Olho D'água do Borges/RN -

Canguaretama celebra 370 anos dos Mártires de Cunhaú


De ontem(13) até o próximo dia 23, acontece no município de Canguaretama, a 60 quilômetros de Natal, as celebrações dos 370 anos do fato histórico e religioso que originou os Mártires do Cunhaú. Mais de 50 mil fiéis devem participar da programação, cujo ponto alto é a missa solene campal do dia 16 de julho, quando em 1645 dezenas de colonos católicos foram mortos dentro de uma igreja por invasores holandeses.

A programação voltada à celebração dos primeiros protomártires do Brasil inclui missas, peregrinações, uma corrida ciclística e uma micareta religiosa, em torno da Capela de Nossa Senhora das Candeias, na zona rural de Canguaretama, onde ocorreu o morticínio no passado. Os eventos também comemoram os 15 anos da beatificação dos Mártires do Cunhaú pelo Vaticano.

O episódio do massacre do Cunhaú é lembrado de forma gloriosa pela Igreja Católica. Para o padre da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, José Neto, celebrar essa data é redescobrir o valor do Cunhaú, tanto no contexto histórico como no religioso. “Aqui temos exemplos únicos da provação da fé católica do nosso povo”, destaca o religioso. As celebrações recebem o apoio da Prefeitura Municipal de Canguaretama.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179