Olho D'água do Borges/RN -

Ensino médio no RN fica em penúltimo lugar no ranking do Ideb


A qualidade da educação  referente ao ensino médio no Rio Grande do Norte ficou na penúltima colocação. Em comparação a outros estados brasileiros, o RN atingiu um índice de 2.7, ficando em 24º lugar e empatando com o Mato Grosso e Pará. O dado é inferior ao último teste realizado no RN em 2011, no qual o ensino médio atingiu 2.8 e ficou menor do que a  meta estabelecida para o estado, que é 3.5. O dado se baseia no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do ano de 2013. O levantamento foi divulgado na tarde de hoje (5).  

As notas do Ideb caíram no ensino médio de 16 redes públicas estaduais de 2011 para 2013, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) nesta sexta-feira.  Entre as nove unidades federativas que apresentaram crescimento, Goiás pulou do quinto lugar em 2011, com Ideb de 3,6, para o topo do ranking, em 2013, com 3,8. O Rio de Janeiro saltou da 15ª posição (com 3,2) para a quarta (com 3,6), empatado com Santa Catarina, Minas Gerais e Pernambuco.

Em relação a nota nacional da educação, apenas os anos iniciais do Ensino Fundamental cumpriram a meta estipulada para o Ideb. A projeção era que, em 2013 o Brasil ficasse com nota 4.9 na avaliação do 4º e 5º ano, porém o país alcançou o índice de 5.2.

Já na avaliação do 8º e 9º ano, apesar de ter subido 0.1 na média, o resultado ficou abaixo do esperado pelo Ministério da Educação, que colocou como meta a nota de 4.4. Enquanto isso, a nota do Ensino Médio ficou estacionada, alcançando os mesmos 3.7 que em 2011, quando a meta para o ano passado era de 3.9.

Ideb
O Ideb é o principal indicador da qualidade do ensino do País. Divulgado de dois em dois anos, é calculado a partir do desempenho de alunos em testes de Português e Matemática, e das taxas de aprovação no ensino fundamental e médio. É a partir do Ideb que é possível monitorar o desempenho de gestores municipais e estaduais na Educação, além de saber se a Nação está cumprindo as metas estabelecidas para cada etapa de ensino.

A Secretária de Estado da Educação da Cultura  (SEEC), Betânia Ramalho foi procurada pela reportagem da TRIBUNA DO NORTE, mas por meio de sua assessoria de imprensa informou que não se pronunciaria sobre o índice até a titular da pasta receber dados que faltavam. 

Tribuna do Norte



0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179