Olho D'água do Borges/RN -

Vereador João de Anacleto disse na sessão da Câmara de ontem. "Emprego de minha esposa é legal",


Aconteceu ontem(28), a eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de Olho D’água do Borges para o biênio 2015/2016,  quando foi reeleita para o cargo de presidente, a vereadora Celia Queiroga, frustrando mais uma vez o sonho do vereador Vilmar Araújo de presidir aquela casa legislativa.

Durante os trabalhos veio a tona o assunto dos funcionários fantasmas do município, e dentre eles, o caso da contratação da funcionário Gercina  Alves Cavalcante (Tina), esposa do vereador João Cavalcante, que de imediato retrucou os vereadores da oposição com a seguinte frase: “O emprego da minha esposa é legal, e dai, ela não pode?”.

Péssimo exemplo do vereador.  Ora amigo, até que se admite que ela seja contratada, mas, não trabalhar, não dar expediente,  é legal?. Logo o vereador João Cavalcante, que além de estar com a procuração do povo, (O voto), para representa-los, e ainda por cima, é operador do direito e admitir que sua esposa com salario de R$ 2.027,00, sem dar expediente seja legal? Eu acho que as coisas por aqui perderam o sentido logico. Sinceramente, casos como esse só se ver nos seriados e novelas como Sucupira, Brogodó e etc, isso é vergonhoso.

Enquanto agente político, eleito por meio de eleições diretas, escolhido pela população para ser seu representante, além de criar leis para o dia-a-dia do município, outra função de extrema importância do vereador é a de fiscalizar os atos do poder executivo.  É de responsabilidade do vereador realizar a fiscalização e o controle das contas públicas, o vereador é responsável por representar as comunidades e defender os anseios e preocupações coletivas, e não legislar em causa própria. 

A existência de “funcionários fantasmas" constitui prática perniciosa da máquina pública e fere diversos princípios constitucionais de observância obrigatória para toda a Administração Pública, tais como: a moralidade administrativa, a eficiência, a impessoalidade, a finalidade administrativa e o da eficiência.
Funcionário fantasma é aquela pessoa nomeada para um cargo público que jamais desempenha as atribuições que lhe cabem. Ou seja, recebe sem trabalhar, se enriquece ilicitamente à custa do erário público e do suor do contribuinte, na maioria das vezes com remunerações muito superiores à da maioria dos demais funcionários, como é o caso da esposa do vereador.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179