Olho D'água do Borges/RN -

Russos querem investir R$ 1,25 bilhão no enfrentamento da seca no RN


O governador em exercício do Rio Grande do Norte, Ezequiel Ferreira, assinou na tarde desta quarta-feira (18) um Acordo de Cooperação Técnica e Científica com instituições russas que irá promover o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte e injetar recursos em ações de mitigação dos efeitos da seca, direcionando às cooperativas do estado investimentos iniciais na ordem de R$ 1,25 bilhão.

O objetivo do acordo firmado com a Câmara de Fomento Social, Cultural e Econômico Russia/Brasil, a BS&S LLL e a Agência Internacional de Promoção e Defesa da Economia Social é contribuir para a ampliação e o fortalecimento das relações entre as instituições públicas dos dois países, mediante o estabelecimento de condições favoráveis à cooperação científica em várias áreas. Entre elas, na busca de soluções para os problemas de fornecimento de água em situações de crise hídrica, como a enfrentada atualmente.

Ainda faz parte do escopo do acordo, o desenvolvimento de estudos estratégicos de recursos hídricos e minerais, a partir de um mapeamento dos recursos disponíveis em todo o território estadual; a implantação de sistemas avançados de tratamento de água e saneamento básico; e a implantação de centros para diagnóstico e tratamento de câncer. 

Durante a assinatura do documento, Ezequiel destacou a importância para o Rio Grande do Norte, no momento de crise econômica e financeira. “Essa parceria é importante no fortalecimento dos projetos que beneficiam a população em todo o Rio Grande do Norte. Vamos reforçar os nossos projetos do meio rural para que o homem do campo consiga manter suas criações mesmo com a seca”, argumenta.

“Este acordo é um marco histórico da relação entre a Rússia e o Rio Grande do Norte. As conquistas alcançadas por este acordo serão perpetuadas por gerações e trarão um novo ciclo de desenvolvimento para o estado e para a Federação da Rússia”, destacou o diretor executivo da BS&S para o Brasil, João Medeiros, destacando toda a expertise que o país possui nas áreas de desenvolvimento energético, recursos hídricos e fomento da agricultura irrigada.

Também assinaram o acordo, além do governador em exercício Ezequiel Ferreira, o secretário Estadual de Agricultura, Haroldo Abuana, o presidente da Frente Parlamentar de Energias Renováveis para o desenvolvimento do RN, George Soares, o presidente da Agência Internacional de Promoção e Defesa da Economia Social, Roberto Coelho da Silva. Na mesa, ainda estavam o presidente da Assembleia Legislativa em exercício, George Soares, e o ex-deputado e ex-governador Ezequiel de Souza.

A previsão é que o aporte financeiro russo seja disponibilizado no ano que vem.

Fonte: Mossoro Hoje



0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179