Olho D'água do Borges/RN -

Seca castiga, mas medidas ajudariam a diminuir efeitos

No mês passado o Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC) apresentou o Primeiro Relatório de Avaliação e as expectativas, são de que o semiárido sofra ainda mais no futuro com o problema da escassez de água, segundo os pesquisadores do órgão.

Mesmo com estudos científicos mostrando que os problemas podem ficar ainda mais intensos para o sertanejo, especialistas locais acreditam em melhora e na capacidade de adaptação do povo ao semiárido.

O professor de Meteorologia e Climatologia da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), José Espínola Sobrinho, explica que o PBMC reúne pesquisadores de todo o mundo. Ele fala que as estimativas apresentadas mostram que se a temperatura no Nordeste brasileiro pode crescer entre 1ºC e 4ºC em 100 anos, o que dependerá de vários fatores, entre eles a poluição.

Há cerca de quatro anos o Rio Grande do Norte enfrenta uma grande seca. Segundo Espínola, os efeitos podem não ser sentidos em Mossoró, pois atinge principalmente as cidades que ficam mais no Centro do Estado. "Este ano choveu em Mossoró 475 mm, mas no Estado todo praticamente não choveu. A maioria está em situação gravíssima", ressalta.
Espínola afirma que os períodos de seca no Estado acontecem a cada 12 anos, em média. Os menores registros de precipitação pluviométrica acontecem no final de uma década para outra. "A seca também está associada às explosões solares. O ciclo solar apresentou intensas atividades entre 2012 e 2013 e deve entrar em declínio a partir do próximo ano", explica o pesquisador.

Para 2014, a expectativa do professor é que o período de chuvas comece a voltar ao normal, mas ainda será pouco tempo para recuperar os anos de seca, sendo necessário mais uns dois ou três anos seguidos de bom inverno para que aconteça uma cheia novamente.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179