Olho D'água do Borges/RN -

O erro de Robinson Farias


Quem acompanha este blog sabe que esta pedra já foi cantada. O governador Robinson Faria cometeu erro estratégico fundamental. Acreditou que teria convivência minimamente republicana entre sua administração e o grupo de comunicação de propriedade de Henrique Alves, derrotado fragorosamente em 2014. A cobertura da disputa ao governo do RN em 2014 e das ações de Robinson em 2015 deixaram claro que a gestão do PSD não gozará de um segundo de trégua, de que não haverá um fiapo de jornalismo responsável, isto é, que apresente os problemas, mas também os acertos.

Recordar significa recompor a teia dos fatos. Vamos a eles.

MANIPULAÇÃO EM BUSCA DO CAOS
Afiliada da rede globo, a InterTV cancelou durante a campanha de 2014 a publicação de uma pesquisa de última hora para não mostrar um dos seus donos, Henrique Alves, então candidato ao governo, em queda livre.

Em outra situação, como foi demonstrado aqui, jornalistas procuraram inflar suposto desgoverno na saúde pública do RN. Quando viram que não era bem assim e a realidade mais complexa, editaram a matéria para ser embalada no molde desejado (veja aqui).

Depois até a conquista do Hub para o RN foi pintada como custosa para o Estado pelo jornal da família Alves, enquanto que os demais concorrentes procuravam apresentar pontos positivos de suas cidades (veja aqui).

O períódico inventou intrigas entre membros do governo e servidores que foram desmentidas publicamente (veja aqui).

Dados sobre assassinatos de 2004 à 2014 foram veiculados, como se fossem da atual gestão que iniciou em 2015.

Um leitor do blog sugeriu, inclusive, que o Papinha passasse a apresentar o programa jornalístico da InterTV, pelo modo com que a emissora começou a enfatizar mortes, assaltos e tudo de ruim, em que pese uma pequena diminuição e reversão nos índices de violência em 2015 (veja aqui).

Os exemplos são intermináveis, apesar de apenas um ano de governo.

TUTELANDO GOVERNOS
O fato concreto é que o grupo de comunicação de Henrique tutelou as administrações de Wilma, Carlos Eduardo Alves, Rosalba Ciarlini e Micarla de Sousa, abocanhando cargos e controlando fatias apetitosas do orçamento público. Depois de desgastados, esses e outros eleitos pelo voto com apoio dos Alves foram jogados fora e as ratazanas pularam da barca que ajudaram a furar.

Robinson disse em seu primeiro comício oficial em 2014 que o PMDB não subiria a rampa com ele, caso fosse eleito. Henrique e todo seu aparato político de comunicação jamais perdoarão.

DAMAS DE ESPADA E A MANIPULAÇÃO
Hoje terça feira (05) áudios foram veiculados, tentando relacionar o governador Robinson Faria à operação Damas de Espada, que investiga desvios na Assembleia.

A conversa nada diz de concreto. Apenas que Robinson estava preocupado com o uso político contra ele, já que ele presidiu a casa no passado. A gravação foi feita em período de renhida disputa eleitoral na qual Henrique Alves, seu oponente, fez uma das campanhas mais caras e opulentas da história da terra de Poti, com amplo apoio de jornais, emissoras de Tv, rádios e blogueiros. Nada mais natural procurar saber e tentar antecipar as ações do oponente.
No entanto, os áudios foram apresentados pela Inter TV Cabugi sem a devida contextualização, para lançar dúvidas sobre Robinson.

Além disso, já se sabe, por exemplo, que há mais de 1500 gravações telefônicas sobre o assunto. Por qual razão apenas essa foi liberada desse modo solto? E com que propósito? O governador sequer é investigado pela operação Damas de Espada.

Interessante é que, durante os últimos dias que antecederam a veiculação da “matéria”, os perfis ligados ao grupo de Henrique já comemoravam o que seria o “furo” da emissora, dando até parabéns aos jornalistas que fizeram a reportagem. Está tudo registrado no twitter. Basta olhar.

É preciso ser cético quanto a qualquer mudança de postura. Enquanto Robinson Faria não se dobrar, os ataques travestidos de jornalismo continuarão até o último dia. O governador não terá descanso.

Fonte: o Potiguar

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179