Olho D'água do Borges/RN -

Problemas estruturais fazem com que viaduto II tenha de ser "desmanchado"


Iniciadas em 2010 e previstas para serem entregues no final do ano de 2013, as obras do Complexo Viário da Abolição deverão ter o prazo de conclusão descumprido pela terceira vez. Hoje, somente os viadutos I, III e IV foram liberados. As obras do viaduto II andam em marcha ré, com as equipes, após "desmontarem" parte do viaduto, retirando a camada de terra do local devido a cedimento de parte do material.

Segundo informações coletadas pela equipe do jornal O Mossoroense, com os trabalhadores do viaduto II, que liga os conjuntos Abolição II e III, a retirada da terra armada que dava sustentação à pista superior do viaduto teve de ser retirada após ter cedido, fazendo o asfalto apresentar rachaduras.

Ao todo, deverão ser removidos 2 mil m³ de terra do viaduto, com prazo previsto para reposição até o final do mês de janeiro de 2015. Entretanto, ainda não há prazo estabelecido para a conclusão dos trabalhos de reparo no local e para liberação para o tráfego.

Em maio, o viaduto II já apresentava falhas na estrutura como rachaduras no asfalto e imperfeições no encaixe das peças de concreto que compõem a parede da construção, levando motoristas que trafegavam pelo trecho a reclamarem com medo que acontecessem desmoronamentos de concreto sobre a via.

Já o viaduto V, no Alto de São Manoel, embora tenha de passar por obras de readequação para ser liberado, não tem nenhuma equipe de trabalho. O viaduto chegou a ser interditado devido a irregularidades na altura da passagem elevada da pista superior e em uma das pistas do entorno. Atualmente, somente a parte inferior da obra está liberada para o tráfego de veículos e ainda não há prazo para conclusão de toda a estrutura, que tem sido usada como pista de caminhada por moradores da região.

Procurada pelo reportagem, a secretária estadual de Infraestrutura, Kátia Pinto, não foi localizada. Questionada pela equipe de reportagem, a assessoria da pasta não respondeu aos questionamentos até o fechamento desta edição.


Orçado em R$ 72,3 milhões, o Complexo Viário da Abolição faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e compreende a duplicação de 17 quilômetros na BR-304, além da construção de cinco viadutos. A entrega do complexo teve prazo prorrogado por duas vezes, sendo a última previsão de entrega para o final deste mês. Além dos atrasos, a construção dos viadutos tem gerado discussões e reclamações devido à ausência de passarelas e deficiências na iluminação e sinalização.

"Desde que começaram essa obra nós não tivemos mais sossego. A casa fica cheia de poeira e voltar para casa ficou mais perigoso porque temos que passar ao lado do viaduto, que é escuro e mal sinalizado. Tenho medo de assaltos e acidentes de trânsito aqui, um motorista inclusive caiu com o carro num buraco", disse a manicure Janice Lemos.

As reclamações da população e falhas no projeto apontadas por membros da Polícia Rodoviária Federal fizeram com que o Ministério Público abrisse processo de investigação sobre possíveis erros no planejamento e execução das obras. Contudo, até hoje, nenhum audiência foi marcada para esclarecer o problema.



0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179