Olho D'água do Borges/RN -

Brasileiro trabalhou 151 dias para pagar impostos em 2015; número pode crescer

Francisco de Assis é segurança e diz que bate diariamente ponto no supermercado onde trabalha, no Alecrim. Um cálculo feito pelo Instituto Assaf mostra que Assis, assim como milhões de brasileiros, precisou trabalhar em média 151 dias somente para pagar impostos, em 2015. O estudo foi baseado no Impostômetro, que mostrou mais de R$ 2 trilhões pagos em tributos no ano passado.

Segundo o professor auditor e mestre em contabilidade, Francisco Bráulio, a tendência é que em 2016, a média trabalhada para pagar impostos cresça ainda mais, com o aumento de tributos, como o visto recentemente nos combustíveis.

“A máquina pública é ineficiente e a saída encontrada por ela é aumentar impostos. Toda vez que se vê a necessidade, aumenta-se tributos. Com isso é de supor que essa média apresentada de dias trabalhados cresça”, comentou o especialista.

Em tese, até 31 de maio (5 meses) o brasileiro trabalhou para pagar os seus impostos. “A pessoa trabalha, paga os impostos e não vê retorno nas ações do governo”, disse Assis, como é mais conhecido no supermercado. 

O problema destacado pelo segurança de que não se vê o retorno adequado do esforço e dos tributos pagos pela população também é um dos destaques lembrados por Bráulio.

“O imposto foi feito para que o arrecadado fosse retornado para o cidadão, como ocorre em países desenvolvidos. O problema é que a máquina pública foi feita para o benefício de poucos. O problema não é a quantidade de dias trabalhados, porque se fossemos bem abastecidos, teríamos o retorno devido. Mas hoje perdemos, muitas vezes, saúde trabalhando, e vemos o mau uso das verbas públicas”, avaliou o professor.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179