Olho D'água do Borges/RN -

Secretaria de Saúde de Umarizal imuniza trabalhadores contra o tétano

Cerca de 500 trabalhadores vão ser vacinados contra o tétano no município de Umarizal. A campanha de imunização contra a doença teve início esta semana, e seguirá durante todo o mês. A iniciativa é da própria Secretaria Municipal de Saúde que conseguiu as doses das vacinas através Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP).

"Como não é uma campanha do Ministério da Saúde, e sim uma iniciativa pessoal do prefeito Mano e da nossa secretaria, eu entrei em contato com a IV Regional de Saúde de Pau dos Ferros, apresentei o projeto, eles apresentaram à Secretaria Estadual e nós conseguimos", explicou a secretária municipal de Saúde de Umarizal, Luzinete Freitas.

A campanha se iniciou no sítio Inspectoria, zona rural de Umarizal. Uma equipe de enfermeiros e técnicos de saúde foram à localidade vacinar pescadores da colônia local. Ao todo 146 receberam a vacina.

"Estamos vacinando apenas os profissionais de áreas insalubres, ou seja, que tenham riscos. Essa é a prioridade. Além dos pescadores, serão vacinados garis, vaqueiros, pessoal de serraria, borracharia, lava jato e qualquer outro que trabalhe com material cortante", destacou Luzinete. A secretária disse que a iniciativa do município foi elogiada pela Secretaria Estadual de Saúde. "Pois somente Umarizal está fazendo essa campanha".

A DOENÇA
O tétano é uma doença infecciosa, não contagiosa, com elevada letalidade para jovens e idosos. Sua principal característica é causar espasmos dolorosos, rigidez dos músculos e distúrbios neurológicos. É causada pela neurotoxina tetanospasmina que é produzida pela bactéria gram-positiva e anaeróbica Clostridium tetani.1.


Fonte: Gazeta do Oeste

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179