Olho D'água do Borges/RN -

Todo cuidado é pouco: confira dicas para evitar clonagem de cartões

A clonagem de cartão de crédito está se disseminando e tirando o sono dos brasileiros. Diante dessa escalada, é preciso ter muito cuidado na hora de usar o dinheiro de plástico, pois a dor de cabeça é enorme. Os mais descuidados podem ter o nome inscrito na lista de maus pagadores do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e ficar sem condições de comprar a prazo da noite para o dia — o que pode causar um baque nas finanças.

Não há limites para os bandidos: as fraudes ocorrem em todos os meios — físico ou virtual. Por isso, antes de comprar qualquer coisa na rede on-line, verifique se as páginas são seguras, bem avaliadas e oferecem bom sistema de segurança, pois existem muitos sites criados por estelionatários para enganar os compradores desatentos. Um antivírus atualizado também faz toda a diferença e impede invasões de hackers, que roubam dados bancários e pessoais. Prestar atenção ao que se publica na internet, inclusive em redes sociais, é outra medida que pode salvar a conta bancária.

No comércio, nunca perca o cartão de vista. É preciso ficar de olho do momento em que você o entregou ao vendedor até o cartão retornar para as suas mãos. Em questão de segundos, uma pessoa mal intencionada pode anotar os seus dados. Com eles, qualquer um pode fazer compras na internet, mesmo sem saber a senha.

Existem quadrilhas especializadas em roubar cartões entregues em casa. Eles são clonados e devolvidos ao verdadeiro dono, que só percebe o problema quando vê a fatura. Buscar o cartão na agência, em vez de pedir para que ele seja entregue em casa, pode evitar que isso aconteça. Nesse e em outros tipos de golpe, é comum que um falso funcionário ligue para confirmar a senha do cartão. Se isso acontecer, não tenha dúvidas de que se trata de um golpe. Os bancos nunca pedem senhas de clientes, em nenhuma hipótese.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179