Olho D'água do Borges/RN -

Presidente anunciará “pacote econômico” que poderá reequilibrar as contas públicas

A presidente Dilma Rousseff já recebeu de sua equipe as medidas legais do pacote fiscal destinado a reequilibrar as contas públicas em 2015, que podem gerar um ajuste próximo de 1% do PIB (Produto Interno Bruto) –cerca de R$ 50 bilhões segundo a Folha apurou.

Este montante do ajuste inclui aumento de receitas e corte de despesas do governo que serão implementados por medidas provisórias, decretos presidenciais e emendas constitucionais.

Os textos legais do pacote foram entregues à presidente e, segundo assessores, estão praticamente prontos para divulgação. A data do anúncio vai depender de decisão presidencial e deve ocorrer antes do final do ano.

Entre as medidas para aumentar a receita da União, a equipe presidencial fechou um cardápio para Dilma analisar que inclui a volta da cobrança da Cide (contribuição para regular o preço de combustíveis), zerada em 2012 para evitar aumentos no preço da gasolina e do diesel.

Estão ainda na lista, que depende de decisão final da presidente, o aumento da alíquota do PIS/Cofins sobre importados e mudanças na tributação de cosméticos. As duas medidas podem gerar uma receita extra de R$ 5 bilhões.

A da Cide depende do valor que será definido para a volta do tributo. Entre as despesas, o governo vai tomar medidas para cortar gastos com seguro-desemprego, abono salarial e pensão por morte.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179