Olho D'água do Borges/RN -

Manifestantes apedrejam van durante protesto


A inauguração do estádio Arena das Dunas marcou o início de uma onda de manifestações populares prevista para acontecer este ano em todo o Brasil. O protesto em Natal, organizado por sindicatos e partidos políticos de esquerda, contou com a participação de centenas de pessoas. Entre os manifestantes, jovens adeptos das táticas “black blocs” promoveram atos de vandalismo. Veículos da comitiva presidencial e ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram apedrejados. A presidenta Dilma não passou próximo aos manifestantes.

O protesto reuniu representantes de pelo menos 16 sindicatos e partidos políticos. A concentração da manifestação começou às 14h, na calçada do shopping Midway Mall. Por volta das 15h, o grupo saiu em direção ao estádio que será palco de quatro jogos do Mundial em Natal. Os manifestantes entoavam cantos e palavras de ordem contra a administração estadual e os gastos com a Copa do Mundo. “Esse protesto é para mostrar que não estamos satisfeitos com o investimento na Copa. Nós queremos dinheiro para saúde, educação e segurança”, disse Djair Oliveira, presidente do Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública (Sinpol/RN).

Nas mãos dos manifestantes, cartazes e bandeiras anunciavam o descontentamento com a administração da governadora Rosalba Ciarlini. O grupo de manifestantes pertencente ao Sindicato dos Servidores da Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde-RN) levou bonecos da governadora e da presidenta Dilma Rousseff. Entre sindicalistas, partidários e alguns políticos, um grupo de jovens vestido de preto chamava atenção. 

A passeata seguiu tranquila pela extensão da avenida Salgado Filho e BR-101. Nas esquinas, policiais militares observavam o protesto sem intervir mesmo quando um jovem foi flagrado pichando algumas paredes.

Ao chegar nas proximidades da Arena das Dunas, os manifestantes se depararam com um forte efetivo de policiais da Rocam e Policiamento Ambiental fazendo uma espécie de barreira em torno do novo equipamento esportivo. Muitos convidados chegavam ao estádio para participar da cerimônia de inauguração. Houve tumulto no trânsito. As vias da BR-101 ficaram bloqueadas, o que causou engarrafamento na Salgado Filho.

O grupo de manifestantes se concentrou na entrada do estádio. O protesto seguiu pacífico – com representante de síndicos discursando – a maior parte do tempo. Porém, com a chegada da comitiva da presidenta, os ânimos se exaltaram. Duas vans – com a comitiva da presidenta – e duas ambulâncias do Samu viraram alvos de apedrejamento por parte dos estudantes. Um dos veículos teve o vidro quebrado e a lataria foi pichada. Os manifestantes atiraram várias pedras contra os policias. Ninguém foi preso. Um policial chegou a ser atingido, mas não ficou ferido.

Fonte: Tribuna do Norte

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179