Olho D'água do Borges/RN -

Rio Grande do Norte tem 30 casos confirmados de microcefalia


Trinta casos de microcefalia já foram registrados no Rio Grande do Norte no segundo semestre desse ano. A informação foi confirmada pelo secretário de Saúde do Estado, Ricardo Lagreca, na tarde desta quinta-feira (12).

De acordo com o secretário, o aumento traz preocupação para o Estado, que registra em média dois casos por ano.  “Há um aumento significativo e isso se dá basicamente nos últimos meses, embora tenha aparecido mais agora”, disse.

A microcefalia é o resultado de um crescimento anormal do cérebro que pode ocorrer no útero ou na infância. Segundo Ricardo Lagreca, ainda não se sabe o que tem causado o aumento da doença no RN.  “Não sabemos ainda a causa, mas há suspeitas fortes. Porém, não podemos afirmar nada. Existe uma ligação com uma virose, que é a zika”, explica.

Dos 30 casos já confirmados em todo o Estado, 11 foram em Natal, 3 em Ceará-Mirim, 2 em Mossoró e 2 em Parnamirim. As demais notificações foram em outros 15 municípios. O secretário acrescentou que semanalmente está sendo feito o monitoramento dos municípios para acompanhar possíveis novos casos.

O titular da pasta da Saúde disse ainda que reuniões estão sendo feitas para definir como será enfrentada essa situação já que esse aumento é novo no Rio Grande do Norte. “Esse é um problema de interesse social. Tudo vai ser estudado, é novo. Estamos adaptando um protocolo que já existe em Pernambuco, tudo em parceria com o Ministério da Saúde, que serve para acompanhar os novos casos logo depois deles serem identificados”, conta.

Sobre o hospital que teria condições de cuidar dos pacientes, o secretário explicou que ainda não existe um definido, mas argumentou que o Hospital Onofre Lopes é um dos mais adequado. “Lá [Onofre Lopes] tem tomografia, tem pediatria, tem pessoas interessadas nessa área”, disse.

Ontem (11) o Ministério da Saúde declarou Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional para dar maior agilidade às investigações. Até o dia 9 de novembro, foram notificados 141 casos suspeitos de microcefalia em Pernambuco, em 44 municípios do estado.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179