Olho D'água do Borges/RN -

Cerveja brasileira vai ganhar novo padrão de produção

O Ministério da Agricultura publicou no Diário Oficial da União de quarta-feira, 22, o texto que vai determinar os novos padrões para a fabricação da cerveja no Brasil e no Mercosul. Entre as principais mudanças propostas, o texto veta a substituição do lúpulo ou seus derivados por outros princípios amargos. No caso deste último, a exceção é a cerveja gruit, na qual o lúpulo é totalmente substituído. No texto, o ministério proíbe a adição de qualquer tipo de álcool (que não seja do processo natural de fermentação), qualquer que seja sua procedência. Também fica vetada a adição de água fora das fábricas ou unidades engarrafadoras habilitadas. por outras ervas.A proposta prevê a permissão para adicionar mel, leite, frutas e ervas na receita da bebida. Já a substituição do malte por outros insumos cervejeiros (como milho, arroz, entre outros) não pode ser maior que 45% em relação ao extrato primitivo. 

O objetivo da elaboração de novos padrões de produção é abrir espaço para as microcervejarias diante do avanço das cervejas importadas e padronizar o processo de produção no setor. No caso de adição de açúcares vegetais diferentes dos provenientes dos cereais, como o mel, a quantidade máxima em relação ao seu extrato primitivo deverá ser menor ou igual a 25% em peso. O documento ficará em consulta pública nos próximos 60 dias para sugestões e comentários, que deverão ser encaminhados em formato de planilha eletrônica para o e-mail cp.cerveja@agricultura.gov.br. A versão do texto para consulta pública foi desenvolvido a partir de duas reuniões, realizadas em fevereiro e agosto do ano passado, com representantes do setor. 

Estiveram presentes executivos tanto das grandes indústrias quanto de pequenos produtores artesanais, associações e especialistas do setor. Segundo dados de dezembro do Sistema Integrado de Produtos e Estabelecimentos do Ministério da Agricultura, 232 cervejarias e 1,1 mil tipos de cervejas estão registrados no Brasil. De acordo com informações do Bart-Haas Group, o país ocupa a terceira posição no ranking mundial de produção de cerveja, com cerca de 13,7 bilhões de litros produzidos no ano de 2012 e um consumo per capita de aproximadamente 65 litros anuais.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179