Olho D'água do Borges/RN -

Ligações para celulares terão nono dígito a partir de 31 de maio no RN

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), no próximo dia 31 de maio, vai implantar o nono dígito nos celulares de todos municípios do Rio Grande do Norte. Atualmente, o estado possui 4,7 milhões de linhas telefônicas ativas. Agora, obrigatoriamente o número 9 será acrescentado à frente dos números atuais.

A decisão da Agência foi aprovada pela Resolução nº 553/2010. Os telefone fixos, por sua vez, ainda continuarão com oito dígitos. A adição de mais um número aumenta para 90 milhões o número de combinações possíveis de números de celulares em cada DDD.

A Agência explicou que as ligações com oito dígitos ainda serão completadas em um determinado período para adaptação das redes e dos usuários. Gradualmente haverá interceptações e o usuário receberá mensagens com orientações sobre a nova forma de discagem. Essas mensagens serão transmitidas entre 10 de junho a 7 de setembro.

Após esse período, as chamadas não serão mais completadas. As mensagens via SMS e MMS também deixarão de ser enviadas. Quem ligar de qualquer telefone para um celular que tenha o nono dígito acrescentado terá de acrescentar o 9 antes do número antigo para que a ligação seja completada.

Sobre a agenda de contatos do celular, a Anatel recomendou que o cliente deve consultar sua operadora a respeito, pois algumas fornecerão aplicativos que facilitarão essa alteração da agenda. Entretanto, o próprio usuário deve providenciar essa mudança em sua agenda de contatos.

Para aqueles quem possuem telefones pré-pagos, tanto a validade dos créditos quanto o saldo não será alterado pela mudança da numeração. 

Por meio da assessoria de imprensa, a Anatel disse que as operadoras estão aceitando as novas mudanças e não houve uma reclamação significativa.

Além do Rio Grande do Norte, a medida será implantada nos estados do Ceará, Paraíba e Piauí.  A medida foi feita em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Pará, Amazonas, Roraima, Amapá e Maranhão. Até 2016 essa mudança acontecerá em todos os estados brasileiros.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179