Olho D'água do Borges/RN -

PMDB pisou no “calo” do DEM ao aceitar imposição de Vilma para abandonar Agripino em Mossoró, RN

O PMDB do Rio Grande do Norte pode ter colaborado decisivamente para a consolidação dos laços políticos do senador José Agripino com a governadora Rosalba Ciarlini, unindo o DEM no estado em 2014.

O motivo é Garibaldi Alves e Henrique Alves terem pisado “no pé” de José Agripino, quando desertaram do apoio à candidatura da democrata Cláudia Regina à prefeitura de Mossoró, na eleição suplementar de maio próximo.

O fato abalou as relações amistosas que existiam entre Agripino e o PMDB do Rio Grande do Norte. No pleito de outubro de 2013, o PMDB apoiou a candidata  Claudia Regina, indicando, inclusive, o vice prefeito.

Agora, os peemedebistas abandonaram Claudia Regina, por imposição política da ex-governadora Vilma de Faria, considerada pelo deputado Henrique Alves a “joia da coroa“. Vilma tenta ser candidata ao senado, em coligação do PSB com o PMDB. Vilma impôs que Henrique e Garibaldi apoiem a socialista deputada Larissa Rosado (PSB) para prefeita de Mossoró, RN.

Os dois aceitaram a imposição de Vilma e já assumiram posição pública como ela ditou. O curioso é que a união de Vilma com Henrique no RN não está ainda consolidada, diante da forte resistência dos presidenciáveis Eduardo Campos (PSB) e Marina Silva, que declararam publicamente não desejarem que a sigla socialista seja confundida com o PMDB.

Em  razão disso é provável que a Executiva Nacional do PSB proíba Vilma de ser candidata ao senado, em dobradinha com Henrique para governador. Caso insista e lance seu nome para o senado, deixando em “branco” o candidato a governador,  a candidata Vilma de Faria enfrentará seríssimas dificuldades eleitorais, por não ter ao seu lado o apoio oficial do PMDB, sobretudo em relação aos recursos financeiros de campanha.

Nesse contexto pré-eleitoral das eleições gerais de 2014, a democrata Claudia Regina irá disputar a eleição novamente em maio, sem contar com o apoio dos  peemedebistas. O senador José Agripino, presidente nacional do DEM, não se ausentará de Mossoró.

Ele participará, ao lado da governadora Rosalba Ciarlini, da disputa municipal, que poderá ser uma prévia do potencial eleitoral do PMDB, PSB, DEM e PT no estado. Quem ganhar mostrará força política, ninguém pode negar.

Hoje, no Estado de São Paulo, o deputado Henrique Alves, já lançado candidato a governador do RN na última sexta,  declarou que iria contar com o apoio do senador José Agripino (DEM) em outubro próximo, pois o democrata estaria rompido com a governadora Rosalba Ciarlini.

Essa é uma avaliação absolutamente improvável de acontecer. Henrique pisou no “calo” de Agripino, ao abandonar em Mossoró a democrata Cláudia Regina e “pular” para apoiar à socialista Larissa Rosado, submetendo-se a vontade de  Vilma de Faria.

Uma incontestável liderança política como a de José Agripino foi desconsiderada e humilhada. Prevaleceu a vontade da ex-governadora Vilma de Faria. Por tal razão, o senador se unirá  à Rosalba em Mossoró e juntos apoiarão Cláudia Regina, na disputa pela Prefeitura, definindo a tendência eleitoral para a eleição geral deste ano.

Aliás, Cláudia Regina, pela sua competência pessoal, é um dos melhores quadros dos democratas no país. Caso a candidata do DEM obtenha  uma vitória em Mossoró, estará aberto o caminho para a pacificação total do partido, que montará um palanque de oposição ao governo federal, apresentando Rosalba Ciarlini como candidata à reeleição.

Observe-se que o desgaste político da governadora Rosalba não é o que se divulga, através de verdadeiro complô político montado contra ela. Há pesquisas internas que comprovam essa realidade e o senador José Agripino sabe disso.

Agora é esperar para ver o próximo capítulo acerca do rumo dos democratas no RN.

Pelo que sabe nos bastidores terá um final feliz.

Fonte: Blog do Ney Lopes


0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179