Olho D'água do Borges/RN -

Sem reajuste, professores e técnicos vão paralisar as atividades da Uern

O governador Robinson Faria (PSD) foi direto: o governo não vai pagar o reajuste salarial aos professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Motivo: o Estado não pode conceder nenhum reajuste às categorias devido a deficiência do cofre e dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

As mesmas condições alegadas em 2011 pela então governadora Rosalba Ciarlini, que não foram levadas em consideração pela categoria. Naquele ano, os professores paralisaram a Uern por mais de 100 dias.

O caminho agora não será diferente. Pelo menos, se depender do segmento dentro da Aduern que não é controlada pelo PT governista.

Na visão da Aduern a negativa do governador quebra o acordo firmado ainda em 2014, e impede o realinhamento salarial de 57,53%, que permitiria a implementação do Plano de Cargos e Salários (PCS) da categoria. Para os professores, a atitude desrespeita toda a comunidade acadêmica da Uern, que deverá se mobilizar contra o descumprimento do que foi acordado.

Na manhã desta sexta-feira (22), em assembleia extraordinária, os professores aprovaram greve a partir de segunda-feira (25), por 145 votos favoráveis, 12 abstenções e nenhum voto contrário. 

“A Assembleia referendou o desejo dos docentes em defender a universidade e suas condições de trabalho. Tentamos, de todas as maneiras manter o caminho do diálogo, das negociações, mas o descumprimento ao acordo firmado no ano passado mostra a falta de respeito do poder público e da reitoria com a categoria dos docentes. Iremos para rua lutar. Tem sido assim em toda a história de Uern e desta vez não será diferente”, afirmou Valdomiro Morais, presidente da Aduern.

A reunião também aprovou a adesão à paralisação nacional no dia 29 de maio, como parte das atividades da Semana Nacional de Mobilização das Instituições Estaduais de Ensino Superior e Instituições Municipais de Ensino Superior (IEES/IMES), organizada pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes).

Sintauern
O sindicato dos Técnicos da Uern (Sintauern) também se reuniu em assembleia na manhã de ontem. Os técnicos definiram, através de votação, que a categoria paralisará todas as atividades  a partir de hoje.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179