Olho D'água do Borges/RN -

Governo Temer não descarta recriar o CPMF, diz ministro Meireles do Bom Dia Brasil

O novo ministro da Fazenda e Previdência, Henrique Meireles, disse hoje ao ser entrevistado no Bom Dia Brasil da Rede Globo que o governo Temer ainda não decidiu se vai mandar buscar de volta a proposta de recriar o CPMF que está tramitando no Congresso Nacional.

Quem assistiu a entrevista do ministro ouviu o seguinte:
Fábio William: Tem uma proposta de volta da CPMF no Congresso. O senhor vai manter isso lá ou vai retirar essa proposta?

Henrique Meirelles: Isso é exatamente o que estamos discutindo no momento. É exatamente o tipo de exemplo daquilo que eu estava falando: não adotar uma medida ou uma opinião precipitada antes de fazermos exatamente uma análise completa da situação. O que existe no momento de despesas ou de encargos ainda não conhecidos? Vamos levantar tudo isso. Qual é a trajetória prevista? Que medida vamos tomar de fato para cortar despesas ou para evitar aumento? Com isso, teremos um quadro claro. Essa trajetória de dívida é sustentável sem o aumento do imposto? Isso é preferível, por uma outra razão, que você mencionou: a carga tributária é muito elevada. Então, preferencialmente não se deveria haver aumento de imposto. No entanto, existe uma prioridade – que é o equilíbrio das contas públicas. Então, tem que se analisar se é necessário um imposto temporário, de um prazo determinado, ou idealmente que não haja. Mas a ideia é que essa decisão não seja tomada precipitadamente.

Fábio William: O que o senhor está dizendo, então, é que enquanto vocês fazem esse estudo, a proposta continua, vocês não retiram do Congresso?

Henrique Meirelles: Por enquanto, não. De novo: é importante que medidas anunciadas sejam implementadas com sucesso. Muitas vezes, adiantar três dias, quatro dias, e depois ter que mudar, e depois não ser a atitude melhor, nós temos uma experiência a essa altura que já mostra que não é o caminho que nós devemos seguir. Não vamos persistir nesse tipo de erro. Vamos agora fazer as coisas como devem ser feitas. Isto é, todo mundo faz isso na sua vida pessoal, na sua vida profissional – ou deve fazer: analisar a situação. Dentro de mais alguns dias teremos então todo o diagnóstico. Afinal de contas, estamos entrando hoje, e aí tomamos a decisão.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179