Olho D'água do Borges/RN -

Seca, saúde e segurança: prefeitos pedem ações urgentes ao governador Robinson Faria


Seca, saúde e segurança. Os prefeitos de 50 muncípios, representados pela Federação dos Municípios do RN (Femurn), entregaram uma pauta de reivindicação de ações emergenciais nas três áreas na manhã desta quarta-feira (11) ao governador Robinson Faria.

Entre os pontos prioritários estão ações que levantem novamente e com urgência a receita do Fundo de Participação dos Municípios, do Fundeb, o pagamento da dívida da Farmácia Básica, , a recuperação dos hospitais regionais e o apoio para a construção de uma sede própria para Femurn.

“Estamos aqui pedindo também ao senhor governador que desenvolva ações de combate à seca (perfuração de poços e carros-pipa), a desburocratização de emendas parlamentares para os municípios melhoria na segurança, apoio junto ao STF para a redistribuição dos royaltes”, clamou o prefeito de Mossoró, Silveira Junior, presidente da Femurn.

O governador recebeu a pauta e imediatamente anunciou o atendimento do primeiro ponto.
“Estou autorizando a perfuração de mais de mil poços e a retomada das obras da Adutora do Alto Oeste que atenderá mais de 16 Municípios daquela região”, prometeu o governador, que ressaltou a inciativa da Femurn em encaminha um pleito coletivo

O governador destacou ainda que em face do enfrentamento da seca, o governo estadual decidiu pelo imediato cancelamento dos convênios para o carnaval. “Temos que resolver os problemas  mais urgentes”, destacou.

Presente á reunião o prefeito de Serrinha, Fabiano Teixeira, frisou que seus município, apesar de localizado na Região Agreste, passa uma extrema dificuldade com a seca. “Estamos vivendo um grande drama com a estiagem e a situação não está pior graças ás àguas que vem da Barragem Monsenhor Expedito, mas precismos de carros-pipa e a perfuração de poços na área rural”, pediu o prefeito.

O presidente da Femurn, Francisco José, saiu otimista do encontro. “O governador mostrou-se disposto a atender todos os nossos pleitos. E o fez com objetividade. Vamos avançar na pauta em busca destas melhorias”, destacou.

Quanto ao terreno para a sede própria da Femurn, Robinson Faria solicitou parecer aos órgãos de controle para saber da legalidade e possibilidade do ato. No que diz respeito à cessão de um gabinete em Brasília, o governador disse que está trabalhando para ampliar e melhorar o escritório do Governo na cidade, mas já colocou à disposição da Femurn e dos prefeitos uma sala na capital federal e todo apoio governamental.

Sobre as emendas parlamentares, Robinson Faria garantiu que vai liberar todas e orientou os prefeitos a procurarem os deputados estaduais para trabalhar a inclusão de emendas e de obras dentro do projeto do empréstimo de R$ 850 milhões adquirido pelo governo.

No que diz respeito à questão da lei que redistribui os royalties, o governador disse ao presidente da Femurn que levará o tema para uma reunião que terá com a presidenta Dilma Rousseff e os governadores do Nordeste, no intuito de conseguir mobilização junto ao STF.

Já em relação à segurança, informou que já está trabalhando forte. “Pagamos as diárias operacionais, estamos investindo em novos projetos e já entregamos agora 50 novas viaturas para os municípios. Sempre sonhei em ser governador para poder contribuir com os municípios e agora vamos fazer uma grande parceria”, finalizou.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179