Olho D'água do Borges/RN -

REFLEXÃO DO DIA: Pense antes de cuspir no prato que comeu

O ser  humano faminto chega à mesa e pede o primeiro prato, guloso come copiosamente. Arregala-se na delícia e no tempero sob medida. Engole afiadamente sua bebida sentindo em cada gole o sabor do líquido que escorrega garganta abaixo. Tudo lhe vai bem. A comida lhe compraz. Logo, vem o segundo prato. Ele repete da mesma porção. O mesmo tanto. Tudo outra vez. Esquece que seus olhos já estão maior que o estômago. Logo encontra a cebola escondida entre a carne. Os temperos, o cheiro verde. Ele detesta cheiro verde e jamais comeria. Assim, o alimento quase lhe enoja. Aquilo lhe traz ânsia. Nada pode satisfazê-lo. O prato fica vazio. Ele estava satisfeito e nem se deu conta. O que lhe resta é cuspir no prato que comeu.

O primeiro pensamento nos diz que desfazemos aquilo que não suportamos mais. Quando o que antes nos agradava e hoje já não nos agrada mais, exaltamos os seus defeitos no lugar de onde antes só admirávamos as qualidades. Enumeramos os defeitos numa lista que jamais pensemos ficar tão imensa. O que antes víamos com os olhos do carinho passamos a ver com os olhos da rejeição.

"Cuspir no prato que comeu" é acreditar que o que era bom não serve mais. Antes é desdenhar aquilo que nos era importante e como hoje não faz parte da nossa vida, pra quê manter o luxo de conservá-lo? É uma maneira estúpida de não aceitarmos a perda. Não somos bons perdedores quando cuspimos no prato que comemos. Antes desenhamos em nós os sinais da ingratidão.

Cuspir no prato que comemos é feio. É como se apenas esperássemos o tempo certo para criticar. É jogar tudo o que foi plantado fora. É querer apagar a parte boa da história com a ousadia de tentarmos ser melhores que os outros ou maiores que as demais coisas quando maldizemos ao invés de louvarmos.

Denis Rafael Albach


0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179