Olho D'água do Borges/RN -

Proprietários de ‘cinquentinhas’ preparam protesto para este domingo


Proprietários de ‘cinquetinhas’ organizam um protesto para o domingo, 13. O objetivo é cobrar que seja colocada em prática a Lei Nº 2.538, de 17 de setembro de 2009, que autoriza o Poder Executivo a criar a Escola Pública de Formação de Condutores de Veículos Automotores do Município de Mossoró.

Antônio Marcos da Silva, “Marcos Locutor”, que está à frente do protesto, informa que a concentração acontecerá em três pontos da cidade, a partir das 8h. “Uma será ali no posto 30 de Setembro, no Alto de São Manoel, outra na Rio Branco, no posto do Santo Antônio e a terceira no posto BH, no Belo Horizonte”, diz.

Desses três locais, os motociclistas sairão no mesmo horário em direção à Cobal e o Mercado Vuco-Vuco. Este será o segundo protesto dos proprietários de ciclomotores de Mossoró. O primeiro foi realizado no dia 30 de setembro e contou com a participação de muitas pessoas. Neste segundo, a organização espera reunir 2 mil motos.

De acordo com Marcos, os manifestantes estão organizando documentos que serão entregues à Prefeitura de Mossoró, Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Câmara Municipal e Ordem dos Advogados do Brasil/Subseção de Mossoró. “O primeiro surtiu resultado, teve aquele adiamento da necessidade de CNH, que depois voltou a valer. Esperamos que esse também tenha efeito”, explica.

O protesto está sendo organizado desde que voltou a valer a obrigatoriedade de habilitação, Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categoria A, para os condutores de ‘cinquentinhas’.

Antonio Marcos ressalta que muitos proprietários de ciclomotores de 50cc não têm condições de pagar para tirar a habilitação ou até mesmo a ACC, que deveria ter um custo menor, mas tem o mesmo custo da CNH. Nas autoescolas as aulas para tirar a ACC são realizadas em motos 125cc/150cc. A prova prática no Detran também não é realizada em uma ‘cinquentinha’. A situação obriga o proprietário a tirar a CNH, o que os proprietários consideram injusto.

Por isso, os condutores estão se reunindo para cobrar que a lei sancionada em 2009 saia do papel e o município crie autoescola pública. “Outros Estados já têm a habilitação social para quem ganha até dois salários mínimos. Em Mossoró é cerca de R$ 1.800,00 para tirar a habilitação, as autoescolas praticam os preços muitos parecidos, praticamente os mesmos”, diz.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179