Olho D'água do Borges/RN -

Poucos professores foram às escolas da rede estadual ontem

Alunos, pais e diretores de escolas da rede estadual do Rio Grande do Norte ainda estavam receosos quanto à greve dos professores, deflagrada ontem(29) pela categoria. Das quatros escolas visitadas pela reportagem da TRIBUNA DO NORTE durante a manhã, duas não tiveram aulas, enquanto as demais tiveram os primeiros horários em parte das turmas. 

A diretora da Escola Estadual Luis Soares, na zona Oeste de Natal, ainda não sabe quantos professores aderiram ao movimento. Sânzia Barreto conta que as aulas deste, que deveria ser o segundo dia de aulas, aconteceram até as 9h30, para os alunos do 9º ano, que não tinham professor. 

O estudante John Everton, de 12 anos, faz o 7º ano e diz que entende as reivindicações dos professores. Mesmo assim, lamenta o fato de não ter aulas. “É muito ruim”, diz. 

No final da tarde de ontem, o  secretario adjunto de Educação, Joaquim Oliveira, afirmou que o governo vai tomar medidas para garantir o “direito dos alunos ao conhecimento”. As medidas, porém, não foram elencadas. Hoje, por meio de sua assessoria de imprensa, a Seec afirmou que o anúncio deve ser feito até o final da semana, quando a secretária titular, Betânia Ramalho, voltar de Brasília, onde tem compromissos agendados. 

Enquanto a greve continua, pais que participam do Conselho Escolar da Escola Estadual Floriano Cavalcante, na zona Sul, se reúnem com os professores para  buscarem soluções conjuntas. A escola não teve aulas hoje. “Estamos apoiando o movimento, mas reivindicamos os direitos dos alunos. Sugerimos que a escola faça uma programação cultural e artística para trazer os alunos à escola, até para dar visibilidade ao movimento dos professores”, afirma Neuma Silva, que tem quatro filhos matriculados na unidade.

“Infelizmente nossos filhos acabam desmotivados. Nós compramos material e eles ficam ansiosos pelas aulas, mas começam o ano com um choque desse. Os professores também precisam entender que estão trabalhando com pessoas, com humanos”, diz a mãe Lúcia Souto.

Coordenadora do Sindicatos dos Trabalhadores em Educação, Fátima Cardoso, afirmou que a categoria exige o cumprimento de nove pontos de pauta pactuados em 2013 com o Estado. Uma assembleia está marcada para a próxima segunda-feira (3), quando os servidores discutirão o movimento. 

Fonte: Tribuna do Norte


0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179