Olho D'água do Borges/RN -

Não podemos nos perder no discurso da crise e lamentação, diz governador Robnison


O anfitrião do 3º Encontro de Governadores do Nordeste, o governador Robinson Faria, foi o primeiro a discursar no evento. Robinson destacou o papel fundamental do Nordeste para ajudar o país. “Estou certo do papel fundamental do Nordeste para ajudar o país a avançar, não mais como coadjuvante, mas sim como a mola propulsora capaz de transformar suas riquezas naturais e humanas em patrimônio do país”, comentou.

Robinson Faria ainda falou que apesar da crise que o país enfrenta, perder o foco neste momento seria fatal. “Não podemos nos perder no discurso da crise e lamentação. A democracia brasileira precisa ultrapassar a crise política e econômica”, falou.

“O crescimento médio da região Nordeste tem sido maior que a média do crescimento nacional. O Governo Federal deve apontar alternativas para a retomada desse crescimento via investimento público. É preciso reconhecer que a crise macroeconômica está influenciando diretamente o andamento da máquina pública dos Estados, em especial o Nordeste. Apesar do crescimento tímido das receitas, quando diminui a inflação o crescimento real passa a ser negativo”, disse.

Ainda durante seu discurso, o governador do RN usou uma frase de Rooselvet, ex-presidente dos Estados Unidos Rooselvet. “Estamos face a face com nosso destino, e devemos encontrá-lo com muita coragem e resolução. Para nós é a vida de ação, da extenuante performance do dever; deixe-nos viver nos arreios, esforçando-nos vigorosamente; deixe-nos correr o risco de nos desgastarmos do que enferrujarmos”, citou.

O governador falou para o ministro os pontos pleiteados por todos os chefes de estado da região. “Ministro, estamos aqui para: discutir a gestão fiscal; Garantir as operações de crédito em curso; Reivindicar investimentos na infraestrutura e logística de rodovias, ferrovias, portos e aeroportos do Nordeste, visando ao fortalecimento da integração regional como fator fundamental de competitividade e a inclusão de estudos que viabilizem a implantação de uma malha aeroviária da Região; Solicitar a desoneração do PIS e CONFINS sobre faturamento das companhias estaduais de Saneamento Básico”, falou.

Robinson Faria frisou que os governantes nordestinos não estavam dispostos a fazer a velha política do “pires na mão”. E adiantou que enquanto o PIB do Brasil não passa dos 0,1%, o Nordeste apresenta um PIB de 3,7%: “Somos a região que mais cresce e queremos ser a mola propulsora capaz de transformar a riqueza do país”.

Projetos como o Minha Casa Minha Vida foi lembrado pelo Chefe do Executivo para que o Nordeste não perca investimentos nessa área. Falando diretamente com o ministro Joaquim Levy, o chefe do Executivo Estadual disse: “A caneta mais importante do país está em suas mãos. Use sua sensibilidade e boa vontade para conosco, para que o Governo Federal disponibilize recursos e mantenha as obras”.

Especificamente sobre o Rio Grande do Norte, o líder do Executivo, que sempre se admite um otimista, afirmou que para “virar a página” e apontar para o crescimento, o Estado precisa de abertura para operações de crédito. Só assim, ele poderá terminar e entregar importantes obras como as do acesso ao Aeroporto de São Gonçalo; as obras de mobilidade urbana de Natal; a Barragem de Oiticica e a Adutora do Alto Oeste.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179