Olho D'água do Borges/RN -

Família investe na criação de cabras leiteiras


A criação de cabras leiteiras é hoje a principal atividade geradora de renda do casal Genildo Medeiros e Luiza Cosma de Oliveira, no Projeto de Assentamento Paulo Freire. A propriedade está em uma área coletiva do assentamento, localizada às margens da BR-304, na saída para Natal. A criação de cabras tem sido uma atividade rentável para o casal, que possui hoje cerca de 120 animais, entre adultos e filhotes.

Genildo Medeiros e Luiza Cosma iniciaram a atividade de criar cabras leiteiras no ano de 2011 e explicam que são animais melhores de alimentar, já que o gasto é menor. Além disso, as cabras chegam a dar entre 27 e 31 litros de leite por dia. “Algumas pessoas aqui do assentamento mesmo dizem que não tem futuro criar cabras, mas eu não tenho dificuldade alguma com elas. O único trabalho que elas dão é para voltar para o curral no fim da tarde, mas nós temos nossas estratégias e temos conseguido”, explica.

De acordo com Genildo Medeiros, cada litro de leite é vendido por R$ 2,00, em uma empresa de laticínios de Mossoró, além de servir para o consumo da família e para a fabricação de queijos e doces, sem falar no consumo da carne do animal. “A minha melhor cabra leiteira chega a produzir uns cinco litros de leite por dia, sendo três pela manhã e dois à tarde, e quando chove, que as ramas no chão ficam boas, dá até mais, tiro uns 40 litros por dia juntando todas as cabras”, acrescenta o criador.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179