Olho D'água do Borges/RN -

Fruticultura irrigada lidera os segmentos prioritários no RN


Com o cenário econômico nacional apresentando retração uma alternativa para os pequenos negócios brasileiros é estreitar relações com o mercado internacional e aproveitar a variação cambial para faturar. Para promover esse intercâmbio comercial, o Sebrae e a Federação da Indústria do Rio Grande do Norte (Fiern) lançaram nesta terça-feira (30), a décima oitava edição do Encontro Internacional de Negócios do Nordeste (EINNE).


Pela primeira vez o encontro acontece no Rio Grande do Norte, de 30 de setembro a 2 de outubro, no Holiday Inn Arena, em Natal, e deve reunir cerca de 200 empresas dos nove estados do Nordeste brasileiro. Seis segmentos serão contemplados nessa edição.

“Num momento em que o país vive um cenário de dificuldade, trazer esse evento aqui para o estado vai proporcionar aos nossos empresários fazer esse intercâmbio de relações comerciais com outros países”, comenta José Álvares Vieira, presidente do conselho deliberativo do Sebrae-RN.


As empresas nordestinas selecionadas para participarem do evento serão capacitadas pelo Sebrae, sobre os principais temas do comércio exterior. Além disso, as empresas vendedoras selecionadas terão direito a consultoria individual com o Sebrae, para a formação do preço de venda para exportação.

Responsável pelo quarto maior crescimento nas exportações do Nordeste em 2014, o estado do Rio Grande do Norte comercializou US$ 251,3 milhões, com produtos como melão e castanha de cajú liderando a pauta de exportação. Com mais de  negociados, o município de Mossoró foi o maior exportador do estado com US$ 75 milhões, mostrando a força da fruticultura para a economia do oeste potiguar.

Para esse segmento, o Encontro Internacional de Negócios do Nordeste (EINNE), representa uma oportunidade de ampliar os contatos e amadurecer os negócios e sua atuação no mercado internacional. “O Sebrae teve a iniciativa de trazer o EINNE para o Rio Grande do Norte em 2015. São sete segmentos, alguns deles muito fortes na participação da economia do oeste, como fruticultura e o segmento de comércio e bebidas. O objetivo é abrir novos mercados”, destaca  o superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179