Olho D'água do Borges/RN -

DESCASO: Rede estadual de ensino inicia ano letivo de 2014 sem professores suficientes

A rede estadual  de ensino inicia volta às aulas hoje, sem garantia de uma grade de professores completa para todas as escolas. Após o retorno dos alunos às escolas, é que será feita uma verificação da necessidade das cargas horárias em aberto. 

Os alunos retornam hoje às salas de aula e a atmosfera ainda é de “adaptação”.  Esse é o primeiro ano que todas as escolas estaduais do RN aderiram ao sistema Sigeduc (sistema informatizado da secretaria) para matrículas de seus alunos. Segundo Betânia Ramalho, secretaria de Estado de Educação (Seec), a expectativa é que, com o início das aulas, a pasta possa verificar problemas no número de alunos em relação a divisão das turmas e quantificar a necessidade de professores. 

A Seec não possui ainda o número exato do déficit de profissionais, mas é certo que há necessidade de novas contratações. O dado só poderá ser apurado esta semana, quando o Sigeduc atualizar o número de matrículas, turmas abertas, escolas e professores. “Com o sistema vamos saber a real necessidade de professor por turma”, expõe.

Estas informações não  estão fechadas ainda porque o prazo de matrículas foi prorrogado. Esta semana continua o processo de matrículas. Com dados mais recentes, a rede estadual possui mais de 204 mil estudantes matriculados. Conforme Eduardo Colin, coordenador das Diretorias Regionais de Educação [Direds], a capacidade geral de todo RN é para 400 mil. 

Para suprimento da falta de professores a Seec planeja a novas contratações por meio de um processo simplificado para professor temporário. Vão ser vagas de reserva, convocados de acordo com a demanda. O edital para  as vagas reservas terá remuneração de R$ 1.644 para o regime de 30 horas semanais e deve ser publicado no Diário Oficial até o final desta semana. Um concurso para cargos efetivos também está previsto para 2014.

Enquanto a rede não recebe os novos profissionais, continua o mecanismo de horas complementares dos professores efetivos. “A recomendação inicial é suprir com horas suplementares e com professor temporário, no caso de licença”, explica Colin.

Fonte: Tribuna do Norte

Do Blog: Ista é a prova inconteste do total desmando e abandono da educação publica do Rio Grande do Norte.  

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179