Olho D'água do Borges/RN -

Governo do RN finaliza preparativos para implantação do Ronda Cidadã em Mossoró


Com a finalização do projeto que define Áreas Integradas de Segurança Pública em Mossoró, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) segue realizando, em ritmo prioritário, um estudo técnico no município para avaliar os bairros que receberão o programa Ronda Cidadã.

Desde terça-feira (12), dois técnicos ligados a Coordenadoria de Programas para Cidadania (CPCID) estão na cidade consultando os agentes de segurança que atuam na região. As reuniões acontecem diariamente, na sede do 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM), com a participação do Coronel Elyause Moreira Junior, comandante regional dos municípios do Oeste Potiguar, bem como dos demais comandantes de batalhões.

Ao todo, três setores de Mossoró estão concorrendo entre si para recebimento da fase inicial do programa.

A primeira área estudada envolve os bairros do Rincão, Dom Jaime Câmara, Presidente Costa e Silva, Pintos e Alto de São Manoel, que juntos formam a Área Integrada de Segurança Pública 1 (AISP 
1) e possuem uma área total de 28,37 km² e uma população estimada de 53.268  habitantes.

A AISP 1 de Mossoró fica na responsabilidade territorial da 1ª Companhia de Polícia Militar do 12º Batalhão e do 1º Distrito Policial de Mossoró.

O segundo setor, de responsabilidade da 1ª Companhia de Polícia Militar do 2º Batalhão de Polícia e do 2º Distrito Policial de Mossoró, contempla os bairros Santo Antônio, Barrocas, Bom Jardim e Paredões os quais possuem uma área total de 11,41 Km² e população estimada de 62.360 habitantes.

Já o terceiro e último território pesquisado contempla os bairros Aeroporto, Boa Vista, Lagoa do Mato, Belo Horizonte e Alto da Conceição, e possui uma área de 9,16 km² e população estimada de 52.222 habitantes.

De acordo com o Capitão Rodrigo Couceiro, Coordenador de Programas para Cidadania (CPCID) da Sesed, o estudo tem como referência a caracterização da área com base nos critérios de densidade demográfica (relação área x população), índices criminais, redimensionamento de áreas a serem patrulhadas, atribuindo a cada uma das viaturas, setores de até 3,5 km² visando otimizar o patrulhamento e reduzir o tempo resposta.

“O projeto de implantação do Ronda Cidadã em Mossoró já está bem adiantado e é uma prioridade do governador Robinson Faria. Mas, antes de tudo, precisamos discuti-lo juntamente com os técnicos da região que serão, de fato, os profissionais que executarão o Ronda Cidadã na região. Nada melhor do que ouvir as experiências, sugestões e críticas dos policiais locais a fim de implantarmos algo que traga resultados efetivos para população mossoroense”, disse o coordenador da CPCID.

De posse desses levantamentos o Comando Regional dos municípios do Oeste Potiguar se reunirá, nos próximos dias, com o Comandante Geral da PMRN, Coronel Dancleiton Pereira, a fim de buscar o aporte necessário para implantação do programa Ronda Cidadã, o que inclui a ampliação da frota, remanejamento de efetivo para região e aumento de diárias operacionais.

Com informações da Sesed/RN



0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179