Olho D'água do Borges/RN -

É tetra! Alemanha bate Argentina na prorrogação e conquista a Copa do Mundo


Um jogo apoteótico e com um final dramático. Aos alemães, não interessa. Com um gol marcado por Mário Götze aos oito minutos do segundo tempo da prorrogação, a Alemanha conquistou o tetracampeonato da Copa do Mundo. Agora, os bávaros se unem a Itália com o mesmo número de títulos.

A vitória e o título alemão acabam o jejum de 24 anos sem levantar a taça, além de colocar fim a escrita de que um time europeu nunca havia conquistado o título de campeão em solo sulamericano. Foi a terceira vez que os dois países se enfrentaram em uma final do torneio, a decisão que mais vezes ocorreu na história.

O confronto ainda desempatou a disputa entre alemães e argentinos, já que em 1986 a taça ficou com os sul-americanos (vitória por 3 x 2) e em 1990 quem levou a melhor foram os europeus (1 x 0).

Emoção no 0 a 0
De olho no título de campeão mundial, as duas equipes iniciaram a partida com propostas bem definidas. Alemanha dominava a posse de bola, enquanto os argentinos marcavam forte no campo de ataque adversário e esperavam pelo erro do rival para chegar ao gol.

E, ao menos a princípio, a estratégia do técnico Sabella se mostrava melhor. Especialmente por contar com Messi. O camisa 10 aproveitou bola do lado direito de ataque, se livrou do zagueiro Hummels em velocidade, foi à linha de fundo e tocou para trás. A defesa alemã, bem postada, afastou o perigo.

A jogada animou os argentinos que chegaram novamente, desta vez com Pérez. O jogador bateu cruzado, mas não apareceu um pé para colocar a bola para o jogo. Mas a melhor chance dos sulamericanos viria do pé de Híguain. Atacante aproveitou desvio errado do meio de campo alemão, e diante do goleiro Romero, chutou mal e mandou para fora. O grito de gol ainda sairia, após grande jogada individual de Messi, que Híguain aproveitou para mandar para as redes, mas árbitro assinalou o impedimento.

O domínio dos hermanos começava a se estabelecer, quando a Alemanha acordou do sono profundo que a abatia em campo. Em contra-ataque, a bola terminou nos pés de Schurrle que bateu de primeira para defesa de Romero. A resposta veio imediatamente com Messi. Melhor em campo até então, o atacante escapou dos defensores rivais e tocou na saída de Neuer, a bola não terminou no gol graças a Boateng que se recuperou e mandou para longe o perigo.

Aquilo que não produziu durante a maior parte do primeiro tempo veio nos minutos finais. Após saída errada, os alemães fizeram linha de passe na entrada da área e a bola terminou nos pés de Kroos que chutou fraco, nas mãos do goleiro. Em jogada seguinte, Muller cruzou na área e Klose não acreditou e viu a bola passar diante de sua cabeça. No último lance, em cobrança de escanteio, Howedes subiu mais alto e cabeceou para a bola explodir na trave, antes do apito do intervalo.

Jogo duro
Ao contrário dos 45 minutos iniciais, de muitas chances, o segundo tempo foi marcado pelo receio do gol. Apesar dos ataques não descansarem na busca do primeiro gol do jogo, as defesas pareciam ter voltado ainda mais ligadas. Sem vida fácil para ninguém, os atacantes tentavam superar a forte barreira e o nervosismo que entrava em campo para jogar também no segundo tempo. De um lado, Messi abusava da habilidade para tentar definir o jogo. De outro, o coletivo alemão busca as laterais e os cruzamentos.

Sem mudança no placar, os técnicos tentavam mudar a tendência de um empate. Uma a uma, os comandantes lançavam mão das substituições. Os atacantes Schurrle e Gotze entraram para as vagas de Kramer e Klose – este último saiu aplaudido por ter se tornado o maior goleador da história das Copas. Entre argentinos, Aguero, Palacio e Gago foram a campo para as saídas de Lavezzi, Híguain e Perez.

A Alemanha ainda tentou chegar ao gol para escapar da prorrogação e esboçou um domínio no final da partida, mas sem a frieza comum ao seu jogo, arrematou errado nas chances que tiveram e o árbitro apitou o fim do tempo normal.

Prorrogação da Copa
E a Copa parecia não querer acabar. Autorizado mais 30 minutos de prorrogação com o empate em 0 a 0, a bola começou a rolar e a Alemanha partiu para definir o resultado. Em jogada pelo lado esquerdo de ataque que terminou com duplo arremate, parando na grande defesa de Romero e em seguida no defensor que mandou para longe o perigo.

A chance do título, a melhor da prorrogação, veio para os pés do atacante Palácio que não soube aproveitar. Em lançamento longo, o jogador dominou no peito, colocou a bola no chão e tentou o toque por cima de Neuer, mas não acertou a direção e a bola foi direto para fora. A jogada levou Sabella à loucura no banco de reservas.

O jogo se encaminhava para uma disputa dramática nos pênaltis, mas no banco de reservas estava a solução para pôr fim ao jejum de títulos alemão. Schurrle fez a jogada pelo lado esquerdo do ataque, cruzou forte para Götze dominar no peito e chutar sem que a bola tocasse o chão, aos oito minutos do segundo tempo da prorrogação. Daí em diante, foi só esperar o apito para soltar o grito de tetracampeão.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179