Olho D'água do Borges/RN -

Cadeia leiteira do RN ganha projeto sustentável para se desenvolver

A Câmara Técnica Setorial de Leite e Derivados do Estado do RN (TECLEITE) apresentou na manhã desta segunda-feira (8) um estudo detalhado sobre a cadeia leiteira do Rio Grande do Norte com alternativas para recuperar e fortalecer a produção de leite e derivados no Estado. Um dos principais caminhos a ser seguido a partir de agora, de acordo com a opinião dos técnicos de entidades engajadas no projeto, é ampliar a produção para o mercado consumidor interno. “Passamos muito tempo produzindo apenas para atender o Programa do Leite, mas agora queremos conhecer melhor nossa produção para direcioná-la também para o mercado interno, para fazer com que as prateleiras dos supermercados potiguares fiquem lotadas de produtos da terra”, enfatizou o diretor da TECLEITE, Acácio Brito.
A apresentação aconteceu em um café da manhã no restaurante Mangai e contou com a presença de autoridades como o ministro Garibaldi Filho (PMDB), o presidente da Associação de Criadores do RN (Anorc), Antônio Teófilo, o deputado estadual Kelps Lima (Solidariedade), o presidente da Federação da Agricultura do RN (Faern), José Vieira, o diretor técnico do Sebrae no RN, João Hélio Cavalcanti, representantes do Sindicato dos Produtores de Leite, Marcelo Passos, e do Sindicato das Indústrias de Leite e Derivados, Francisco Belarmino, dos Núcleos de Raças Leiteiras e Pardo Suíço e ainda do Ministério da Agricultura e Abastecimento e da UFRN.
O estudo realizado durante um ano pela TECLEITE apontou quatro caminhos a serem seguidos para fortalecer a cadeia: desenvolver ações de mercado, criar um ambiente institucional e de governança, promover inovação e tecnologia e formular as chamadas UBLs – unidades de beneficiamento de leite. Segundo Acácio Brito, a seca não é o único nem o principal problema dos produtores de leite do RN. A questão do mercado é ainda maior. “É um problema muito sério no nosso setor. Precisamos fazer com que o potiguar consuma o nosso leite e derivados e, para isso, precisamos qualificar esse produtor, torna-lo competitivo”, emendou.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179