Olho D'água do Borges/RN -

Bancários analisam proposta da Fenaban e discutem continuidade da greve

O comando de greve dos bancários no Rio Grande do Norte vai se reunir em assembleia nesta segunda-feira (6), às 19h, para avaliar a proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) no sábado (4). Os bancários paralisaram suas atividades dia 30 de setembro.
A Fenaban apresentou a seguinte proposta: reajuste de 8,5%, dos quais 2,02% de aumento real (acima da inflação), enquanto a proposta anterior previa um reajuste de 7,35%. Os banqueiros estipularam ainda 9% de aumento no piso e 12,2% no vale-refeição.
Apesar do reajuste proposto, o Sindicato dos Bancários do Rio Grande do Norte não demonstra tendência de entrar em acordo e retomar as atividades. Além da proposta da Fenaban, a categoria vai discutir os encaminhamentos do movimento com os bancários potiguares.
A coordenadora geral do Sindicato dos Bancários do RN, Marta Turra, disse que ainda não há uma data prevista para o fim da greve. Ela classificou como “vergonhoso” o modo como o comando nacional está conduzindo a campanha salarial dos bancários de 2014. “O comando nacional negociou com a Fenaban no final de semana, mas a proposta apresentada só tem um item, que é o econômico. Não avançou nada nas questões sociais”, analisou.
Marta Turra afirmou que os bancários do RN apontam para uma continuidade na greve por não terem sido comtemplados outros pontos como isonomia entre os bancários, contratação de concursados, combate ao assédio moral e por um ambiente de trabalho com condições de saúde e segurança. “Se isso for aceito, não sei como vai ficar. Essa proposta é pífia, não dá para ser aceita”, ressaltou.
Nacional
Em todo o país, a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) estima que 10.355 agências e centros administrativos não abriram nesta segunda-feira (6). De acordo com a entidade, o número representa um aumento de 57,6% na adesão a grave. Na terça-feira (30), primeiro dia de paralisação, foram fechadas 6.572 unidades.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179