Olho D'água do Borges/RN -

REFLEXÃO: Lealdade e fidelidade são a mesma coisa?

Muitos confundem os conceitos de fidelidade e lealdade humanas, palavras parecidas, mas com significados bem diferentes. Na linguagem popular, ambas ganharam erradamente alguns sinônimos vulgares como bajulação, adulação, submissão entre outros.

Fidelidade e lealdade têm etimologia distinta, significados semelhantes e diferenças sutis. A lealdade contém, enquanto a fidelidade está contida nesta primeira.

Resumidamente, fidelidade significa cumprir um acordo existente entre duas partes. Já a lealdade não exige acordos explícitos ou convenções, sendo a pessoa responsável em manter sua conduta por meio de regras próprias estabelecidas naturalmente pelo seu caráter e senso de dignidade.

Pessoas podem ser fiéis, mas não serem leais. Fiéis são aquelas que apenas se preocupam em não deixar de cumprir a promessa, mas muitas vezes desenvolvem estratégias para dissolver o acordado e não serem apanhadas na infidelidade de fato. Foram fiéis ao que foi negociado, mas desleais na conduta  por outros interesses.

Enfim, é muito mais fácil ser fiel do que leal. Lealdade é para poucos.

Fonte: Purareflexão



0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179