Olho D'água do Borges/RN -

Acidente: Ônibus do musico Dorgival Dantas tomba na BR 101 em Goiana-PE


O onibus do sanfoneiro Dorgival Dantas tombou em uma ribanceira na BR 101 Km3, próximo a usina Maravilhas, em Goiana-PE, no inicio da manhã de hoje(31). O veiculo seguia de Natal para Maceió, por volta das 06h, com cinco técnicos da banda, quando saiu da pista e tombou. Apenas um integrante identificado como Daniel teve ferimentos e foi  socorrido pelo SAMU de Goiana.

O motorista Germano Gonzaga, contou que perdeu o controle do veiculo. Chovia no momento. “ A pista estava molhada e parecia estar com óleo. Não consegui frear. Tentei frear o ônibus batendo na arvore, mas não segurou e o veiculo tombou  na ribanceira. Graças a Deus ninguém se feriu gravemente”, disse. O musico Dorgival Dantas não estava no ônibus.

UM FELIZ ANO NOVO PRA TODOS, NOS VEMOS EM 2014!


Não existem sonhos impossíveis para aqueles que realmente acreditam que o poder realizador reside no interior de cada ser humano, sempre que alguém descobre esse poder algo antes considerado impossível se torna realidade. Feliz Ano Novo!

Professor comete suicídio em Macau como protesto por falta de pagamento

O professor de Física, Fernando Emanoel Vasques Leonez, 54 anos, da cidade de Macau, cometeu suicídio na tarde desta segunda-feira (30/12). De acordo com as informações, o atraso do pagamento salarial teria motivado a ação.

Fernando, que era muito querido na cidade, cometeu suicídio enforcando-se dentro de uma sala de aula na Escola Estadual Clara Teteo, unidade educacional onde ensinava.

Ao lado do corpo de Fernando, estava um óculos de sombra, um celular e uma carta, na qual, confirmava o suicídio como forma de manifestação. Na carta, havia a seguinte frase: "Ato de protesto contra o governo do estado, falta de pagamento".

A polícia civil esteve no local realizando os procedimentos cabíveis. O Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP) removeu o corpo para a sede do órgão.

Fonte: SOS Notícias via Macau em Fotos

TSE suspende eleição suplementar em Mossoró

O Tribunal Superior Eleitoral suspendeu a eleição suplementar de Mossoró, que estava marcada para o dia 2 de fevereiro do ano que vem. Nesta segunda-feira, o presidente da Corte, ministro Marco Aurélio Mello, acatou monocraticamente o mandado de segurança impetrado pela defesa da prefeita cassada Cláudia Regina (DEM). A decisão é liminar e não há a definição sobre nova data para a eleição.
A defesa de Cláudia Regina buscava a suspensão da eleição porque ainda há processos em curso sobre a cassação da prefeita. Para o advogado Kennedy Diógenes, que defende a prefeita, houve uma precipitação por parte do Tribunal Regional Eleitoral no momento em que definiu a data para a nova eleição. "Tanto houve (a precipitação) que o TSE concedeu a liminar", disse.

Na decisão, o ministro definiu que só poderá ser realizada uma nova eleição após estarem esgotadas as possibilidades de recursos da prefeita junto ao TSE. Com isso, o presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Francisco Júnior, permanece no comando do Executivo até nova decisão judicial.

TSE determina permanência da deputada Larissa no cargo

A deputada estadual Larissa Rosado (PSB) não será afastada do cargo, conforme determinou decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que decretou sua inelegibilidade por oito anos.

O ministro Marco Aurélio, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), acatou mandato de segurança dos advogados de Larissa e rejeitou a tese de que ela deveria ser afastada do cargo.

Larissa segue inelegível, mas não precisa ser punida com a perda do cargo. A punição pelo crime eleitoral que teria sido cometido por ela, em 2012, não pode ser aplicada às eleições de 2010, quando ela se elegeu deputada estadual.

A decisão de Marco Aurélio, contudo, não é definitiva. Caberá à ministra Laurita Vaz, a quem caberá julgar com afinco o processo - já que o mandado de segurança de Larissa caiu - por sorteio - no birô de Laurita.

Com informações do blog de Edilson Damasceno


Deu na coluna Brasil Confidencial da Revista IstoÉ: Passageiro da agonia de Henrique Eduardo Alves

Ex-assessor do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN), o empresário Aluizio Dutra voltou a circular em Brasília. Exonerado após denúncias de que sua empresa recebia dinheiro de emendas do próprio Alves, Dutra tem acesso livre ao gabinete, despacha com prefeitos, empresários e, pasmem, viaja de carona em avião da FAB.

Fonte: Blog do Primo

Revista IstoÉ também traz denuncia contra o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves


A revista IstoÉ também traz outro assunto que envolve um potiguar: o deputado Henrique Eduardo Alves. No lado verde do tapete do Congresso, a polícia da Câmara também se investe de falsa autoridade policial para sair pelo País em missões secretas. Em abril passado, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), autorizou dois servidores da Casa, Edilson Brandão e Thiago Elízio, a ficarem dez dias no Tocantins “colhendo provas” para um processo administrativo. Com R$ 7 mil em diárias, passagens e aluguel de carro pago pela Câmara, os servidores percorreram os municípios de Formoso do Araguaia e Gurupi dando carteiradas, realizando interrogatórios e reunindo informações.
Para explicar as diligências de sua polícia, a assessoria de imprensa da Câmara alega que o trabalho externo faz parte de uma investigação de fraude previdenciária. ISTOÉ solicitou detalhes da investigação, mas a Câmara se negou a fornecer. Coincidência ou não, em outubro passado o deputado federal Osvaldo Reis, do PMDB de Tocantins, subiu à tribuna para denunciar fraude no Instituto de Gestão Previdenciária do Estado (Igeprev). Na ocasião, Reis entregou um dossiê do caso ao ministro da Previdência, Garibaldi Alves. Desde então, o episódio se tornou um cabo-de-guerra entre oposição e governo tocantinense.
Fonte: Robson Pires

Confraternização na casa do desembargador Francisco Barros Dias


O casal Francisco Barros e Noara receberam ontem em sua residência, vários amigos para confraternização, foi uma tarde/noite muito agradável. Animação do encontro ficou por conta do forró pé de serra de Sebastião Dias e João Geraldo. Teve também  MPB com nosso amigo Ronaldo e João Geraldo.

Hoje a tarde o desembargador estará se deslocando para Tibau, onde passará o réveillon com amigos de Olho D’água do Borges.  Sexta-feira  será a vez do Professor Escolástico, Antonimar e Gilberto desembarcarem na cidade praia de Tibau, nas residências de Valcides e Dr. Welingthon.  O forró pé de serra de Sebastião Dias e João Geraldo, também vai estar lá pra animar a galera durante os dois dias.

Olhodaguense Júlio Cesar concluiu Doutorado em Biologia

Doutor em Biologia, Julio Cesar e sua noiva Amanda
Ontem(28) foi uma noite especial para o casal Zé de Julio e Francina, que receberam em sua residência parentes e amigos  para comemorar o sucesso de seus filhos Julio Cesar e Vanlucio,  que concluíram neste final de ano,  Doutorado em Biologia e o curso de Pedagogia na UERN, respectivamente.

O que presenciei ontem, foi um exemplo de força de vontade e determinação de Julio Cesar e Vanlucio, garotos simples e humildes, que estudaram desde as series iniciais na Escola Estadual 20 de Setembro e que sempre demonstraram determinação e vontade. 

Particularmente, fiquei lisonjeado pelo reconhecimento da minha  parcela de contribuição, como professor  pelos dois jovens talento.

Parabéns Julinho e Vanlucio, parabéns Zé de Julio e Francina, que apesar dos obstáculos impostos pela  vida, souberam muito bem administra-los e hoje estão colhendo os frutos merecidos. Que este momento vivido por vocês sirva de exemplo pra muitas famílias e jovens da nossa terra.

A cara de pau de Garibalde Filho

Rosalba, Garibalde pai e Garibalde Filho
Em entrevista à TV Ponta Negra, o ministro da Previdência Social,  Garibaldi Alves Filho, não economizou críticas ao atual governo Rosalba Ciarlini. Ao apontar a perda da capacidade de investimento do governo, ele disse também que a governante não passa de uma simples pagadora da folha de pagamento do funcionalismo estadual.

Assim como o eleitor, o ministro Garibaldi Alves Filho também tem memória curta, pois o mesmo esqueceu que até pouco tempo fez parte do governo Rosalba Ciarlini. Portanto, o ministro também é responsável pelo estado de caos em que se encontra o  Estado do Rio Grande do Norte. 

É do conhecimento de todos que Garibaldi Alves apoiou a candidatura de Rosalba ao Governo do Estado  em 2010, com o objetivo de colocar seu pai Garibaldi, que era primeiro suplente de senador da então senadora Rosalba Ciarlini, no senado federal. Alguém duvida?


Agora, perguntamos: Alguém tem conhecimento do que foi feito por esse senador (pai) durante seu mandato?  

Fonte: Almino Afonso Informa

População poderá monitorar pela internet programas sociais do governo

O governo federal disponibilizará, em janeiro, um portal que vai permitir à população monitorar os programas sociais – é o mesmo instrumento usado pela presidenta Dilma Rousseff e pela Casa Civil para fiscalizar as ações. Segundo a chefe da Casa Civil, ministra Gleisi Hoffmann, dos cerca de 40 programas monitorados atualmente, com mapas referenciados, três estarão no portal a partir do próximo mês: Mais Médicos, Minha Casa, Minha Vida e Desastres Naturais.
“Queremos esses programas disponíveis agora em janeiro porque é importante a população nos ajudar a fiscalizar e acompanhar os programas”, disse Gleisi hoje (27), durante café da manhã oferecido aos jornalistas no Palácio do Planalto. A ministra ressaltou que muitos dados estão no Portal da Transparência e no Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), mas nem sempre de uma forma gerencial, que permita à população ajudar na fiscalização. 
O sistema disponibilizado traz um mapa do país com pontos marcados em cada município onde os programas são executados e dá uma visão geral na qual o cidadão poderá selecionar um local para mais detalhamento. Segundo Gleisi, no Programa Mais Médicos, será possível obter o número de profissionais com nome e dados de cada um, bem como do tutor responsável, além de um mapa com a localização da unidade de saúde onde eles atendem. As informações são atualizadas a cada envio de profissionais. 
No Minha Casa, Minha Vida, serão disponibilizados dados de todos os empreendimentos registrados, os nomes das construtoras, a data de início e término das obras e o número de unidades. O cidadão também poderá acessar fotos das obras. 

Nova pesquisa da Consult confirma liderança de Wilma em todos os cenários

O Portal Noar e o Instituto Consult realizaram a segunda rodada de pesquisas – de um total de 7 – no Rio Grande do Norte para medir o grau de aprovação da administração do Governo do Estado, da Prefeitura de Natal e captar, neste momento, o sentimento do eleitor para as eleições de 2014.
A pesquisa, contratada pelo Portalnoar, ouviu 1.700 pessoas em 58 municípios do RN e foi realizada entre os dias 22 e 24 de dezembro de 2014.
Nesta segunda rodada de pesquisas foram feitos diversos cruzamentos possíveis entre lideranças políticas para os cargos de governador e de senador.
Na disputa pelo Governo do Estado os nomes de Wilma de Faria (PSB), Garibaldi Filho (PMDB), Fernando Bezerra (PMDB), Henrique Eduardo Alves (PMDB), Robinson Faria (PSD), Carlos Eduardo (PDT), Fernando Mineiro (PT) e da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) foram colocados em confronto, numa sequência de cruzamentos entre cada um deles.
Para a eleição do Senado a pesquisa incluiu nomes da vice-prefeita Wilma de Faria, da deputada Fátima Bezerra, do deputado federal Henrique Eduardo Alves e do vice-governador Robinson Faria.
A atual vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, aparece liderando em diversos cruzamentos, mas há uma surpresa interessante quando a pesquisa indagou sobre uma disputa para o Senado entre ela e a deputada federal Fátima Bezerra.
Os números indicam um empate técnico entre as duas – Wilma com 39,59% e Fátima Bezerra com 37,53% – mostrando que ambas precisarão de novos aliados para caminhar em 2014. Na pesquisa de novembro, Wilma tinha 6 pontos percentuais à frente da deputada.
Para o Governo do Estado, a amostra confirma a liderança da atual vice-prefeita de Natal em vários dos cruzamentos e lidera tanto na pergunta estimulada quanto na espontânea quando seu nome é incluído. Numa disputa aberta com Henrique Eduardo Alves e o vice-governador Robinson Faria, Wilma lidera com 39,35%
O nome eleitoralmente mais forte do PMDB continua sendo o do Ministro da Previdência Social, senador Garibaldi Filho. No confronto com Garibaldi e a governadora Rosalba Ciarlini, Wilma mantém a dianteira.
 Na disputa direta com o ministro Garibaldi Filho a ex-governadora também leva vantagem.
O desempenho de Wilma é repetido numa eventual disputa com Fernando Bezerra e o atual vice-governador.
A Consult também simulou o confronto entre Wilma de Faria e o deputado Henrique Eduardo Alves.
Quando o nome de Wilma de Faria é retirado do cruzamento e incluídos os nomes do prefeito de Natal, Carlos Eduardo, do vice- governador Robinson Faria e da atual governadora Rosalba Ciarlini, o nome do prefeito aparece em primeiro lugar.
O vice-governador Robinson Faria, até agora o único nome lançado candidato a governador, venceria um confronto contra Fernando Bezerra (PMDB), Fernando Mineiro (PT) e Rosalba Ciarlini (DEM).
Outro dado interessante da pesquisa, na pergunta espontânea, mostra que até agora o eleitor não está muito envolvido com o pleito.
Quando indagados sobre em quem votaria para governador se a eleição fosse hoje, 72,65% disseram não saber e outros 6,71% disseram nenhum. Wilma tem 8,76%, Garibaldi, 4,59% e Rosalba, 2,71%.

Oposição da boca pra fora: Agnelo Alves e deputados do PMDB dos Alves querem manter Rosalba governando

O negocio de Hermano é está no poder
Eu sempre disse que esse ‘rompimento’ dos Alves com Rosalba é de araque..

Quando a Comissão de Justiça da Assembléia Legislativa foi analisar a admissibilidade do impeachment da governadora Rosalba os deputados do PMDB dos Alves e o deputado Agnelo Alves(PDT), pai do prefeito Carlos Eduardo Alves, votaram contra o acolhimento do afastamento da governadora..

O ex-candidato a prefeito de Natal, Hermano Morais(PMDB), que escondeu que apoiava Rosalba e Micarla votou para governadora  continuar..  Hermano adora um governo, mas, no ano que vem, depois de se aproveitar muito do poder ele vai fazer discursos de oposição..

Assim também foi o deputado Ezequiel Ferreira de Sousa que fazia oposição a Rosalba, mas, agora no PMDB, deve ter recebido um pedido de Henrique e Garibaldi Alves, votou a favor na Rosa..
Agnelo Alves é oposição na radio e
governo na assembleia, ele é chamado
como deputado melancia: verde por fora
e rosa-avermelhado por dentro

Quanto o deputado Agnelo Alves(PDT), isso já era esperado, votou e defendeu Rosalba…

Os votos de Agnelo são sempre alinhados com os do PMDB dos Alves, afinal ele é um cacique dos bacuraus..
Agnelo Alves conversa horas com seus sobrinhos Garibaldi e Henrique Alves..

O único deputado que votou a favor do acolhimento do impeachment de Rosalba foi Kelps Lima do Solidariedade..

Interessante que os blogs babões não publicaram esse fato..

Fonte: Blog do Primo

Amigo secreto no Congresso

"Meu amigo secreto tem seis mandatos, 16 processos por corrupção e nunca foi preso". "Sou eu!". "Sou eu!". "Esse sou eu!". E quem não gritou "sou eu" é porque tem mais de 16 processos. Rarará.

Fonte: José Simão/Folha de São Paulo

Dilma oferece cargos para aumentar tempo na TV

A presidente Dilma Rousseff planeja usar a reforma ministerial em estudos no governo para ampliar sua exposição no rádio e na televisão na campanha do ano que vem, quando disputará a reeleição.Os conselheiros políticos de Dilma definiram como um dos pilares de sua estratégia eleitoral assegurar metade do tempo previsto pela legislação para a propaganda dos candidatos no rádio e na TV.
Dilma pretende ter a seu lado uma coalizão inédita, formada por 12 partidos que podem garantir a sua campanha pouco mais de 12 minutos em cada bloco de 25 minutos de propaganda, ou 49% do total.Quatro desses 12 minutos poderão ser assegurados com a adesão de quatro siglas partidárias que devem ser contempladas com cargos na reforma ministerial, que Dilma promete anunciar até março.

Fonte: Folha de São Paulo

Governo do RN paga salários de 93% dos servidores no dia 30

O governo do Rio Grande do Norte divulgou nesta quinta-feira (26) o calendário de pagamento do salário de dezembro dos servidores estaduais. Até o dia 30 deste mês recebem os funcionários com remuneração de até R$ 3 mil, enquanto os demais servidores terão seus vencimentos depositados no dia 10 de janeiro.


A informação foi confirmada pelas secretarias estaduais de Planejamento e Finanças e Administração. Além dos servidores com salário de até R$ 3 mil líquido, recebem no dia 30 funcionários das pastas da Educação, Saúde, Segurança, Universidade Estadual do RN (UERN) e demais instituições com receita própria, independente do valor do contra-cheque.

De acordo com as secretarias, o pagamento do dia 30 inclui 93,13% (99.162) do total dos servidores estaduais e soma R$ 174.540.777,76 líquidos. Os demais 6,87% (7.317 servidores), que receberão seus salários no dia 10 de janeiro, respondem por um montante de R$ 67.025.326,92 na folha de pagamento.

Fonte: G1/RN

Reitor da Uern anuncia que vai adiar data das provas do concurso vestibular 2014

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) irá alterar o  calendário de provas do Processo Seletivo Vocacionado (PSV/2014). A decisão foi tomada na manhã desta quinta-feira (26), em uma reunião do Reitor, Pedro Fernandes, e do vice-reitor, Aldo Gondim, com todos os pró-reitores e coordenador da Comissão Permanente do Vestibular (COMPERVE).

A mudança foi definida com a resposta oficial do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), à consulta sobre as eleições suplementares municipais em Mossoró que coincidem com o vestibular da UERN, dia 2 de fevereiro de 2014.

O presidente do TRE, desembargador Amilcar Maia,  informa que muito embora a Presidência e a Corte se mostrem sensíveis às razões indicadas na solicitação da UERN, o pedido foi indeferido por razões de ordem jurídica, oriundas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que exige a realização do novo pleito no primeiro domingo de cada mês.

“Portanto, o inarredável atendimento aos comandos normativos impede que o Tribunal regional altere a data das novas eleições”, destaca, ressaltando que o próprio TSE tem concedido efeito suspensivo a diversas eleições já aprazadas, o que pode vir a ocorrer em relação ao pleito de Mossoró. “Essa medida foge inteiramente da competência deste Tribunal regional, competindo apenas àquele Tribunal Superior conferir dita sustação”, destaca.

Mesmo com a indefinição das eleições admitidas pelo TRE, o reitor Pedro Fernandes, afirmou que a UERN mudará a data do PSV. “ A UERN acata, respeita e compreende a posição do TRE, mas, por precaução e pensando no candidato do PSV decidiu marcar nova data”, assegurou, adiantando que já deteminou à Pro-Reitora de Ensino de Graduação (PROEG) e Comperve pressa na definição da nova data do vestibular.


Cláudia tenta evitar nova eleição municipal em Mossoró

Advogados que representam a prefeita e vice cassados e afastados de Mossoró, Cláudia Regina (DEM) e Wellington Filho (PMDB), entraram com mandado de segurança ontem à tarde no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A petição solicita suspensão de eleições suplementares em Mossoró, marcada para o dia 2 de fevereiro de 2014.

A demanda foi distribuída para a ministra Laurita Vaz.

Mas diante do recesso judiciário, pode ser apreciada pelo ministro-presidente Marco Aurélio Mello.

A propósito, também está com Laurita Vaz um elenco de três ações cautelares,  que tentam revisar decisões que mantiveram cassação e afastamento de Cláudia Regina e Wellington no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

No final da semana passada, já no recesso do TSE, o ministro Marco Aurélio evitou tomar decisão sobre essas ações. Empurrou o caso para relatora Laurita Vaz.

Fonte: Carlos Santos


TV Ponta Negra é vendida por R$ 20 milhões para a Hapvida, mas negócio ainda pode ser desfeito

O grupo que comanda do sistema privado de plano de saúde Hapvida, do Ceará, comprou 51% das ações da TV Ponta Negra, afiliada do SBT no Rio Grande do Norte.

Pelo negócio, os cearenses vão pagar R$ 20 milhões, em cinco anos. O acordo foi firmado pela presidente e superintendente da emissora, Miriam de Sousa, que detém 99% da empresa.
Das três herdeiras de Miriam, somente Rosy de Sousa concordou com a concretização do negócio. Micarla de Sousa e Priscila de Sousa não foram favoráveis à venda.

O executivo Fernando Eugênio, ex-superintendente da casa e atual gestor da TV Tropical, também estaria participando do negócio com 5%. Ele é o intermediador da transação.

Mas há um componente importante no acordo. O Grupo SBT comprometeu-se em comprar 15% das ações, mas ainda falta o OK de Sílvio Santos. Caso o SBT não entre no negócio, é provável que a Hapvida recue e desista da transação, conforme consta em contrato.


Fonte: Jornal de Hoje 

Ueba! Renan, o implante voador!

Aí anteontem o Renan Implante Voador apareceu na TV e todos gritaram: "Foi esse cabelo que nós pagamos?". Horrível! Quebra de "decouro cabeludo". Rarará!

Fonte: José Simão/Folha de Sp.

Ação do Sinte-RN poderá beneficiar mais de três mil educadores com hora-extra no contracheque deste mês

O contracheque de dezembro virá mais gordo para aproximadamente três mil educadores da rede estadual de ensino. Pelo menos é o que anuncia a Secretaria Estadual de Educação. Segundo o assessor jurídico do Sinte-RN, Carlos Gondim, a promessa é de que o Governo regularize as horas-extras dos que continuam em sala de aula no terço da jornada destinada às atividades extra classe.

“A justiça obrigou o Governo a pagar o terço de hora/atividade retroativo ao início da vigência da Lei do Piso. Foi feita a readequação, mas em muitas escolas não foi possível reduzir a carga horária e os professores continuaram fazendo as horas extras sem receber por isso. Nós pressionamos e o montante acumulado de agosto para cá deverá ser pago integralmente no contracheque deste mês”, explica Carlos Gondim.

Como faz parte da ação judicial, haverá desconto dos honorários advocatícios, no entanto haverá uma inversão: ao contrário do pagamento anterior, no qual os valores relativos aos advogados foram descontado integralmente antes do pagamento do direito, agora os beneficiados com a Ação receberão o valor total e o desconto dos honorários será feito apenas no contracheque de janeiro. A coordenadora geral do Sinte-RN, Fátima Cardoso comemora: "É um presente de Natal, conquistado pela nossa luta e dessa vez a prioridade está de acordo com a visão do Sinte-RN: em primeiro lugar o filiado".

Os advogados estão tentando conseguir a lista dos que serão beneficiados para que possa ser publicada no site.


Fonte: Sinte

Pagamento do servidor do RN: Calendário da folha de dezembro está indefinido

A secretária adjunta de Administração e dos Recursos Humanos (Searh), Suely Pimentel, afirmou que o calendário de pagamento do funcionalismo para 2014 não será feito antes do início do ano. Segundo ela, a ideia é efetuar o pagamento nos dois últimos dias úteis, como é praxe, até que as datas oficiais sejam definidas. O Governo do Estado enfrentou problemas com o pagamento dos vencimentos dos servidores nos últimos meses de 2013.

Ainda não se sabe se as remunerações do mês de dezembro, que deveriam ser pagas nos dias 30 e 31 de dezembro serão efetivamente repassadas pelo Governo. Mas já se sabe que o impulso nas receitas próprias, sobretudo Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) amenizaram as dificuldades que fizeram com que o executivo atrasasse o pagamento dos servidores. Ainda há problemas enfrentados por parte do funcionalismo, como é o caso do não pagamento do terço de férias. Mas a secretária adjunta da Searh garantiu que esta não é uma situação generalizada e sim pontual. “A gente está identificando esses casos e conforme o esclarecimento está sendo colocado em folha. Não é um atraso geral”, admitiu a secretária.


PMDB tem vontade de lançar Wilma de Farias para o governo mas tem medo.

Passado o Natal, vem a virada do ano…e o verão, temporada em que o ex-senador Fernando Bezerra será o governadorável do PMDB.

Um janeiro de muitos almoços e conversas na varanda da casa de FB na praia de Jacumã, onde também vai veranear o presidente da Câmara, Henrique Alves, hóspede do sogro Cassiano Arruda Câmara.

Passado o verão…aí sim, o PMDB vai decidir quem apoiar nas eleições para o governo.

As exigências do candidato preferencial do momento não batem com os planos do partido de Henrique e do ministro Garibaldi Filho.

Que são os nomes apontados pelos líderes peemedebistas de todo o Estado, mas tem se recusado a topar a parada.

Passada a temporada de Fernando Bezerra, se Henrique e Garibaldi continuarem arredios à disputa, o PMDB vai sim, apoiar um nome de fora do partido.A candidata que o PMDB tem a certeza que ganharia a eleição era  Wilma de Faria mas tem um certo temor de Wilma,eles desejam te-la como senadora mas ainda com um pouco rancor.Que o PMDB caia na história de excluir a ex- governadora e partir com um nome novo tanto para o governo como para o senado,para ver onde a sigla de Garibaldi e Henrique vai parar.

Candidatura própria começando a subir no telhado…

Resta saber se o candidato será o deputado federal João Maia, do PR, como já cogitado, ou o vice-governador Robinson Faria, do PSD, que tem trabalhado para conquistar a simpatia do partido, e tem até conseguido de uma parte da legenda.

Criar um candidato novo para justificar o plano de candidatura própria será arriscado para o PMDB.

E isso até Pedro Henrique, o filho de 12 anos do deputado Henrique, e Luís Eduardo, o neto de 4 anos do ministro Garibaldi, têm consciência.

Fonte:THAÍSA GALVÃO


Minirreforma Eleitoral interfere nas convenções partidárias, dupla filiação e substituição de candidatos

A Lei 12.891/2013, conhecida como nova Minirreforma Eleitoral, diminui em dois dias o período para que os partidos escolham seus candidatos e deliberem sobre as coligações. Pelo texto anterior, esse período ia de 10 a 30 de junho. Agora, começa no dia 12 e vai até 30 de junho do ano das eleições. As atas devem ser lavradas em livro aberto, rubricado pela Justiça Eleitoral.
Segundo o texto da nova lei, no artigo 8º da Lei das Eleições, “a escolha dos candidatos pelos partidos e a deliberação sobre coligações deverão ser feitas no período de 12 a 30 de junho do ano em que se realizarem as eleições, lavrando-se a respectiva ata em livro aberto, rubricado pela Justiça Eleitoral, publicada em 24 horas em qualquer meio de comunicação”.
No caso de duplicidade de filiação, a nova lei determina que a filiação a outro partido cancelará imediatamente a filiação ao partido anterior. No caso de alguém filiado a dois partidos, prevalece a filiação mais recente. De acordo com o texto, quem se filia a um novo partido tem de comunicar o fato ao juiz de sua zona eleitoral. O texto anterior não previa o cancelamento automático no caso de nova filiação e considerava nulas as filiações de pessoa ligada a mais de um partido.
Diz a nova lei que o artigo 22 da Lei dos Partidos Políticos que o cancelamento imediato da filiação partidária verifica-se nos casos de morte, perda dos direitos políticos, expulsão e filiação a outro partido, desde que a pessoa comunique o fato ao juiz da respectiva zona eleitoral. “Havendo coexistência de filiações partidárias, prevalecerá a mais recente, devendo a Justiça Eleitoral determinar o cancelamento das demais”, define o texto.
No ponto referente ao prazo para a substituição de candidatos, a nova lei altera o limite, tanto para eleições majoritárias quanto para proporcionais. Agora, a substituição só pode ser feita caso o pedido seja apresentado até 20 dias antes do pleito. No texto anterior, o prazo era de 60 dias para as eleições proporcionais e não havia prazo limite para as eleições majoritárias. Em caso de morte de candidato, não haverá esse limite.
O novo texto dispõe, no artigo 13 da Lei das Eleições que “é facultado ao partido ou coligação substituir candidato que for considerado inelegível, renunciar ou falecer após o termo final do prazo do registro ou, ainda, tiver seu registro indeferido ou cancelado”. O parágrafo 3º determina que “tanto nas eleições majoritárias como nas proporcionais, a substituição só se efetivará se o novo pedido for apresentado até 20 dias antes do pleito, exceto em caso de falecimento de candidato, quando a substituição poderá ser efetivada após esse prazo”.

Meta de extinguir lixões até 2014 esbarra em pequenos municípios

Por determinação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), todos os lixões estão condenados à extinção até agosto de 2014. A meta estipulada pelo governo federal proíbe o funcionamento desses depósitos a partir desta data e prevê a recuperação ambiental das áreas. Mas em muitas cidades, principalmente nas pequenas, a meta dificilmente será alcançada. O Ministério do Meio Ambiente não possui dados atuais de quantos municípios ainda possuem lixões em funcionamento, mas espera que as cidades cumpram os prazos estabelecidos. Quem descumprir a determinação poderá responder por crime ambiental e estar sujeito a multas, além de correr o risco de não receber mais verbas do governo federal.
Os últimos dados disponíveis são de 2008 e revelaram que, então, 2.906 lixões estavam funcionando em 2.810 municípios do país. A grande maioria (98%) estava concentrada em cidades pequenas – 57% no Nordeste. A Bahia era o estado com o maior número de lixões, com 360, seguida por Piauí (218), Minas Gerais (217) e Maranhão (207). E são justamente os municípios com a maior concentração de lixões, os pequenos, que provavelmente não devem cumprir o prazo do governo federal. A maior dificuldade é a capacidade técnica e falta de funcionários qualificados para a elaboração de planos municipais.
Fonte: Marcos Dantas

150 municípios Potiguares vão receber filtros de agua do governo potiguar.

No Rio Grande do Norte serão distribuídos mais de 100 mil filtros de águas para as pessoas atendidas na ‘Operação Carro-Pipa’ no combate aos efeitos da seca que atinge vários estados nordestinos há muito tempo.

150 municípios potiguares serão beneficiados com os filtros. O RN foi dividido em sete pólos regionais. No Pólo de Natal, 25 municípios, no Pólo de Mossoró serão 12 municípios, no Pólo de Pau dos Ferros 37, no Pólo de Caicó, são 25 municípios, no de Santa Cruz serão 19, no de Angicos, vão ser beneficiados 17 e no Pólo de João Câmara 15 municípios.

O Pólo de Pau dos Ferros já iniciou a entrega dos filtros, como esclarece o responsável pelo acompanhamento da distribuição pela Emater-RN, Jaílson Fernandes.

Ficará a cargo de cada COMPDEC retirar os filtros quer foram destinados ás localidades e distribuí-los entre a população. Os recursos adquiridos junto ao Ministério de Integração Nacional somam quase R$ 5 milhões para a aquisição de 113.636 filtros.

Fonte: A Folha Patuense/Patu em Foco


Desembargador Federal Francisco Barros Dias passou o natal com amigos em Olho D’água do Borges.

Desenbargador Francisco Barros Dias e sua
esposa Drª  Noara e a Valentina
O desembargador Francisco Barros Dias e sua esposa Drª  Noara, receberam  ontem(24), em sua casa no Sitio Nevoeiro, varios amigos para comemorar o Natal e também o aniversário de sua esposa Noara. Foi maravilhos o encontro. Parabéns, e muito obrigado pela receptividade.

Mensagem Natalina do Blog para todos os leitores e amigos


Com aval de Henrique Alves, deputado voa de primeira classe e gasta R$ 20,4 mil a mais

O deputado federal (foto acima) Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), presidente da Câmara dos Deputados, autorizou que um deputado de Minas Gerais viajasse para Nova Iorque na primeira classe. Além dele, outros quatro deputados e um senador fizeram a mesma viagem, mas gastaram bem menos. Enquanto os outros pagaram R$ 4,2 mil, usando dinheiro público, Newton Cardoso (PMDB-MG) gastou R$ 24,6 mil. Ele alegou problema de saúde para pular da classe econômica para a primeira. A diferença é de R$ 20,4 mil para os cofres públicos.
A informação foi revelada pelo jornal O Estado de São Paulo, em matéria assinada pelos repórteres Fernando Gallo e Ricardo Chapola. A viagem ocorreu no começo deste mês, feita por membros da equipe que integrava uma delegação da Casa na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Newton (foto abaixo) alegou problema na coluna e, por isso, teria solicitado a mudança da classe econômica para a primeira, que é bem mais cara.

“Estão me subestimando”, afirma Robinson sobre candidatura ao Governo em 2014

Entrevista de Robson Farias para TV No Ar
O plano “A” do vice-governador Robinson Faria, do PSD, para 2014, é se candidatar ao Governo do Estado em 2014. O plano “B”, ser candidatar ao Governo. E o “C”? Bem, o “C” é ser candidato a governador. Robinson está decidido a disputar o Executivo no próximo ano, tanto que nem trabalha com outra hipótese que não seja essa.

Pelo menos, foi isso que o vice-governador revelou em entrevista concedida ao portalnoar.com e que é veicula esta semana, na TV NoAr. “Eles estão me subestimando, mas estou confiante no meu objetivo”, afirmou Robinson Faria, ressaltando que tem que conviver com essa “falta de confiança” desde o início da carreira política, mas que mesmo assim jamais deixou de crescer eleição após eleição.

E, durante quase uma hora de entrevista, é claro que essa não foi a única “revelação” que Robinson Faria fez. O vice-governador confirmou as articulações no plano nacional do PSD para convencer o PMDB e o PT a apoiá-lo como candidato ao Governo em 2014, usando como principal argumento o desempenho positivo dele em pesquisas realizadas pela equipe dele.

“Enfrento sem medo de ser feliz”, disse o vice-governador quando questionado o que achava se, mesmo com essas articulações, tiver que enfrentar uma chapa formada por Fátima Bezerra, do PT, candidata ao Senado Federal, e Fernando Bezerra, do PMDB, ao Governo.

“Quero ser governador porque sei tudo que posso fazer pelo Estado”, respondeu o vice-governador quando questionado o porquê de desejar, tão decididamente, ser o futuro chefe do Executivo Estadual. Desejo esse, por sinal, que não é de hoje.


Primeira previsão climática para 2014 indica chuvas dentro da normalidade

Os meteorologistas de todo o país estiveram reunidos  semana passada na Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), em Campina Grande (PB), para elaborar a primeira previsão climática oficial para o primeiro trimestre de 2014 para o setor norte da região Nordeste. Os primeiros indicativos apontam um período chuvoso normal.

"A previsão é de chuvas próximas ao normal. Os parâmetros analisados não têm uma situação definida, mas apresentam uma evolução. Como exemplo, temos as águas do Atlântico Norte, que estão esfriando, enquanto as do Atlântico Sul estão aquecidas. Já o Pacífico está neutro. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) está se posicionando mais próxima do Nordeste", elenca Gilmar Bristot, meteorologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn).

Apesar do indicativo, essa primeira previsão oficial não tem um índice de confiabilidade alto. "Até fevereiro, temos sistemas de baixa previsibilidade atuando. Um exemplo é o Vórtice Ciclônico de Ar Superior, que está mudando o tempo da região até o Natal. Vários municípios do Estado estão registrando pancadas de chuvas nesses últimos dias", esclarece.

A previsão climática para o período chuvoso é elaborada a partir de discussões técnicas entre os meteorologistas que geram um relatório informando as possibilidades de as chuvas da região ficarem abaixo, acima ou dentro da média no setor norte do Nordeste.

O documento é elaborado por representantes dos Centros Estaduais de Meteorologia do Nordeste, especialistas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Entre outros aspectos, serão analisadas as condições globais dos oceanos e da atmosfera e os resultados de modelos numéricos de previsão climática sazonal.

Previsão ainda passará por modificações
A previsão climática elaborada semana passada ainda irá passar por ajustes em outras reuniões realizadas entre os meteorologistas. No próximo mês, a reunião ocorrerá na capital cearense. Já em fevereiro, a previsão será elaborada em Natal. Em março, será elaborado o último documento para a região, em reunião que ocorrerá em Recife (PE).

Segundo Gilmar Bristot, quanto mais perto do período chuvoso, maior o índice de confiabilidade na previsão. "A cada reunião, os dados são atualizados e a previsão é ajustada. Como em janeiro e fevereiro, temos a atuação de sistemas de baixa previsibilidade, a previsão não tem muita confiabilidade. No entanto, percebemos a tendência de evolução dos parâmetros analisados", esclarece.

A previsão de chuvas dentro da normalidade significa uma média para Mossoró em torno de 700 milímetros no ano. Para se ter uma ideia, em 2012 choveu menos de 200 milímetros, caracterizando o ano como extremamente seco. Já em 2013 foram registrados pouco mais de 470 milímetros, classificando o ano como seco.

Fonte: O Mossoroense




ICMS de 2013 é R$ 300 milhões maior que a arrecadação de 2012 no Rio Grande do Norte

O ano não acabou. Na realidade, as duas próximas semanas são consideradas umas das de maior movimento no comércio potiguar e, consequentemente, de maior arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Mesmo assim, já se pode dizer que o ano foi generoso com o Governo do Estado, mesmo em meio a crise financeira que assolou o RN, segundo a administração Rosalba Ciarlini (DEM). Afinal, até o momento, o RN já arrecadou R$ 3,9 bilhões só dessa fonte de receita, quase R$ 300 milhões a mais do que toda a arrecadação de 2012 do ICMS.
Os dados são do Portal da Transparência, do Governo do Estado. Só em dezembro, até o momento, faltando ainda oito dias para o mês acabar, a arrecadação já é de R$ 282,9 milhões, o que daria cerca de R$ 12 milhões por dia (já considerando o 23 de dezembro). Segundo os números do Governo, a arrecadação do ICMS já representa 92,5% do total previsto para o ano e, se mantendo com essa média de arrecadação diária, a expectativa é que entrem outros R$ 100 milhões nos cofres públicos do RN até o final do ano.
Ressalta-se também que, apesar de ainda representar “apenas” 92% do total previsto, os números atuais são mais de R$ 300 milhões maiores que os do ano passado, quando a arrecadação foi 6% maior do que o previsto.  Esperava-se R$ 3,4 bilhões, conseguiu-se R$ 3,6 bilhões.

Rio Grande do Norte pode ter pancadas de chuva durante o feriado

Foto ilustrativa
O clima no Rio Grande do Norte vai permanecer variando entre parcialmente nublado a claro com pancadas de chuva a qualquer hora do dia até a próxima quarta-feira (25). Segundo o chefe do setor de  meteorologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (EMPARN), Gilmar Bristot, as chuvas estão previstas durante o período natalino devido ao calor.  

No interior do Estado, principalmente na região do Seridó, do Alto Oeste e Central, entre a Serra de Santana e Assu, boas chuvas serão registradas em decorrência do Vórtice Ciclônico de Ar Superior (VCAS), que está atuando no Oceano Atlântico. 
A intensão, de acordo com o meteorologista, é diminuir. Ele afirmou também que ainda há muitas dúvidas quando à estação chuvosa de 2014 no semiárido potiguar. No entanto, segundo o meteorologista, já é possível observar que os próximos três meses  terão condições próximas da normalidade.

Devido ao ponto facultativo em todo o RN, o registro de chuvas do fim de semana - 21 a 22 de dezembro -  em cada região, só será divulgado pela Emparn na próxima quinta-feira (26).

Fonte: Tribuna do Norte

O reitor da UERN pede ao TRE para adiar eleições prevista para 2 e fevereiro em Mossoró


O reitor Pedro Fernandes, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), solicitou ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), para adiar as eleições suplementares agendada para o dia 2 de fevereiro para Mossoro, mesmo dia previsto para realizar o vestibular da instituição de ensino superior.

Segundo Pedro Fernandes, mais de 25 mil estudantes estão inscritos, que virão de todo o País, no Processo Seletivo Vocacionado da UERN, e, do ponto de vista logístico, é humanamente impossível adiar a realização das provas do vestibular do início de 2014.

"Nos resta fazer um apelo, ao Pleno do TRE para rever a data da eleição em Mossoró. Este pedido já foi levado ao pleno e estamos aguardando a decisão do colegiado", destaca o reitor Pedro Fernandes.

Fonte: Jornal de Fato
 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179