eleição é descasada das eleições mais gerais, para presidente e governador, mesmo assim, é inevitável haver uma certa associação, até pelo parentesco”.

Segundo o professor, o resultado dessa contaminação vai depender necessariamente de como o prefeito vai processar esse envolvimento de parentes. “Depende de sua capacidade de colocar as questões locais e às relativas à gestão como elemento principal, que é um dado fundamental do processo eleitoral. Mas ele terá que responder às críticas dos adversários, envolvendo os parentes, e ao próprio PMDB”, frisou.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179