Olho D'água do Borges/RN -

Dilma sanciona reforma política com veto a doações de empresa


BRASÍLIA - A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta terça-feira(29), o texto da reforma política e vetou as doações de empresas para campanhas eleitorais e a proposta que estabelecia o voto impresso. 

A petista manteve, no entanto, a janela de sete meses antes da eleição para troca de partidos, no término dos mandatos. A manutenção do item contraria os interesses do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, que luta para recriar o Partido Liberal (PL), para o qual gostaria de levar deputados já eleitos por outras bancadas ainda em outubro.

Ao não vetar a medida, a presidente agrada ao PMDB, que se demonstrou contra a criação do partido de Kassab. Se o dispositivo fosse vetado, Kassab atrairia parlamentares de outras legendas para seu novo partido. Agora, esses deputados não podem mudar de sigla agora sem correr o risco de perder o mandato, uma vez que a legislatura vai até 2018.

Na justificativa dos vetos, a presidente argumentou que "a possibilidade de doações e contribuições por pessoas jurídicas a partidos políticos e campanhas eleitorais confrontaria a igualdade política e os princípios republicano e democrático" e lembrou da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que considerou inconstitucional esse tipo de financiamento.

Em relação à impressão do voto, Dilma explicou que tomou a decisão após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se manifestar contra a proposta e alegar que a medida geraria despesas de R$ 1,8 bilhões. O projeto enviado pelo Congresso previa que, a partir das próximas eleições, a urna imprimiria o registro de cada voto, sendo o papel depositado em urna lacrado.

Fonte: O Globo



0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179