Olho D'água do Borges/RN -

Além de colocar a folha em dia, Robinson espera tirar o RN do limite prudencia

Um dos maiores desafios do governador eleito Robinson Faria (PSD) diz respeito à despesa com pessoal.

De acordo com a Secretaria do Tesouro Nacional, o Rio Grande do Norte se encontra no limite prudencial desde 2010, quando a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) foi eleita. O problema remonta desde os governos Wilma de Faria e Iberê Ferreira de Souza (já falecido), ambos do PSB.

A Lei de Responsabilidade Fiscal, criada em 2000, estabelece 3 limites para despesas com servidores nos estados. 

O primeiro é chamado de "limite de alerta", acionado quando a despesa supera o patamar de 44,1% em relação a receita corrente líquida. O "limite prudencial", caso do RN, é acionado quando a despesa ultrapassa 46,55%.

Já o "limite máximo" se verifica quando a despesa extrapola 49%. Estamos beirando esse patamar há quase uma década.

Segundo O Globo, na sua edição do domingo (30), dois em cada três governadores deverão concluir seus mandatos este mês deixando um legado duvidoso. É o caso da governadora Rosalba.

Em se tratando da despesa com pessoal, Robinson terá que lutar em duas frentes: colocar a folha em dia e tirar o Estado do limite prudencial.

Muitos compromissos assumidos por Rosalba com as categorias poderão ser revistos nos primeiros meses da nova gestão. Afinal, ela empurrou alguns reajustes salariais para os próximos anos.

O diálogo com as categorias dos servidores não será tarefa fácil para o futuro governo. Robinson vai precisar bastante do PT para desarmar os eventuais movimentos grevistas. O cenário é extremamente nebuloso.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179