Olho D'água do Borges/RN -

Veja lista dos dez municípios que mais perderam royalties no RN

A queda do valor do barril do petróleo e a diminuição das operações da Petrobras no RN trouxeram uma grande dor de cabeça para os municípios que ancoravam parte de suas receitas nos repasses de royalties.

Em levantamento feito pelo O Potiguar, fica claro o rombo nas receitas municipais. Entre 2014 e 2015, Mossoró, que lidera o triste ranking, perdeu mais de R$ 16 milhões de arrecadação com royalties. Macau e Guamaré vem logo em seguida com cerca de R$ 15 milhões cada. Logo após temos Pendências, Alto do Rodrigues, Goianinha, Ielmo Marinho, Grossos, Tibau e Areia Branca.

O cenário internacional e a queda da atuação da Petrobrás no RN tendem a intensificar o cenário adverso.

AUSÊNCIA DE INDICADORES E O PAPEL DA FEMURN E DO GOVERNO DO RN
A Federação dos Municípios do RN, além do Governo do Estado, poderiam atualizar este e outros dados. Seria uma forma de municiar o planejamento, a atitude responsiva e de transparência das cidades do Rio Grande do Norte.

O Potiguar tem tocado insistentemente na necessidade de criar e fortalecer escritórios regionais, estabelecer incubadoras para máquinas públicas e atualizar os bancos de dados no que tange a descrição das terras de poti. A base de dados do IDEMA já passa de uma década.

Os prefeitos, além de encontrarem dificuldade na confecção de projetos e captação de recursos federais, não têm números para demonstrar aos seus cidadãos que a crise existe e é real. Seria um suporte necessário.


Fonte: O Potiguar

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179