Olho D'água do Borges/RN -

Quem quer ser candidato?

Quem é o candidato do PMDB à sucessão da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) em 2014?

A pergunta, que era feita quase diariamente quando o partido decidiu desembarcar da base aliada do governo, fugiu do noticiário político.

Por quê?
Simples a resposta: só tem um nome, e esse nome não aceita enfrentar as ruas e o desafio das ruas no ano que vem, que é o senador-ministro Garibaldi Filho.

As outras duas alternativas do verde-Alves, Henrique e Waltinho, primo e filho de Garibaldi, respectivamente, não têm perspectiva junto ao eleitorado.

Constatação feita por pesquisa encomendada pela própria família Alves, que preferiu esconder os números, provavelmente indigestos.Do contrário, o sistema Alves de comunicação teria dado repercussão em todo o Rio Grande do Norte.

Com a falta de apetite de Garibaldi, os Alves tinham um sonho de viabilizar um acordão para permitir que Henrique fosse candidato único a governador, única alternativa para elegê-lo.

Porém, a missão era quase impossível, a partir das dificuldades de formar um chapão à Câmara dos Deputados, contemplando todos os partidos políticos do Estado, inclusive o DEM, do senador José Agripino, o que eliminaria o projeto de reeleição da governadora.
Não vingou, nem vingará.

Fato é que a família Alves, apesar de ter mandatos no Senado, na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa do RN, além de controlar o maior partido no Estado, sofre com a falta de quadro com densidade eleitoral para enfrentar uma campanha ao Governo. 

Só Garibaldi seria capaz, hipótese que ele descarta no momento, mas que os parentes vão tentar fazer ele mudar de ideia até as convenções de junho do próximo ano.

Enquanto o principal grupo político da oposição corre atrás de um nome, uma via alternativa ensaia uma união, que contaria com o vice-governador Robinson Faria (PSD) ao Governo do Estado e a ex-governadora e vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria (PSB), ao Senado Federal.

Mas o PSD já oficializou apoio à reeleição da presidente Dilma e o PSB não abre mão do palanque para o presidenciável Eduardo Campos; daí, a dificuldade de consolidar essa terceira via.

E andando todo o Rio Grande do Norte, visitando obras, lançando outras, a governadora Rosalba não tira o olhar da movimentação política dos adversários. Ela sabe que precisa entrar 2014 com todo gás, potencializado pelo programa RN Sustentável, e reverter o quadro que hoje lhe é desfavorável.

Porém, com a plena certeza que é possível viabilizar projeto de reeleição.


Fonte: Cesar Santos 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179