Olho D'água do Borges/RN -

Chuvas registradas no RN ficam na média prevista pelos meteorologistas


Há menos de 10 dias para o fim do período chuvoso no Estado, o volume de chuvas acumulado durante o período se enquadra nas previsões de normalidade para este ano. Contudo, meteorologistas chamam a atenção para a irregularidade na distribuição de chuvas no Rio Grande do Norte.


Até ontem, 20, o acumulado de chuvas deste ano em Mossoró alcançou 538,2 mm, valor próximo ao esperado para o período (485 mm) e dentro da classificação de normalidade estabelecida pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn). Entretanto, outros municípios do Estado sofreram com a falta de chuva, alguns chegando a registrar um volume acumulado de menos de 100 mm este ano (83,5 mm em Tangará, e, 66,2 mm em Lagoa de Velhos), enquanto outros atingiram valores acima de 700 mm (893,2 mm em Portalegre, e, 778 mm em Frutuoso Gomes).

"Devido à alta pressão do Atlântico Sul estar muito próxima do continente, isso acabou afetando a distribuição de chuvas no Estado, causando irregularidade entre as regiões", conta o meteorologista Gilmar Bistrot. 

Mesmo nos municípios que alcançaram a média de chuvas este ano, como Mossoró, produtores rurais contabilizam perdas na produtividade devido ao atraso no início do período chuvoso. Os agricultores afirmam que vêm sofrendo com a estiagem no Estado desde 2011, o que contribuiu para uma queda de até 70% da produção este ano.

Fonte: O Mossoroense

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179