Olho D'água do Borges/RN -

Congresso em Foco: Lista de senadores com pendências na justiça inclui José Agripino


Na lista que ainda inclui o ex-presidente da República Fernando Collor (PTB), os ex-ministros Edison Lobão (PMDB), Fernando Bezerra Coelho (PSB), Gleisi Hoffmann (PT), Marta Suplicy (PMDB)…também está o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB).
Renan responde, na Lava Jato, a três inquéritos (3984, 3993 e 3989) por lavagem de dinheiro,formação de quadrilha e corrupção passiva. Também é alvo do Inquérito 2593, que apura denúncia que o levou a renunciar à presidência do Senado, em 2007.

EIS A LISTA COMPLETA DOS SENADORES
Acir Gurgacz (PDT-RO)
Ângela Portela (PT-RR)
Antônio Anastasia (PSDB-MG)
Benedito de Lira (PP-AL)
Ciro Nogueira (PP-PI)
Dário Berger (PMDB-SC)
Edison Lobão (PMDB-MA)
Eduardo Amorim (PSC-SE)
Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE)
Fernando Collor (PTB-AL)
Flexa Ribeiro (PSDB-PA)
Gladson Cameli (PP-AP)
Gleisi Hoffmann (PT-PR)
Humberto Costa (PT-PE)
Ivo Cassol (PP-RO)
Jader Barbalho (PMDB-PA)
José Agripino (DEM-RN)
Lindbergh Farias (PT-RJ)
Marta Suplicy (PMDB-SP)
Omar Aziz (PSD-AM)
Paulo Bauer (PSDB-SC)
Renan Calheiros (PMDB-AL)
Roberto Requião (PMDB-PR)
Romero Jucá (PMDB-RR)
Sérgio Petecão (PSD-AC)
Simone Tebet (PMDB-MS)
Telmário Mota (PDT-RR)
Valdir Raupp (PMDB-RO)
Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM)
Wellington Fagundes (PR-MT)

Confira a evolução do crescimento populacional em todos os municípios do RN nos últimos 20 anos

O blogue Política em Foco publicou agora a evolução do crescimento populacional de todos os municípios do Rio Grande do Norte nos últimos 20 anos. Veja:







TJRN confirmou em definitivo a permanência do prefeito Abel Filho no cargo

O prefeito de Rafael Godeiro, Abel Filho, conseguiu mais uma vitória no Tribunal de Justiça, o qual confirmou a permanência dele no cargo. Dessa vez o Tribunal julgou em definitivo, haja vista, que já tinha dado a liminar e agora julgou o mérito reformando a sentença de primeira instância.

Fonte: Almino Afonso Informa

Novo Programa do Leite deve beneficiar 107 mil famílias no RN

O governo do estado lançou neste sábado (29) o novo Programa do Leite, uma ação social que tem como objetivo de melhor nutrir crianças carentes, gestantes, idosos a partir de 60 anos, deficientes, portadores de HIV, tuberculosos e pessoas com câncer.

Neste novo formato, que segundo o governo tem investimento de R$ 47 milhões/ano, os pequenos produtores poderão fornecer o leite. Cento e sete mil famílias serão beneficiadas em todo o estado. O lançamento aconteceu em Mãe Luíza, na Zona Leste de Natal. Os moradores da comunidade, agora incluída no programa, vão receber 300 litros de leite por dia.

O programa, que já enfrentou problemas na entrega, no atraso do repasse do pagamento para os produtores e defasagem no preço do leite, agora pretende fortalecer a bacia leiteira do estado, já que toda a produção tem que ser local.

A Secretaria de Trabalho, Habitação e “Hoje, dos R$ 30 milhões destinados a compra do leite, somente 190 produtores recebem. Nós queremos que chegue a aproximadamente 2 mil produtores. Isso vai ajudar a dinamizar a economia dos pequenos e médios municípios e vai gerar mais trabalho e renda, além de contribuir com o desenvolvimento econômico e social do estado”, ressaltou César Oliveira, diretor da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do RN (Emater/RN).

Assistência Social será responsável por orientar, prestar assessoria e supervisionar o processo de recadastramento, cadastramento, seleção, inclusão e exclusão de beneficiários. Já a Emater, vai realizar os pagamentos aos fornecedores de leite e laticínios, prestar assistência técnica aos agricultores familiares e produtores rurais, além de fiscalizar a entrega do leite.


Denúncia do MPF contra Cunha freia manobra por pedido de impeachment

Folha de São Paulo – Os primeiros desdobramentos políticos da denúncia feita pelo Ministério Público Federal contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), colocaram um freio nas articulações para dar prosseguimento a um pedido de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff.

Para dar início à manobra, os entusiastas da medida –entre eles o próprio peemedebista, que nega publicamente– aguardavam um sinal favorável à articulação de dois personagens: o vice-presidente Michel Temer (PMDB) e o presidente nacional do PSDB, Aécio Neves (MG).

Os sinais emitidos por ambos nos últimos dias, porém, foram em sentido contrário. Segundo a Folha apurou, Temer se mostrou refratário às primeiras sondagens e, de acordo com aliados, não quer neste momento passar a imagem de conspirador e golpista mesmo nos bastidores.

Após manter um silêncio cauteloso, Aécio declarou na quinta (27) que Cunha perde as condições de presidir a Câmara se virar réu na Lava Jato, o que estremeceu a aliança informal entre o peemedebista e o PSDB na Casa.

Em viagem a Nova York, Cunha manifestou a deputados tucanos descontentamento com a fala de Aécio. Recebeu a garantia de que o senador iria a público na sexta (28) amenizar o tom da declaração, o que não ocorreu.

Por meio de interlocutores, Aécio informou a Cunha que, apesar da garantia, não haveria como recuar publicamente da declaração, mas que evitará repeti-la daqui para frente.


Sem CPMF, só resta o corte de despesas. Mas também para isso é necessário a negociação com o Congresso

Agora que a CPMF foi para o espaço antes mesmo de ir ao Congresso e com o risco de déficit no Orçamento de 2016, Michel Temer e outros experts em Congresso têm aconselhado Joaquim Levy e outros integrantes do governo , que, frente ao estrago já feito, uma “construção política” com algum corte de despesa e outras receitas, é o caminho mais prudente.

 A propósito, Levy nunca acreditou que a CPMF do jeito que foi apresentada pudesse emplacar no Congresso. Disse isso a Dilma Rousseff na semana passada, antes de a ideia da recriação da contribuição vazasse.  Preferia o caminho da racionalização dos gastos.

Em resumo, se a questão do Orçamento não for resolvida com rapidez aumenta a chance de o dólar disparar, assim como a expectativa de inflação, além da maior deterioração da dívida pública.


Por Lauro Jardim

Henrique silencia sobre eventual delação de lobista na Lava Jato


O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves (PMDB), preferiu não dar declarações sobre a eventual citação dele na delação premiada do lobista Fernando Soares - o "Fernando Baiano", aos investigadores da Operação Lava Jato. A informação foi prestada por sua assessoria de imprensa.

Hoje o jornal Folha de São Paulo publicou reportagem afirmando que o homem apontado como o articulador do PMDB no esquema de desvio de recursos da Petrobras investigado pela Operação Lava Jato, Fernando Soares, poderia indicar ao Ministério Público Federal (MPF) o envolvimento de três grandes nomes do partido. Entre eles, o do peemedebista potiguar.

A Folha apurou que Baiano citou os nomes de Henrique Eduardo Alves, Renan Calheiros, presidente do Senado, e também de Eduardo Cunha, presidente da Câmara.

O lobista teria adiantado ainda que tem como fornecer mais elementos também sobre o papel de Nestor Cerveró, ex-diretor da área internacional da Petrobras, no esquema.

As conversas com Baiano começaram há cerca de um mês, em Curitiba, onde o lobista está preso numa cela da Superintendência da Polícia Federal desde novembro de 2014. Só na última semana, ele teve dois encontros com os procuradores, disse a Folha.

Conforme publicação do jornal paulista, o acordo está praticamente fechado e deve ser feito na próxima semana, segundo fontes ligadas a Policia Federal e à defesa do lobista. Cunha, Renan e Cerveró já são alvos da Lava Jato. Cunha foi denunciado ao STF (Supremo Tribunal Federal) na semana passada por corrupção e lavagem de dinheiro. Cerveró já foi condenado, também por corrupção e lavagem de dinheiro. Renan é alvo de inquérito em curso no STF.

Pesadelo de volta
Essa não é a primeira vez que Henrique Alves tem o nome citado em um escândalo envolvendo a Petrobras. Em setembro do ano passado, enquanto disputava a campanha eleitoral para o cargo de governador do Rio Grande do Norte, o então presidente da Câmara Federal foi mencionado pela revista Veja sob a acusação de participar de um mega esquema de lavagem de dinheiro comandado pelo doleiro Alberto Youssef.

Na matéria publicada no dia 06 de setembro de 2014, o ex-diretor de Abastecimento e Refino da Petrobras, Paulo Roberto Costa, havia aceitado os termos de um acordo de delação premiada e em depoimento aos delegados e procuradores revelou o nome dos beneficiários do esquema.

Entretanto, em março de 2015, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, recomendou ao Supremo Tribunal Federal (STF) o arquivamento do pedido de inquérito sobre o ex-presidente da Câmara dos Deputados.

Fonte: Nominuto


Olho D'água do Borges se transforma em canteiro de obras inacabadas

UBS da Cajazeira, término previsto da obra: 20/11/2014, mas encontra-se
abandonada e inacabada 

As placas das UBS das comunidades de Cajazeiras e Riacho do Cunha, indicam início e término das obras, para 20/11/2014 e 22/02/2015 respectivamente,  mas  infelizmente, ambas estão com o prazo do término de execução vencido,  e as obras estão como sempre, inacabadas.
Ai eu pergunto: Cadê o dinheiro das obras? Porque elas estão paradas? Será que é culpa da oposição prefeito?


UBS de Riacho do Cunha, término da obra: 22/02/2015. Não concluída

Todas as obras do município de Olho D'água do Borges estão atrasadas e praticamente paradas. São oito obras que se encontram nesta situação. UBS de Cajazeiras e Riacho do Cunha, saneamento básico, campo de futebol, adutora do Riacho e Cardosos, matadouro publico, reforma da praça da Joaquim Vitor e Casa da Cultural(antigo mercado publico). Sem falar, que o anel viário, a reforma da Escola Antonio Carlos e a praça de eventos que estão quase parando. É muito dinheiro publico envolvido nisso, para pouco resultado. A partir de segunda feira o blog estará mostrando cada uma e seus respectivos valores.

Diante deste quadro que vive o município, o prefeito tenta tirar o foco das pessoas dessas irregularidades com ações pífias, como a que divide a cidade em 5 bairros; inclusive atropelando os costumes e a cultura do povo, esquecendo das origens do município.

E tem mais, desafio qualquer cidadão de Olho D'água do Borges e região, que duvidar do que estou falando, para fazer uma visita in locu às referidas obras e comprovar a verdade.


Município do RN tem maior redução populacional do Brasil, diz IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (28) as estimativas das populações residentes nos 5.570 municípios brasileiros com data de referência em 1º de julho de 2015. Segundo a estimativa, o município potiguar de Severiano Melo, localizado na região Oeste do Rio Grande do Norte, teve a maior redução populacional do país entre 2014 e 2015.

De acordo com o IBGE, entre 2014 e 2015, a população do município diminuiu de 4.278 para 3.893, o equivalente a 9,01%. Apesar de a redução populacional no período ser a maior do país, a cidade registra reduções no número de habitantes desde o censo demográfico de 2000. A população de Severiano Melo caiu de 10.579 em 2000 para 5.752 em 2010, e continuou caindo até o número estimado pelo IBGE neste ano.

O prefeito de Severiano Melo Dagoberto Bessa explica que a redução na população a partir de 2000 aconteceu devido ao remanejamento de comunidades que pertenciam ao município para as cidades de Itaú e Apodi. "A prefeitura ainda assume as responsabilidades públicas sobre as comunidades remanejadas. Ainda oferece educação e saúde pública. As pessoas dessas comunidades ainda querem fazer parte de Severiano Melo", disse o prefeito.

Segundo a assessoria de comunicação do IBGE, a última redução populacional entre 2014 e 2015 tem motivos comuns, como por exemplo, a migração de pessoas para cidades maiores e os óbitos decorrentes do envelhecimento da população.


Dama de Espada: Ministério Público devolve documentos apreendidos na Assembleia que não serão utilizados nas investigações


Os documentos utilizados pelo Ministério Público na investigação iniciada na última semana no Poder Legislativo Estadual foram devolvidos à Assembleia Legislativa na tarde desta sexta-feira (28). 

As pastas devolvidas à Casa Legislativa são referentes à documentação dos servidores ativos e inativos que são guardados no setor de Recursos Humanos.

A Assembleia Legislativa reafirma a postura transparente, de cooperação e respeito aos poderes e garante o cumprimento de todas as determinações judiciais relacionadas à operação investigativa.


Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte
Palácio José Augusto


Aneel reduz tarifa da conta de luz para 18% a partir de setembro

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta sexta-feira (28) a redução de 18% no valor da tarifa da bandeira vermelha, o indicador que engloba os usuários que pagam o custo mais alto de energia. 


Com a decisão, o valor adicional para cada 100 kWh consumidos cai de R$ 5,50 para R$ 4,50. Para os consumidores, o novo valor corresponderá a uma redução de dois pontos percentuais no custo da conta de luz. A mudança entra em vigor em 1º de setembro e vai até 31 de dezembro.

A decisão foi adotada em razão da redução no custo de produção de energia decorrente do desligamento de 21 termelétricas, com custo variável unitário maior que R$ 600 MWh, aprovada no início deste mês.

Apesar do pedido das distribuidoras para que o valor seja mantido, devido ao aumento dos custos de geração, a diretoria da Aneel entendeu que o uso das bandeiras deve refletir o cenário de disponibilidade da geração e não os problemas de caixa das distribuidoras.

“Não podemos confundir o conceito do fundamento das bandeiras com o alívio de caixa. O valor arrecadado com as bandeiras deve cobrir o valor da geração termelétrica. Para outras razões de [alta de] custo existem outros mecanismos de compensação”, disse o diretor da Aneel Reive Barros dos Santos, relator do caso.

Para o diretor Tiago Correia, os consumidores responderam ao instrumento das bandeiras, reduzindo o consumo e fazendo investimentos, como a substituição de lâmpadas incandescentes pelas de led, o que justifica a redução do valor da bandeira.

O diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino, ressaltou que a redução não representa melhora no quadro de geração de energia do país.


“O cenário não é favorável à mudança da bandeira. Não é um cenário provável. Não estamos dando nenhuma sinalização de que o consumidor possa relaxar na sua prática de uso da energia. A sinalização ainda é de cuidado com o consumo e de uma situação adversa”, alertou Rufino.


O parque gerador de energia elétrica no Brasil é composto predominantemente por usinas hidrelétricas. Para funcionar, essas usinas dependem da chuva e do nível de água nos reservatórios.


Quando há pouca água armazenada, usinas termelétricas precisam ser ligadas para não interromper o fornecimento de energia. Com isso, o custo de geração aumenta, pois essas usinas são movidas a combustíveis como gás natural, carvão, óleo combustível e diesel.





Palácio do Planalto emprega 18 mil servidores, vinte vezes mais que a Casa Branca, com 456 cargos

A presidente Dilma tem sob seu comando mais de 18,2 mil funcionários na Presidência da República, segundo o último boletim de pessoal do Ministério do Planejamento. Antes de anunciar que quer cortar só 3% de cargos, ela levou para a barra da calça, com todas as boquinhas, a Agência Nacional de Aviação Civil, em 2012, e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários, em 2013, além de ABIN, AGU, CGU, IPEA … A Casa Branca, sede da Presidência dos EUA, tem 456 funcionários.

ANAC, ANTAQ, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e a Agência Brasileira de Inteligência somam 2,4 mil cargos à estrutura inchada. A Controladoria-Geral da União e a Advocacia-Geral da União têm o grosso dos cargos com 2.464 e 9.199 funcionários, respectivamente.

Impressiona o fato de a Presidência manter mais de 6 mil funcionários “trabalhando” fora do Distrito Federal. Cerca de 1,1 mil no RJ e em SP.

Desde que chegou à Presidência, Dilma criou mais de 14 mil cargos comissionados e está prestes a atingir a marca de 100 mil boquinhas.

Fonte: Claudio Humberto


Cidade do RN tem 3ª maior proporção de servidores municipais do país


Na região Costa Branca do Rio Grande do Norte, está o município com a 3ª maior proporção de servidores municipais do Brasil. Com uma população de 13.922 pessoas, conforme a última estimativa populacional divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Guamaré tem 22,2% de sua população empregada na administração pública municipal.

Os dados são do Perfil dos Estados e Municípios Brasileiros 2014, pesquisa divulgada nesta quarta-feira (26) pelo IBGE. A cidade de Guamaré só fica atrás das mineiras Serra da Saudade e Grupiara, que possuem índices de 25,8% e 22,9%, respectivamente.

O procurador-geral do Município, Pedro Avelino, reconhece que a prefeitura tem problemas a serem resolvidos na folha de pagamento. No entanto, o procurador justifica o posto de terceira cidade com maior proporção de funcionários municipais do país pelo fato de o município possuir um polo industrial da Petrobras em seu território, e, por esse motivo, receber um grande número de pessoas de fora diariamente.

"A população flutuante é muito grande e nos deixa na verdade com 18 mil habitantes. Acredito que o IBGE só considera as pessoas que realmente residem na cidade. Além dos funcionários das empresas terceirizadas da Petrobras, muita gente de municípios vizinhos vem trabalhar aqui. Com essa população flutuante, a demanda de serviços é muito grande e gastamos muito com folha de pagamento e estrutura para atender", explica.

Avelino acrescenta que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) já detectou acúmulo de cargos na prefeitura da cidade e fez recomendações para que a atual administração resolva os problemas. "As administrações anteriores deixaram essas coisas. São cargos antigos. Estamos trabalhando para regularizar a situação e preparando um concurso público", ressalta.

Fonte: G1/RN


Lobista poderá citar Renan, Cunha e Henrique Alves em delação premiada na Lavajato

Apontado como operador do PMDB no esquema de corrupção na Petrobras, o lobista Fernando Soares, o Baiano, disse a integrantes do Ministério Público Federal que pode entregar informações sobre suposta participação de três figuras de peso do partido e de um petista nos desvios de recursos da estatal.

A Folha apurou que ele citou os nomes dos peemedebistas Renan Calheiros (AL), presidente do Senado, do ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves (RN), do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (RJ) e do senador petista Delcídio do Amaral (MS).

Apesar de não ter assinado os termos da delação, o que deve ser feito na próxima semana, o acordo está praticamente fechado, segundo fontes ligadas à Polícia Federal e à defesa do lobista.

Procurados, Renan e Henrique Alves informaram que não iriam se pronunciar. 

Fonte: Blog do Ney Lopes


Chave com bafômetro deve ser lançada em 2016 pela Fiat; peça leva 1 segundo para detectar álcool

Uma chave que só abre o carro se o motorista não ingeriu álcool está em fase final de testes no Brasil e pode entrar em produção no ano que vem. Ela deverá ser vendida como acessório pela Fiat.

Chamado de Fiat Safe Key, o dispositivo faz parte de um projeto de conscientização do risco de beber e dirigir. “Enxergamos que, em alguns casos, não basta apenas criar campanhas. Se queremos fazer com que as pessoas pensem duas vezes antes de beber e dirigir, pensamos que podemos fazer algo no sentido de dar a possibilidade de alguém não poder pegar o carro após beber”, afirmou Fred Saldanha, diretor de criação da agência Isobar, que desenvolveu a campanha e encomendou a chave.

Como funciona
A Safe Key funciona com um mini-bafômetro acoplado e leva cerca de 1 segundo para acusar se o motorista ingeriu ou não álcool. Em caso positivo, uma luz vermelha se acende, e a chave, do tipo canivete, não aparece. Se não houve ingestão de álcool, a chave é projetada normalmente.

Se o motorista for “enquadrado” pela chave, o aparelho automaticamente envia um sinal via Bluetooth para o celular, que se conecta com um aplicativo de táxis ou envia um SMS para um contato previamente cadastrado, para auxiliar o motorista.

“Nosso maior desafio foi reduzir o tempo de processamento de um bafômetro comum para o da chave. Os aparelhos convencionais, que dão a medida de álcool ingerido, levam por volta de um minuto para dar os resultados. Como só queríamos saber se o motorista bebeu ou não, o tempo de resposta caiu para um segundo”, disse Saldanha.

O desenvolvimento levou 8 meses, e atualmente está na fase pré-produção, onde são escolhidos os materiais. De acordo com o executivo, a Safe Key deve ser lançada oficialmente em 2016.

Sobre o preço, e como a chave será oferecida, ainda não há confirmações. “Estamos trabalhando para que ela custe o mais próximo possível do valor de uma chave convencional. A ideia é vender como acessório, para os carros novos e os que já estão rodando”, completa o diretor da Isobar.

Procurada pelo G1, a Fiat afirmou que a chave é um protótipo e que não há uma estimativa de prazo para lançamento.

O mesmo sistema já equipa ônibus e caminhões no Brasil. Chamado de Alcolock, o sistema consiste em um bafômetro ao lado do banco do motorista, que só permite que o veículo entre em movimento se o condutor estiver sóbrio .

Fonte: Auto Esporte – Globo




Para Paulo Henrique Amorim, ganhar a campanha sozinho fez de Robinson um ‘especialista em enfrentar crises’


No lançamento do Liquida Natal, ontem à noite, o jornalista palestrante, Paulo Henrique Amorim, dirigiu-se ao governador Robinson Faria citando sua ‘capacidade’ de enfrentar crises: “Começo minha palestra falando dele que é um especialista em enfrentar crises. Enfrentou uma eleição com apenas 18% das intenções de voto, sete ex-governadores vivos estavam contra ele, disputou contra um político com mais de 40 anos de carreira, 22 dos 24 deputados estaduais estavam contra ele, seis dos oitos deputados federais também eram adversários. Enfrentou uma crise insuperável e é hoje o governador do Rio Grande do Norte”. O lançamento do Liquida Natal aconteceu no Centro de Convenções, na Via Costeira.

Abate de jumentos para consumo humano no RN é denunciada em CPI da Câmara


A presidente da Comissão de Meio Ambiente da Subsecional de Mossoró (Rio Grande do Norte) da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Vânia Brito Diógenes, denunciou nesta quinta-feira (27) à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Maus-Tratos de Animais o abate de jumentos para consumo humano na cidade de Apodi (RN).

Segundo ela, a prática vem sendo incentivada, desde março de 2014, pelo promotor de Justiça de Apodi, Silvio de Andrade Brito. Em depoimento à CPI, Vânia disse que o promotor chegou a realizar almoços “educativos”, por mais de uma vez, para incentivar o consumo da carne de jumento.

Vânia exibiu à CPI um vídeo de um dos abates, para mostrar que os animais estariam sendo mortos em condições cruéis e sem qualquer fiscalização da vigilância sanitária.

No vídeo, é possível ver um homem golpeando um jumento na cabeça com uma marreta. É também possível ouvir vozes de crianças rindo dos comentários sarcásticos feitos por adultos presentes no local.

Vânia explicou que o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte chegou a alertar o promotor para problemas decorrentes do abate feito naquelas condições.

Alto risco
O alerta foi feito, por meio de ofício, pela ex-diretora de Defesa e Inspeção e Sanidade Mental do instituto, Fabiana Lo Tierzo, que também foi ouvida nesta quinta-feira pela CPI.

“Não tivemos resposta para o oficio e fomos impedidos de entrar no local onde os animais seriam abatidos”, disse Fabiana, relatando a importância de se inspecionar doenças típicas de equídeos, como o tumor preto, que é cancerígeno, e o mormo, zoonose de alto risco para seres humanos.

Convocado para prestar esclarecimentos à CPI, o promotor de Justiça de Apodi, Silvio de Andrade Brito, está em férias e não compareceu. Diante da gravidade das denúncias, o presidente da CPI, deputado Ricardo Izar (PSD-SP) disse que o promotor será novamente notificado e intimado a vir à CPI.

Terror
A representante da Subsecional da OAB em Mossoró destacou a importância do jumento para o desenvolvimento do homem nordestino e disse que o consumo da carne do animal não tem amparo cultural, comercial e nem econômico.

“O terror se espalhou na cidade de tal maneira que as mães deixaram de mandar seus filhos para escola, com medo que eles comessem carne de jumento”, completou Vânia, em referência à intenção do promotor de inserir a carne de jumento no cardápio de penitenciárias, podendo levar, posteriormente, o produto para refeições em escolas e hospitais.

Convocação
Relator da CPI, o deputado Ricardo Tripoli (PSDB-SP) questionou Vânia Diógenes sobre qual seria a motivação do promotor para defender o consumo da carne de jumentos.

Segundo ela, o promotor atua por conta própria, mas suas ações foram defendidas pelo procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Norte, Rinaldo Reis. Vânia disse que levou o assunto ao conhecimento do procurador-geral de Justiça e, segundo ela, Reis teria dito que “apoia Brito em qualquer ato que ele tome”.

O presidente da CPI, Ricardo Izar (PSD-SP), que havia aceitado o pedido de dispensa apresentado por Reis, disse que, diante dos fatos, fará uma nova convocação para que o procurador-geral do estado do Rio Grande do Norte também seja intimado pela CPI.

Fonte: Agencia Camara


Quase 40% dos senadores têm pendências criminais

Quase 40% dos senadores estão sob investigação no Supremo Tribunal Federal (STF). Dos 81 integrantes do Senado, pelo menos 30 respondem a inquéritos ou ações penais na mais alta corte do país. As suspeitas vão de crimes de corrupção, contra a Lei de Licitações e eleitorais até delitos de menor gravidade, como os chamados crimes de opinião.
Entre os investigados, 12 são alvos da Operação Lava Jato, como o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), e o ex-presidente da República Fernando Collor (PTB-AL), único senador denunciado até agora pela Procuradoria-Geral da República.

Deputado Antônio Jácome foi indicado líder para defender Cunha dos crimes que supostamente cometeu


O deputado federal, Antônio Jácome é o maior defensor do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, acusado de praticar tudo tipo de ‘milacria’  no escândalo do Petrolão.

Jácome foi escolhido o líder informal  como articulador do movimento na bancada evangélica para defender Cunha dos crimes que ele é acusado.

Aqui no RN, o deputado jácome e seu filho Jacó estão querendo aderir ao governo do estado, mas o governador Robinson Faria não dá cabimento para eles.

O prefeito Carlos Eduardo Alves está sendo criticado de fazer politicagem por que negociou com o deputado crente Jacomé a nomeação de seu irmão Osório Jácome para a secretaria de Defesa Social de Natal, mesmo o nomeado não tendo nenhuma experiencia na área de segurança.


Fonte: Blog do Primo 

Governo estuda recriar CPMF e dividir com estados

Pressionado pela queda na arrecadação e pela necessidade de fechar o projeto de Orçamento de 2016 com superávit, o governo estuda a volta da CPMF. Ciente de que o tributo enfrenta grande resistência no Congresso, a equipe econômica estuda uma forma de torná-lo palatável e uma alternativa em discussão é a partilha com estados e municípios. Os técnicos avaliam que a volta da contribuição seria uma fonte importante de receitas num momento de dificuldades e ainda ajudaria no trabalho de controle e fiscalização da Receita Federal.

A CPMF é um tributo muito eficiente, tanto do ponto de vista arrecadatório, quanto do ponto de vista de fiscalização — destacou um técnico do governo.

As discussões em torno do projeto de lei orçamentária de 2016, que será encaminhado ao Congresso na próxima segunda-feira, acentuaram as divergências no governo. De um lado, o Ministério da Fazenda defende que a proposta venha com um corte significativo nas despesas, tanto as discricionárias quanto os gastos obrigatórios, embora estes dependam de lei para serem cortados.

Com o “olho” em 2016 e 2018, Vilma conversa com o DEM e poderá aliar-se até ao PSD

Nada confirmado. Porém na política do RN, onde há indícios e conversas há risco de confirmação. Tem sido assim!

A vice-prefeita Vilma de Faria estaria novamente desembarcando em acordo com o DEM para viabilizar sua candidatura à Prefeitura de Natal, em 2016.

O DEM seria o primeiro passo de Vilma para ela chegar ao PSD do governador Robinson Faria, em troca de apoio à chapa majoritária desse grupo em 2018.

Hoje, os Democratas têm acesso, interesses e influência política de peso, junto ao governo do estado.

São coisas do passado, a afinidade e aproximação do DEM com o PMDB-RN !!!! Como sempre, tudo poderá acontecer no RN.

Inclusive, Vilma de Faria ser a candidata à Prefeitura de Natal apoiada pelo governador Robinson de Faria.

Para tornar possível uma aliança desse tipo, o PT deixaria a base política do governador e tentaria formar uma “frente” de esquerda de apoio à Fernando Mineiro, na disputa da PMN, como primeiro passo na viabilização do nome de Fátima Bezerra, ao governo do estado em 2018.

Em pleno momento de mudanças  e exigências populares, infelizmente a preparação de candidaturas majoritárias no RN continua girando em torno de “esquemas”, sem levar em conta competência, credibilidade, ideias inovadoras etc…

Colocam-se no tabuleiro, os mesmos “grupos com força e tradição” e “proprietários de partidos“, para garantir as legendas.

Em seguida, a estratégia é buscar a união  desses grupos e interesses, custe o que custar.

Além de serem mantidos os mesmos métodos de ação política, ainda existe  a preocupação de garantir o aval do Fundo Partidário, a disposição com milhões de reais, praticamente sem fiscalização.

Será que, com tanta revolta popular nas ruas, isso tudo  ainda dará certo em 2016 e 2018?

Fonte: Blog do Ney Lopes


‘Dama de Espadas’ assombra a Assembleia Legislativa

A operação “Dama de Espadas”, que desmantelou um esquema de desvio de dinheiro público dentro da Assembleia Legislativa, começa a derivar para o ambiente político-eleitoral, com possibilidade real, de alcançar muito bancana do Palácio José Augusto. A “cabeça” do grupo, procuradora-geral da AL, afastada, Rita Mercês, pode ter ajudado na eleição de inquilinos da casa legislativa. As investigações do Ministério Público Estadual avançaram bastante. Uma delação premiada de Ritinha pode elucidar muita coisa. Daí, o zelo que estão tendo com a “deputada” mais famosa.

Partidos evitam pedir afastamento de Cunha

Por ora, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) pode respirar aliviado. Ao menos sete partidos declinam da ideia de oficializar o pedido de afastamento dele da Presidência da Câmara dos Deputados. A orientação é esperar o Supremo Tribunal Federal decidir se aceita ou não a denúncia oferecida pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Cunha é acusado de corrupção e lavagem de dinheiro no âmbito da Lava Jato.

Rio Grande do Norte na pauta do TSE

O prefeito de Frutuoso Gomes, Lucídio Jácome, tenta reverter junto ao TSE processo de cassação em primeiro e segundo graus. No segundo julgamento potiguar, o ministro Gilmar Mendes leva ao Plenário seu voto-vista no processo do ex-prefeito de Macau, Flávio Veras. Mossoró ficou fora da pauta.

PMDB prepara terreno para deixar o governo

O vice-presidente Michel Temer abriu as “portas da infidelidade” da bancada peemedebista, que trabalha para aprovar, no congresso nacional do partido, o rompimento com o governo Dilma e o PT. Denunciado pelo Ministério Público, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, articula antecipar a convenção de novembro para outubro. Com Temer fora da articulação, o PMDB já pensa na transição do governo.

Juros do cartão de crédito vão a 395% ao ano; cheque especial chega a 247%

A taxa média de juros no rotativo do cartão de crédito alcançou o patamar recorde de 395% ao ano em julho, segundo o Banco Central. Um ano antes, a taxa estava em 308% ao ano. Essa é a linha mais cara entre as principais modalidades de crédito para o consumo.
A taxa média do cheque especial também subiu e fechou o mês passado em 247% ao ano, segundo o BC. Esse é o maior valor desde novembro de 1995, quando estava em 252% ao ano.
O maior valor registrado pelo BC no custo do cheque especial desde o Plano Real são os 294% ao ano de julho de 1994, início da série histórica da pesquisa mensal de crédito da instituição para esse dado.

Aécio recebeu propina de contratos de furnas, afirma Youssef


Atual presidente dos PSDB, o senador Aécio Neves (MG) teria recebido dinheiro de propina de contratos de Furnas, afirmou Alberto Youssef, nesta terça-feira (25), em depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras. O doleiro falou a parlamentares durante a acareação com Paulo Roberto Costa, ex-diretor de abastecimento da estatal, que também citou irregularidades entre os tucanos, mais especificamente em relação a uma de suas ex-lideranças.

“Fui procurado  na época pelo senador Sérgio Guerra e pelo deputado Eduardo da Fonte”, disse Costa, citando o ex-presidente tucano, morto em 2014, que teria recebido dinheiro para abafar investigação da estatal em 2009. “Tiveram, se não me engano, três reuniões, e depois foi pago pela Queiroz Galvão esses R$ 10 milhões para que a CPI naquela época não prosseguisse.”

Youssef, por sua vez, reafirmou o que já dissera antes sobre a suposta propina paga a Aécio. “A questão de Furnas, eu fiz anexo e está lá”, acusou ele. O deputado Jorge Sola insistiu. “Confirmo por conta do que escutava do deputado José Janene, que era meu compadre e eu era operador dele”, enfatizou o doleiro.

Anastasia
Youssef foi questionado a respeito de um suposto repasse para o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG). Segundo ele, um montante foi enviado a Belo Horizonte, mas ele não soube precisar se o destinatário seria de fato o senador mineiro.


“Mandei, sim, dinheiro para Belo Horizonte, mas não fui eu que fui lá entregar. A mim não foi dito que era para o Anastasia, mas quem foi lá entregar foi o Jaime Careca, só ele pode dizer para quem ele entregou. Eu mesmo recebi um endereço e o nome e mandei ir lá entregar. E esse nome, eu me lembro muito bem, não era Anastasia, tinha um outro nome e um endereço. Fiz inclusive uma notificação ao STF justificando esse depoimento do Jaime (Careca)”, afirmou o doleiro.

Em nota, o PSDB disse que “as referências feitas ao senador Aécio Neves são improcedentes e carecem de quaisquer elementos que possam minimamente confirmá-las”.

“Não se tratam de informações prestadas, mas, sim, de ilações inverídicas feitas por terceiros já falecidos, a respeito do então líder do PSDB na Câmara dos Deputados, podendo, inclusive, estar atendendo a algum tipo de interesse político de quem o fez à época”, cita a nota.

“Na declaração feita hoje, diante da pressão de deputados do PT, Youssef repetiu a afirmativa feita meses atrás: de que nunca teve qualquer contato com o senador Aécio Neves e de que não teve conhecimento pessoal de qualquer ato, tendo apenas ouvido dizer um comentário feito por um terceiro já falecido.”


 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179