Olho D'água do Borges/RN -

A difícil missão de Henrique de convencer os Rosados no 2º turno

O candidato a governador Henrique Alves (PMDB) vai precisa gastar mais do que saliva para convencer os dois grupos da tradicional família Rosado, que o apoiaram em Mossoró no primeiro turno das eleições, a permanecerem no palanque no segundo turno.

Mossoró é o segundo maior colégio do Rio Grande do Norte e tem peso decisivo em qualquer disputa eleitoral. Ele não cumpriu os compromissos, segundo reclamações que saem dos bastidores para domínio público. A decepção é grande. E a revolta, também.

Os grupos creditam à falta de palavra de Henrique ao insucesso nas urnas, com as derrotas das candidaturas de Sandra (PSB) e Larissa Rosado (PSB) e de Fafá Rosado (PMDB) e Leonardo Nogueira (DEM), à Câmara dos Deputados e à Assembleia Legislativa, respectivamente.

Para juntar “água” e “óleo” (Rosadismo e Fafaísmo não se suportam) no mesmo palanque, Henrique Alves deu garantias eleitorais, que asseguravam a vitória dos quatro candidatos. Só que as garantias não chegaram e os dois grupos ficaram abandonados na reta final da campanha. Em certo momento, faltou até combustível para os carros de propaganda.
O caso mais emblemático é o de Fafá Rosado.

Quando ela ameaçou sair da campanha de Henrique, que tirou a prefeita de Areia Branca, Luana Bruno (PMDB), para apoiar Sandra Rosado, o candidato veio a Mossoró e prometeu compensar com o colégio eleitoral de Caraúbas, no Médio Oeste, cuja Prefeitura é controlada pelo PMDB.

O candidato Walter Alves (PMDB), filho do ministro Garibaldi Filho e primo de Henrique, “aceitou” abrir mão do apoio do prefeito Ademar Ferreira, que foi “transferido” para Fafá.

De “araque”. Urnas abertas, a decepção. Fafá obteve apenas 171 votos (1,07%), ficando na 14a colocação no município, enquanto Walter Alves foi o campeão com 3.656  votos (29,87%).

Ou seja, o prefeito Ademar e os Ferreiras continuaram com Walter, e o PMDB dos Alves engabelaram a ex-prefeita de Mossoró.

As deputadas Sandra e Larissa Rosado colocam na conta de Henrique o insucesso nas urnas. A promessa de transferir colégios eleitorais e garantir estrutura de campanha não foi cumprida. As deputadas esperaram até o último momento. Em vão.

A insatisfação se agravou na última semana de campanha, a ponto de Fafá/Leonardo e Sandra/Larissa não “colarem” os seus nomes na chapa majoritária.

A resposta apareceu nas urnas. Em Mossoró, Henrique Alves recebeu apenas 32,25% dos votos (29.494), enquanto Robinson Faria (PSD) obteve 57,82% (52.886 votos).

Agora, livre do peso da campanha, mas contabilizando os prejuízos, os dois grupos estão esperando a convocação de Henrique Alves para o segundo turno. Vão colocar a fatura na mesa. Se é que ainda existe clima para isso.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179